As melhores fotografias da história do Benfica

RedVC

Citação de: Alexandre1976 em 02 de Maio de 2020, 23:57
O Luvas Pretas nessa noite abriu o livro e fez um grande jogo,especialmente a jogada que inventa para o golo de cabeça do genial capitão Humberto Coelho.


Pensar que fez os seus melhores anos no Salamanca. A rapaziada mais nova não tem a noção de quem foi João Alves. Era um craque com a bola nos pés. Elegante, inteligente, dinâmico, técnica refinada, punha a bola onde queria. Hoje seria menino para ser disputado pelos maiores Clubes. Saiu do Benfica quando era novo por causa dum desentendimento com António Simões. Voltou ao Benfica por duas vezes sempre com qualidade mas os anos de ouro foram no Salamanca. Foi considerado melhor jogador estrangeiro a jogar no campeonato espanhol à frente de Johan Cruijf, Neeskens, etc.

Eu adorava Chalana acima de todos e depois vinham Carlos Manuel, Nené, Humberto, Diamantino mas Alves era qualquer coisa de especial. Estava só meio degrau abaixo de Chalana.

Aqui há uns anos tive a oportunidade de vislumbrar numa fotografia a bisavó de João Alves a abraçar o seu filho Carlos Alves, o primeiro luvas pretas e avô de João Alves. Sei que João Alves gostou de ver.






Alexandre1976

A qualidade do João Alves era absurda.Ter sido considerado o melhor estrangeiro do campeonato espanhol á frente do Cruyff,Neeskens e Kempes revela toda a sua classe.N altura em que estava no Salamanca chegou a receber uma proposta para ir para o Real Madrird e inclusivamente sondaram-no para se naturalizar.Em 79-80 quando estava no PSG e era uma das atracções do campeonato francês sofreu uma lesão grave logo á terceira jornanda provocada pelo Genghini.As épocas de 78-79 com Mortimore,80-81 com Baroti e 82-83 com Eriksson foram as melhores que teve no Benfica.

Alexandre1976

Aliás é sobejamente conhecido o motivo para o João Alves ter sempre jogado de luvas pretas.Era para homenagear o avô Carlos Alves,antigo internacional dos anos 20.



Tomahawk

Citação de: joaoreis em 03 de Maio de 2020, 23:50
Citação de: Mika21PA em 02 de Maio de 2020, 23:43






Lindo equipamento :)
Nesta última foto, qualquer um destes 4 jogadores seria  titular do Benfica actual: Bento ==> Humberto Coelho ==> João Alves ==> Reinaldo, uma autêntica coluna vertebral deste lá de trás até à frente!!

Alexandre1976

Desses 4 jogadores pelo menos 3 (Bento,Humberto e Alves ) seriam nos dias de hoje despachados ao fim de meia dúzia de jogos.

luis.live

Citação de: Alexandre1976 em 07 de Junho de 2020, 14:26
Desses 4 jogadores pelo menos 3 (Bento,Humberto e Alves ) seriam nos dias de hoje despachados ao fim de meia dúzia de jogos.

Olha que o Reinaldo , segundo dizem , eram um Doce...

alfredo

costumava haver aqui fotos de jogos durante as épocas. Muitos eram da Isabel Cutilheiro.
aínda existe algum tópico desses jogos? lembro-me que houve um link para uma plataforma onde estavam todos esses jogos. alguem sabe qual é? pode me enviar via mp. obrigado

Carminati

Citação de: Alexandre1976 em 07 de Junho de 2020, 14:26
Desses 4 jogadores pelo menos 3 (Bento,Humberto e Alves ) seriam nos dias de hoje despachados ao fim de meia dúzia de jogos.

Estas a falar da fraca estampa fisica?

Eram tempos que não se fazia musculação para não perder "velocidade e agilidade".

Tinham pernas super desenvolvidas mas troncos de adolescente.

Felizmente tudo isso mudou.


Alexandre1976

Citação de: Carminati em 14 de Junho de 2020, 22:39
Citação de: Alexandre1976 em 07 de Junho de 2020, 14:26
Desses 4 jogadores pelo menos 3 (Bento,Humberto e Alves ) seriam nos dias de hoje despachados ao fim de meia dúzia de jogos.

Estas a falar da fraca estampa fisica?

Eram tempos que não se fazia musculação para não perder "velocidade e agilidade".

Tinham pernas super desenvolvidas mas troncos de adolescente.

Felizmente tudo isso mudou.
Não,referia-me á qualidade que tinham,se fosse hoje o artista que preside ao nosso clube não deixava que ficassem mais que uma época.

bem

Boas,

estava lendo uma entrevista com o Pacheco à umas horas atrás quando me deparei com esta foto:



Eu nasci na última metade dos anos 80 e por isso tenho alguma dificuldade em identificar todos os jogadores presentes nessa foto. Agradecia que utilizadores mais velhos ou com maior conhecimento me pudessem ajudar a identificar todos os jogadores que constam da foto. Obrigado.

O que consigo identificar para já:

Fila de cima (da esquerda para a direita): Vata (?), Magnusson, Ricardo Gomes, ?, Thern, Veloso.

Fila do meio: César Brito (?), Elzo (?), ?, Rui Águas (?), Vítor Paneira, Álvaro Magalhães, William.

Fila de baixo: Silvino, Chalana, José Carlos (?), ?, Pacheco, Bento.

Saudações  :bandeira2:

Alexandre1976

Em cima- Vata,Mats Magnusson,Ricardo Gomes,Hernani,Jonas Thern e Veloso.  No meio- Cesar Brito,Aldair,Abel Campos,Fonseca,Vitor Paneira,Alvaro e Valdo. Em baixo- Silvino,Fernando Chalana,Fernando Mendes,Diamantino,Pacheco e Manuel Bento.

pirolito1

Citação de: bem em 01 de Julho de 2020, 03:30
Boas,

estava lendo uma entrevista com o Pacheco à umas horas atrás quando me deparei com esta foto:



Eu nasci na última metade dos anos 80 e por isso tenho alguma dificuldade em identificar todos os jogadores presentes nessa foto. Agradecia que utilizadores mais velhos ou com maior conhecimento me pudessem ajudar a identificar todos os jogadores que constam da foto. Obrigado.

O que consigo identificar para já:

Fila de cima (da esquerda para a direita): Vata (?), Magnusson, Ricardo Gomes, ?, Thern, Veloso.

Fila do meio: César Brito (?), Elzo (?), ?, Rui Águas (?), Vítor Paneira, Álvaro Magalhães, William.

Fila de baixo: Silvino, Chalana, José Carlos (?), ?, Pacheco, Bento.

Saudações  :bandeira2:
Lembro-me de ver esta foto publicada num jornal nos anos 90. Talvez até tenha por aí um recorte.