Caderneta BENFICA

orlando77

Não sei se já foi sugerido ou comentado neste site... mas adorava que o BENFICA lançasse uma caderneta com os jogadores que vestiram a camisola do glorioso...
Claro que teria que se fazer uma seleção... por exemplo jogadores com mais de x jogos... ou épocas,... mas penso que milhares de benfiquistas iriam aderir... e esta iniciativa seria um sucesso... quer pela publicidade do clube quer financeiramente,... :)

RedVC

A ideia é boa.

Há mais de 1100 jogadores que já envergaram o manto sagrado. Eu diria que uma caderneta dessas poderia ter cerca de 200 cromos.

O critério de selecção poderia ser apertado mas ainda assim deveria fazer um esforço para ser justo.

Há várias publicações que fazem selecções ou a listagem completa desses jogadores e por isso torna-se possível ter uma lista sobre a qual se pode usar algum critério.

Usando apenas de um critério pessoal, pensando década a década e selecionando 16 jogadores por cada época cheguei a uma lista de 192 jogadores. Isto apesar de saber que alguns jogadores tiveram destaque em mais do que uma década. Ainda assim a minha selecção:

Década 00
1- Manuel Mora
2- José da Cruz Viegas
3- Emílio de Carvalho
4- Albano dos Santos
5- Fortunato Levy
6- António Couto
7- António Rosa Rodrigues
8- Cândido Rosa Rodrigues
9- David da Fonseca
10- José Rosa Rodrigues
11- Silvestre da Silva
12- João Persónio
13 - Daniel Queiroz Santos
14- Carlos França
15- Félix Bermudes
16- Marcial Freitas Costa

Década 10
1- Paiva Simões
2- Henrique Costa
3- Leopoldo Mocho
4- Carlos Homem de Figueiredo
5- Cândido de Oliveira
6- Cosme Damião
7- Herculano Santos
8- Álvaro Gaspar
9- Luís Vieira
10- Artur José Pereira
11- Alberto Rio
12- Francisco Belas
13- António Costa
14- António Meireles
15- Eduardo Corga
16- Francisco Pereira

Década 20
1- Chiquinho
2- José Bentes Pimenta
3- António Pinho
4- Fernando de Jesus
5- Ribeiro dos Reis
6- Raúl "Tamanqueiro"
7- Vítor Gonçalves
8- Jesus Crespo
9- Vítor Silva
10- Alberto Augusto
11- Artur Augusto
12- Ralph Bailão
13- José Simões
14- Vítor Hugo Tavares
15- Mário Carvalho
16- Jorge Tavares

Década 30
1- Amaro
2- Gaspar Pinto
3- João Correia
4- Baptista
5- Gustavo
6- Albino
7- Aníbal José
8- Rogério Sousa
9- Espírito Santo
10- Luís Xavier
11- Valadas
12- Alcobia
13- Gatinho
14- Domingos Lopes
15- Carlos Torres
16- Octavio Policarpo

Década 40
1- Martins
2- Fernandes
3- Jacinto Marques
4- Félix
5- Moreira
6- Francisco Ferreira
7- Rosário
8- Joaquim Teixeira
9- Julinho
10- Rogério Pipi
11- Arsénio
12- Rosa
13- Eloi
14- Corona
15- Melão
16- Mário Rui

Década 50
1- Bastos
2- Ângelo
3- Artur Santos
4- Francisco Calado
5- Alfredo
6- Fernando Caiado
7- Palmeiro
8- Zézinho
9- José Águas
10- Santana
11- Cávem
12- Naldo
13- Vieirinha
14- Du Fialho
15- Serra
16- Salvador

Década 60
1- Costa Pereira
2- Mário João
3- Germano
4- Raúl
5- Cruz
6- Jaime Graça
7- José Augusto
8- Mário Coluna
9- José Torres
10- Eusébio
11- Simões
12- Jacinto Santos
13- Humberto Fernandes
14- Neto
15- Iaúca
16- Serafim

Década 70
1- José Henrique
2- Artur Correia
3- Humberto Coelho
4- Eurico
5- Adolfo
6- Toni
7- Néné
8- Vítor Martins
9- Artur Jorge
10- Jordão
11- Vítor Baptista
12- Messias
13- Malta da Silva
14- Moinhos
15- Diamantino
16- Zeca

Década 80
1- Bento
2- Pietra
3- Frederico
4- A. Bastos Lopes
5- Álvaro
6- Carlos Manuel
7- Shéu
8- João Alves
9- Magnusson
10- Chalana
11- Diamantino
12- Samuel
13- José Luís
14- Stromberg
15- Manniche
16- Filipovic

