Benfica em alta resolução

Çula

Boas pessoal.

Como alguns deverão saber tenho um projecto desde há algum tempo que tem como base a colocação de imagens de alta resolução, relativas à história do nosso clube.
Eu (à semelhança de outros users) possuo uma significativa colecção de de artigos relacionados ao Benfica e acho uma pena ter livros, revistas, postais, fotos, calendários etc, tudo fechado em gavetas e capas arquivadoras.
Isto tem que ser dividido com a comunidade, pois sei que há muita gente que gosta de guardar este tipo de material e na net é relativamente dificil encontrar coisas destas com uma qualidade minimamente aceitável.

Nesta triste fase, dei por mim a folhear documentação do nosso REI e decidi que tinha que ser agora, mesmo com alguma falta de tempo isto tinha de ir para a frente, não havia desculpas.

A minha ideia seria transformar este tópico numa espécie de interleaning (para quem não sabe do que se trata: http://interleaning.tumblr.com/) mas virado para o Benfica.
A concepção terá como base a colocação diária de 10 fotos do nosso Glorioso e chegar ao final de cada ano com 3650 (ou 3660) imagens de qualidade, no final de cada ano.

Não se trata de uma ideia para um tópico pessoal, nada disso. É lógico que em ultima instância serei eu a fazer a escolha das fotos a serem colocadas diáriamente, mas tudo o resto será decidido em "família". Seremos todos em conjunto a decidir as linhas gerais pelas quais este projecto se guiará. A minha única exigência é que não hajam excepções. Todo e qualquer atleta, , treinador(a) ou dirigente que tenha servido o Benfica terá o seu espaço, independentemente do legado deixado. Iremos desde o nosso King (que não o brasileiro  ;D) até nomes menos queridos como Artur Jorge, Paulo Sousa, Vale e Azevedo ou Tó Neves.

Gostava que até ao início deste projecto fossem deixando as vossas ideias acerca da forma como gostariam que tudo acontecesse.
Qual o nome do tópico, se querem apenas imagens ligadas ao futebol, se de todas as modalidades, se haverá espaço para imagens de jogadores nossos nas suas aventuras por outros clubes e respectivas selecções, se gostariam que houvesse um dia dedicado a uma modalidade, a uma determinada época, a um determinado atleta, etc etc. Enfim, tudo o que acharem por bem colocar em cima da mesa, depois todos juntos decidiremos o rumo que isto irá levar.

O dia 1 está marcado para 25 de Janeiro (dia do aniversário do nosso Eusébio).

Zlatan

Viciado no Benfica

Fever

O tópico que faltava.

Em relação às questões é-me indiferente o que escolherem, mas claro que acho que tem de haver espaço às modalidades.  :)

MonstroDasCuecasRotas

Óptimo, força com isso. Tenho uma impressora de alta resolução cá em casa desde ontem, pronta a dar uso a esse material todo. E mal posso esperar.

Aloutre

Não tenho grande coisa cá por casa por isso não sei bem como contribuir para o projecto.

Mas seguidor serei certamente, acho a ideia excelente. Finalmente este gajo com ar de mitra faz alguma coisa de jeito, qual Samaras  :smokin:

melo7

Tenho aqui por casa, algo que a minha avó me deu que era do meu avô. O meu avô, que nunca conheci, era um jornalista desportivo.. Foi convidado para o banquete que se fez para celebrar o bicampeonato europeu.. Tem um papel com as assinaturas dos jogadores, que foi entregue aos convidados. Quando tiver tempo ponho-o aqui

Fake Blood

À uns tempos atrás tinha pensado em fazer algo do género, mas nunca cheguei a concretizar.
É uma excelente ideia, e com a ajuda de todos vai dar um resultado muito bonito.

As fotos devem ser colocadas aqui, mas ao mesmo tempo também arquivadas num depósito online, tipo Google Drive, algo do género.

Depois é organizar por pastas. Acho que se devia separar por tema, e dentro do tema, subpastas para cada época. Se possível, legendar para evitar perguntas.
Podes contar comigo :)

luis.live

Çula

É já este sábado que terá início esta aventura!

A abertura deste espaço será dedicada por inteiro ao nosso King. No dia do seu aniversário haverá uma edição especial (e irrepetível) com a postagem de 72 fotos (a idade que o nosso Eusébio faria se ainda estivesse entre nós) da sua carreira e vida pessoal.

A partir daí o plano volta à sua forma inicial com a postagem de 10 fotos diárias do nosso Benfica. Neste momento tenho condições de assegurar (no mínimo) 2 anos de projecto (cerca de 7000 imagens). Depois dos primeiros 15 dias desta aventura (depois de todos terem uma noção mais real daquilo que isto vai ser) gostava muito que me fossem dando sugestões para melhorar o espaço, dizendo o que acham que está a ser mal feito e o que poderia melhorar.

Este é um espaço virado apenas para imagens de alta resolução em tamanho grande, pelo que agradecia que não fossem postadas fotos mais pequenas. Para esse efeito continuam os tópicos de sempre como a da nossa antiga catedral, as fotos da nossa história, etc.

Se alguém quiser participar voluntariando-se para fazer a postagem do dia que me avise por PM ou mesmo aqui no tópico. Os requisitos são apenas terem 10 fotos deste género.
Lembrem-se que por dia haverá apenas espaço para 10 imagens (nem mais nem menos). O objectivo é fazer disto um espaço de novidades diárias.

O meu compromisso é o de vos dar a certeza que durante dois anos terão sempre 10 imagens novas da história do nosso Benfica todos os dias.

:slb2: :slb2: :slb2:

Aloutre

Çula

Ah, já me esquecia. Conhecem algum host de imagens que permita fazer o upload do tamanho original da imagem?
Eu costumo usar o tinypic mas aí só me permite fazer o upload até determinado tamanho e a minha ideia é colocar aqui as imagens no seu tamanho máximo.

Sugestões?

Aloutre

Talvez o melhor seja mandares PM ao Shoky, Pica, Sousa ou assim, que costumam colocar muitas fotos por cá, algumas delas acredito que em tamanhos como pretendes :)

Manel dos Anzois

Penso que é uma excelente ideia, mas gostaria de deixar aqui algumas ressalvas que penso serem oportunas:

- Não cair no erro de todos os outros tópicos do género e repetir imagens.
- Acompanhar a imagem de uma pequena legenda identificativa da(s) foto(s).
- Esclarecer o que é isso de "imagens de alta resolução".

Boa sorte com a iniciativa!

Theroux

Çula,

O ideal, penso eu, seria disponibilizar as imagens em ficheiro, na sua resolução original. Esse ficheiro podia ser actualizado, por exemplo, todos os meses, e partilhado por torrent ou num site específico, para quem queira as fotos não ter que as guardar 10 vezes todos os dias.

Outra questão é a catalogação das fotos, pois neste fórum isso não existe portanto seria uma grande mais valia para este projecto, a meu ver.

Pode-se colocar uma foto maravilhosa do Coluna, mas perdido no meio de 6999 é como se não existisse. Dito isto, provavelmente é algo que já foi acautelado.