A velha Catedral - Estádio da Luz

L1968

Citação de: RedVC em 27 de Setembro de 2022, 13:16
Citação de: Armani em 27 de Setembro de 2022, 10:47
Citação de: Eduardo Gomes em 22 de Setembro de 2022, 15:34


Estes posts são importantes para que a juventude entenda que o Benfica não é de 2003.


Viver um jogo com a Luz cheia era transcendente. Nada comparável com o ambiente do atual Estádio. Talvez as noites mais empolgantes tenham sido vividas com o terceiro anel ainda parcialmente fechado, nos tempos de Eusébio, Coluna, J. Augusto, Simões, etc. Esse ambiente eu não vivi mas tive uma aproximação quando assisti a jogos com Bento, Humberto, Nené e Chalana, etc.

Só entrar na antiga Catedral era uma experiência mística. Ainda com as bancadas despidas já se sentia. Eu e o meu pai gostávamos de ir o mais cedo possível. Ali, a conversar se doutrinava os mais pequenos... A ler um jornal e a comentar dias passados. Sair mais cedo no final dos jogos? Nunca. Ainda hoje não o faço. É a negação do Benfiquismo.

E quando estava cheio... E o pessoal a trepidar as bancadas com os pés... Tudo tremia. E a entrada dos jogadores. Tudo ressoava. E o homem da bandeira a dar uma volta ao Estádio. Emoção. Mais tarde é que apareceu o homem da águia.

Quem lá esteve sabe o que eu digo. Ainda está nos nossos ossos.

Tribunal cheio de índios, Catedral, Luz dos nossos sonhos partilhados com familiares ou simples desconhecidos. Fusão com a nossa meninice e adolescência. Alguns fracassos, muitos sucessos, títulos e festas! Partilha. Memórias dos que partiram. Emoção.

Era o sentimento coletivo. Era o nós à frente do eu. Era todos por um.

Não faço ideia do que seria o ambiente nas Amoreiras ou no Campo Grande, mas na velha Catedral, meus amigos... Era o Benfica! Arrasador! A Europa tremia naquele relvado e a olhar para as bancadas.







Como me revejo no que escreveste. Deves ser um jovem mais ao menos da minha idade.

Gsound

Citação de: RedVC em 27 de Setembro de 2022, 13:16
Citação de: Armani em 27 de Setembro de 2022, 10:47
Citação de: Eduardo Gomes em 22 de Setembro de 2022, 15:34


Estes posts são importantes para que a juventude entenda que o Benfica não é de 2003.


Viver um jogo com a Luz cheia era transcendente. Nada comparável com o ambiente do atual Estádio. Talvez as noites mais empolgantes tenham sido vividas com o terceiro anel ainda parcialmente fechado, nos tempos de Eusébio, Coluna, J. Augusto, Simões, etc. Esse ambiente eu não vivi mas tive uma aproximação quando assisti a jogos com Bento, Humberto, Nené e Chalana, etc.

Só entrar na antiga Catedral era uma experiência mística. Ainda com as bancadas despidas já se sentia. Eu e o meu pai gostávamos de ir o mais cedo possível. Ali, a conversar se doutrinava os mais pequenos... A ler um jornal e a comentar dias passados. Sair mais cedo no final dos jogos? Nunca. Ainda hoje não o faço. É a negação do Benfiquismo.

E quando estava cheio... E o pessoal a trepidar as bancadas com os pés... Tudo tremia. E a entrada dos jogadores. Tudo ressoava. E o homem da bandeira a dar uma volta ao Estádio. Emoção. Mais tarde é que apareceu o homem da águia.

Quem lá esteve sabe o que eu digo. Ainda está nos nossos ossos.

Tribunal cheio de índios, Catedral, Luz dos nossos sonhos partilhados com familiares ou simples desconhecidos. Fusão com a nossa meninice e adolescência. Alguns fracassos, muitos sucessos, títulos e festas! Partilha. Memórias dos que partiram. Emoção.

Era o sentimento coletivo. Era o nós à frente do eu. Era todos por um.

Não faço ideia do que seria o ambiente nas Amoreiras ou no Campo Grande, mas na velha Catedral, meus amigos... Era o Benfica! Arrasador! A Europa tremia naquele relvado e a olhar para as bancadas.








Texto lindo.

Destaco a bold porque identifico-me totalmente.

Maverick1904

Citação de: RedVC em 27 de Setembro de 2022, 13:16
Citação de: Armani em 27 de Setembro de 2022, 10:47
Citação de: Eduardo Gomes em 22 de Setembro de 2022, 15:34


Estes posts são importantes para que a juventude entenda que o Benfica não é de 2003.


Viver um jogo com a Luz cheia era transcendente. Nada comparável com o ambiente do atual Estádio. Talvez as noites mais empolgantes tenham sido vividas com o terceiro anel ainda parcialmente fechado, nos tempos de Eusébio, Coluna, J. Augusto, Simões, etc. Esse ambiente eu não vivi mas tive uma aproximação quando assisti a jogos com Bento, Humberto, Nené e Chalana, etc.

Só entrar na antiga Catedral era uma experiência mística. Ainda com as bancadas despidas já se sentia. Eu e o meu pai gostávamos de ir o mais cedo possível. Ali, a conversar se doutrinava os mais pequenos... A ler um jornal e a comentar dias passados. Sair mais cedo no final dos jogos? Nunca. Ainda hoje não o faço. É a negação do Benfiquismo.