Década 90
1- Preud'Homme
2- Veloso
3- Ricardo Gomes
4- Mozer
5- Schwarz
6- Valdo
7- Vítor Paneira
8- Thern
9- Rui Águas
10- Rui Costa
11- Izaías
12- Neno
13- Hernâni
14- Vata
15- Pacheco
16- César Brito

Década 00
1- Enke
2- Miguel
3- David Luiz
4- Luisão
5- Petit
6- Zahovic
7- Poborsky
8- João Vieira Pinto
9- Nuno Gomes
10- Simão
11- Mantorras
12- Moreira
13- Ricardo Rocha
14- Katsouranis
15- Geovanni
16- Van Hooijdonk

Década 10
1- Júlio César
2- Maxi Pereira
3- Luisão
4- Garay
5- Coentrão
6- Renato Sanches
7- Sálvio
8- Aimar
9- Cardozo
10- Gaitan
11- Di Maria
12- Éderson
13- Matic
14- Enzo Pérez
15- Saviola
16- Jonas

Poderia ainda optar-se por colocar todos os 24 fundadores uma vez que foram os primeiros de todos. Se assim fosse seria mais 19 (dado que 5 já figuram nas selecções anteriores).

Assim daria um número simpático de 211 jogadores. Que bela colecção seria esta!

orlando77

Quem vai colecionar é pessoal da década de 60 para cá... por isso acho que fazia sentido aumentar o número de jogadores das últimas décadas e reduzir os de épocas mais distantes...

E se a caderneta tiver 300 ou 400 cromos também não seria nada de anormal! :)

Maldini

Citação de: orlando77 em 19 de Outubro de 2016, 14:07
Quem vai colecionar é pessoal da década de 60 para cá... por isso acho que fazia sentido aumentar o número de jogadores das últimas décadas e reduzir os de épocas mais distantes...

E se a caderneta tiver 300 ou 400 cromos também não seria nada de anormal! :)

Pois não .. a última do Euro 2016 teve 680!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e caros como o cara***.

Uma Caderneta do Benfica desde o inicio até ao ano 2016 poderia tranquilamente ter 500 cromos e seria uma caderneta histórica.

RedVC

Houve já uma colecção interessante

que pode ser acedida aqui
http://cadernetasecromos.blogspot.pt/2008_07_01_archive.html

Mas eu gostava mesmo era de uma com os mais importantes jogadores. Talvez o meu não fosse um critério muito comercial mas eu acho que é justo. Não me parece que os jogadores actuais sejam tão melhores. Apenas beneficiam de melhores condições de treino e de jogo. Mas um Vítor Silva será sempre melhor avançado do que um qualquer Mitroglou ou Raúl.

benficaslb1

era mas era uma caderneta com todos os jogadores, todos fazem parte da nossa história, se uma coleção da panini de cada época são quase 700 cromos, não vejo o porque de não fazer uma mega caderneta do Benfica, e além dos jogadores, ainda acrescentava estádios, presidentes, e trofeus oficiais.

RedVC

Citação de: benficaslb1 em 20 de Outubro de 2016, 00:46
era mas era uma caderneta com todos os jogadores, todos fazem parte da nossa história, se uma coleção da panini de cada época são quase 700 cromos, não vejo o porque de não fazer uma mega caderneta do Benfica, e além dos jogadores, ainda acrescentava estádios, presidentes, e trofeus oficiais.

Seria interessante mas se em jogadores anda pelos 1200...
Por outro lado pelo menos para uns 10-20% desses jogadores não deve haver registo fotográfico. É claro que há arquivos que ainda poderiam ser explorados mas até isso acresceria em muito os custos.

diego040675

Citação de: RedVC em 19 de Outubro de 2016, 11:39
A ideia é boa.

Há mais de 1100 jogadores que já envergaram o manto sagrado. Eu diria que uma caderneta dessas poderia ter cerca de 200 cromos.

O critério de selecção poderia ser apertado mas ainda assim deveria fazer um esforço para ser justo.

Há várias publicações que fazem selecções ou a listagem completa desses jogadores e por isso torna-se possível ter uma lista sobre a qual se pode usar algum critério.

Usando apenas de um critério pessoal, pensando década a década e selecionando 16 jogadores por cada época cheguei a uma lista de 192 jogadores. Isto apesar de saber que alguns jogadores tiveram destaque em mais do que uma década. Ainda assim a minha selecção:

Década 00
1- Manuel Mora
2- José da Cruz Viegas
3- Emílio de Carvalho
4- Albano dos Santos
5- Fortunato Levy
6- António Couto
7- António Rosa Rodrigues
8- Cândido Rosa Rodrigues
9- David da Fonseca
10- José Rosa Rodrigues
11- Silvestre da Silva
12- João Persónio
13 - Daniel Queiroz Santos
14- Carlos França
15- Félix Bermudes
16- Marcial Freitas Costa

Década 10
1- Paiva Simões
2- Henrique Costa
3- Leopoldo Mocho
4- Carlos Homem de Figueiredo
5- Cândido de Oliveira
6- Cosme Damião
7- Herculano Santos
8- Álvaro Gaspar
9- Luís Vieira
10- Artur José Pereira
11- Alberto Rio
12- Francisco Belas
13- António Costa
14- António Meireles
15- Eduardo Corga
16- Francisco Pereira

Década 20
1- Chiquinho
2- José Bentes Pimenta
3- António Pinho
4- Fernando de Jesus
5- Ribeiro dos Reis
6- Raúl "Tamanqueiro"
7- Vítor Gonçalves
8- Jesus Crespo
9- Vítor Silva
10- Alberto Augusto
11- Artur Augusto
12- Ralph Bailão
13- José Simões
14- Vítor Hugo Tavares
15- Mário Carvalho
16- Jorge Tavares

Década 30
1- Amaro
2- Gaspar Pinto
3- João Correia
4- Baptista
5- Gustavo
6- Albino
7- Aníbal José
8- Rogério Sousa
9- Espírito Santo
10- Luís Xavier
11- Valadas
12- Alcobia
13- Gatinho
14- Domingos Lopes
15- Carlos Torres
16- Octavio Policarpo

Década 40
1- Martins
2- Fernandes
3- Jacinto Marques
4- Félix
5- Moreira
6- Francisco Ferreira
7- Rosário
8- Joaquim Teixeira
9- Julinho
10- Rogério Pipi
11- Arsénio
12- Rosa
13- Eloi
14- Corona
15- Melão
16- Mário Rui

Década 50
1- Bastos
2- Ângelo
3- Artur Santos
4- Francisco Calado
5- Alfredo
6- Fernando Caiado
7- Palmeiro
8- Zézinho
9- José Águas
10- Santana
11- Cávem
12- Naldo
13- Vieirinha
14- Du Fialho
15- Serra
16- Salvador

Década 60
1- Costa Pereira
2- Mário João
3- Germano
4- Raúl
5- Cruz
6- Jaime Graça
7- José Augusto
8- Mário Coluna
9- José Torres
10- Eusébio
11- Simões
12- Jacinto Santos
13- Humberto Fernandes
14- Neto
15- Iaúca
16- Serafim

Década 70
1- José Henrique
2- Artur Correia
3- Humberto Coelho
4- Eurico
5- Adolfo
6- Toni
7- Néné
8- Vítor Martins
9- Artur Jorge
10- Jordão
11- Vítor Baptista
12- Messias
13- Malta da Silva
14- Moinhos
15- Diamantino
16- Zeca

Década 80
1- Bento
2- Pietra
3- Frederico
4- A. Bastos Lopes
5- Álvaro
6- Carlos Manuel
7- Shéu
8- João Alves
9- Magnusson
10- Chalana
11- Diamantino
12- Samuel
13- José Luís
14- Stromberg
15- Manniche
16- Filipovic

Década 90
1- Preud'Homme
2- Veloso
3- Ricardo Gomes
4- Mozer
5- Schwarz
6- Valdo
7- Vítor Paneira
8- Thern
9- Rui Águas
10- Rui Costa
11- Izaías
12- Neno
13- Hernâni
14- Vata
15- Pacheco
16- César Brito

Década 00
1- Enke
2- Miguel
3- David Luiz
4- Luisão
5- Petit
6- Zahovic
7- Poborsky
8- João Vieira Pinto
9- Nuno Gomes
10- Simão
11- Mantorras
12- Moreira
13- Ricardo Rocha
14- Katsouranis
15- Geovanni
16- Van Hooijdonk

Década 10
1- Júlio César
2- Maxi Pereira
3- Luisão
4- Garay
5- Coentrão
6- Renato Sanches
7- Sálvio
8- Aimar
9- Cardozo
10- Gaitan
11- Di Maria
12- Éderson
13- Matic
14- Enzo Pérez
15- Saviola
16- Jonas

Poderia ainda optar-se por colocar todos os 24 fundadores uma vez que foram os primeiros de todos. Se assim fosse seria mais 19 (dado que 5 já figuram nas selecções anteriores).