E quando estava cheio... E o pessoal a trepidar as bancadas com os pés... Tudo tremia. E a entrada dos jogadores. Tudo ressoava. E o homem da bandeira a dar uma volta ao Estádio. Emoção. Mais tarde é que apareceu o homem da águia.

Quem lá esteve sabe o que eu digo. Ainda está nos nossos ossos.

Tribunal cheio de índios, Catedral, Luz dos nossos sonhos partilhados com familiares ou simples desconhecidos. Fusão com a nossa meninice e adolescência. Alguns fracassos, muitos sucessos, títulos e festas! Partilha. Memórias dos que partiram. Emoção.

Era o sentimento coletivo. Era o nós à frente do eu. Era todos por um.

Não faço ideia do que seria o ambiente nas Amoreiras ou no Campo Grande, mas na velha Catedral, meus amigos... Era o Benfica! Arrasador! A Europa tremia naquele relvado e a olhar para as bancadas.








Isto. Tudo isto.


Net0

Vou morrer com o desgosto de nunca ter conseguido ir à antiga Luz  :cry2:

Maverick1904

Citação de: Net0 em 01 de Outubro de 2022, 04:02
Vou morrer com o desgosto de nunca ter conseguido ir à antiga Luz  :cry2:

Pensa que assim te custa menos aguentar a parolada da Luz nova e todo o futebol moderno de plástico e pavilhão NBA e das redes sociais.

Net0

Citação de: Maverick1904 em 01 de Outubro de 2022, 10:45
Citação de: Net0 em 01 de Outubro de 2022, 04:02
Vou morrer com o desgosto de nunca ter conseguido ir à antiga Luz  :cry2:

Pensa que assim te custa menos aguentar a parolada da Luz nova e todo o futebol moderno de plástico e pavilhão NBA e das redes sociais.

Eu gosto da nova Luz, acho que em comparação com a antiga é que ficamos a perder em magia, ambiente e lotação. Mas não acontece só conosco, o Sporting é o caso mais gritante disso mesmo. Alvalade antiga parecia um estádio bem jeitoso e este novo Alvalade é o que se sabe, uma autêntica casa de banho sem ambiente nenhum. O Porto acho que foi o maior beneficiado com os estádios, as Antas não eram um estádio nada bonito a comparar com o Dragão. Para se perceber, nunca ouvi nenhum portista queixar-se do novo estádio, ao contrário de benfiquistas e sportinguistas que preferiam os estádios antigos.

Maverick1904

Citação de: Net0 em 01 de Outubro de 2022, 12:42
Citação de: Maverick1904 em 01 de Outubro de 2022, 10:45
Citação de: Net0 em 01 de Outubro de 2022, 04:02
Vou morrer com o desgosto de nunca ter conseguido ir à antiga Luz  :cry2:

Pensa que assim te custa menos aguentar a parolada da Luz nova e todo o futebol moderno de plástico e pavilhão NBA e das redes sociais.

Eu gosto da nova Luz, acho que em comparação com a antiga é que ficamos a perder em magia, ambiente e lotação. Mas não acontece só conosco, o Sporting é o caso mais gritante disso mesmo. Alvalade antiga parecia um estádio bem jeitoso e este novo Alvalade é o que se sabe, uma autêntica casa de banho sem ambiente nenhum. O Porto acho que foi o maior beneficiado com os estádios, as Antas não eram um estádio nada bonito a comparar com o Dragão. Para se perceber, nunca ouvi nenhum portista queixar-se do novo estádio, ao contrário de benfiquistas e sportinguistas que preferiam os estádios antigos.

Não me entendas mal. Porque nem acho que a nova Luz esteja nada mal para a foleirada que se tornou o futebol moderno.


elpayaso10

Citação de: Alexandre1976 em 25 de Julho de 2022, 19:55
O falecido Jorge de Brito chegou a ser candidato em 83 frente a Fernando Martins.Confesso que nesse momento seria quase impossivel fazer com que a massa associativa não elegesse o então presidente sobretudo por causa da carreira magnifica da equipa de futebol comandada por Eriksson.Mas provavelmente a ascenção do Corleone Azul fosse combatida de outra forma.Aliás,foi essa vantagem de dominio e corrupção no futebol Português que fez com que o Benfica para tentar inverter esse ciclo tivesse que gastar milhões para ter equipas para competir pelos titulos em Portugal.E isso mais tarde levou ao tal descalabro financeiro e desportivo que durou quase 2 decadas.Mas pronto,o tópico é para falar do Nosso Antigo Santuário e não para estar a massar com histórias com quase 40 anos.
Essas histórias são muito importantes pela minha parte gosto de as ler, gosto tb de falar das que vivi e das que sei pq me contaram. nunca te coibas de as partilhar.

Roy Kent

Faz hoje 68 anos que foi inaugurado.

Alexandre1976

O Monumento ao Povo.Uma das maiores epopeias da nossa Gloriosa História.Um exemplo dado por todos os Benfiquistas que contribuiram para o realizar de tão grandiosa obra sob o comando do EXCEPCIONAL presidente Joaquim Ferreira Bogalho.

Migas75


Baron_Davis


RedVC

Citação de: Baron_Davis em 01 de Dezembro de 2022, 14:52


Na frente desse glorioso grupo de antigos jogadores reconhecem-se Félix Bermudes, José Netto e Augusto da Fonseca Jr. O primeiro e o terceiro foram também presidentes do Benfica.

Gsound

Alguém ainda tem aqueles panfletos da fnac que davam antes do jogo com as equipas prováveis?