Assim daria um número simpático de 211 jogadores. Que bela colecção seria esta!

a ideia é excelente,apenas deixo um reparo,não gostaria de ver um cromo que aí está,provavelmente não acabaria a caderneta por causa dele. Com certeza se acharia outro facilmente

benficaslb1

Citação de: RedVC em 20 de Outubro de 2016, 07:44
Citação de: benficaslb1 em 20 de Outubro de 2016, 00:46

Seria interessante mas se em jogadores anda pelos 1200...
Por outro lado pelo menos para uns 10-20% desses jogadores não deve haver registo fotográfico. É claro que há arquivos que ainda poderiam ser explorados mas até isso acresceria em muito os custos.

Acho que valeria a pena o esforço, e depois como não seria uma caderneta anual, como as do campeonato que existem actualmente não existiria grande problema, mesmo que fosse um bocado mais cara para o colecionador também não era muito grave, já que possuiria muito tempo para a completar, uma caderneta dessas poderia perfeitamente ter cromos à venda 4 ou 5 anos seguidos.

Ainda assim se não fosse possível colocar a foto de todos os jogadores por não existirem registos fotográficos, fazia-se na última página um agradecimento e escreviam-se o nome de todos os que não tinham foto.

Outro pormenor que acharia engraçado, era a caderneta ser feita numa espécie de dossier desde a fundação ate por exemplo 2015/2016 e a partir dai fazer todos os anos um "acrescento" com os jogadores da época anterior, por exemplo no inicio da época 2017/2018 sair a coleção com todos os jogadores que participaram no campeonato de 2016/2017, assim saia logo com os cromos todos correctos e não era preciso aquela mariquice dos cromos de última hora ou novidades ou lá como se chamam, e claro, só entraria para a coleção malta que tivesse jogado pelo menos 1 minuto na equipa principal, nada de jogadores de equipas b ou mesmo da principal que não tenham jogado.

Mas isto é completamente utópico, o Benfica nunca se meteria numa coisa destas, e se se metesse infelizmente traria muitas falhas como quase tudo o que fazem. Eu tenho aqui aquele jogo oficial do Benfica do Trivial Pursuit e tem erros atrás de erros nas respostas das perguntas, só se para um projecto desta magnitude trabalhassem com um Alberto Miguéns e mais 1 ou 2 historiadores a serio.

orlando77

Uma forma de manter uma grande quantidade de jogadores sem aumentar muito o número de cromos era ter cromos que contemplam 2 jogadores...

Quando é que a caderneta está à venda? Quero começar a comprar saquetas de cromos já amanhã!  :drool:

benficaslb1

Mas nada nos impede de fazermos a nossa própria caderneta, se nos juntarmos vários useres, podemos fazer uma pesquisa época a época dos jogadores e eu faço a caderneta, depois pegamos nas fotos, imprimimos e colamos com cola, o pior seriam os custos para a impressão da caderneta. xD

orlando77

Eu gosto muito de colecionismo... e o tradicional comprar e trocar de cromos, para mim, não pode deixar de fazer parte da experiência...  :)

Uma das ideias era mesmo, por exemplo inclusive na Benfica TV, publicitar a coleção para envolver o maior número de benfiquistas possível... isso sim seria um sucesso a todos os níveis!

Infelizmente não posso fazer coleções todos os anos... mas esta não perderia de modo algum!   :smitten:

orlando77

Hoje sonhei que comprei duas saquetas de cromos e calhou-me na primeira o Dimas, o Brian dean, o João Tomás, o sheu, o Veloso e o nolito e na segunda o Miccoli, o gamarra, o paulo Sousa, o maxi, o Jonas e o Eusébio!  :drool:

andrenet

Citação de: orlando77 em 21 de Outubro de 2016, 13:42
Hoje sonhei que comprei duas saquetas de cromos e calhou-me na primeira o Dimas, o Brian dean, o João Tomás, o sheu, o Veloso e o nolito e na segunda o Miccoli, o gamarra, o paulo Sousa, o maxi, o Jonas e o Eusébio!  :drool:

Sim, realmente seria muito interessante. Também tenho "bichinho" dos cromos, apesar de já não fazer há um tempo. Esta seria muito interessante.
Na caderneta podia ter info junto ao cromo (nº épocas, nº jogos, golos)...

orlando77

Alguém já tem cromos para trocar?  :whistle2: