Década de 70

Ned Kelly

Citação de: Festivus em 13 de Julho de 2020, 03:18
Citação de: Ned Kelly em 10 de Junho de 2019, 19:34
Num resumo resumido, o facto de ter coincidido com a ascensão do futebol do norte da Europa, mais físico, e com o qual tradicionalmente nos dávamos mal, contribuiu em muito para as nossas prestações mais fracas.

Mas concordo que houve factores, para mim esse é o principal.
Não quero ser chato mas Holanda e Alemanha não contam como norte da Europa. Só se for a região da Schleswig Holstein que faz fronteira com a Dinamarca. Mas o Bayern é da Baviera, no sudeste da Alemanha,fazendo fronteira com a Áustria e a República Checa. Isso não é norte da Europa!

Inglaterra pode parecer um país da Europa da Norte, mas não o considero como tal. Para mim Europa do Norte é Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca basicamente. Os países nórdicos e vikings. Nenhuma das eliminações nossas da Europa na década de 70 foi aos pés de uma equipa destes países. O clube com latitude mais a norte que nos eliminou foi o Celtic da Escócia. E precisou de moeda ao ar!

É tudo uma questão de latitude em relação a Portugal. Não estava preocupado com a precisão geográfica, mas com a observação factual que houve uma ascensão do futebol inglês e alemão (e holandês na primeira metade da década). E nunca nos demos particularmente bem com esse tipo de futebol, o que teve um efeito no nosso eclipsar da década de 70.

Agora poderia começar uma argumentação em relação a dar-nos bem com o leste da Europa e seus clubes, mas como a Baviera fica a leste do Estádio da Luz, nunca mais saíamos daqui.

alfredo

#16
Citação de: RedVC em 09 de Junho de 2019, 13:59
Citação de: Covenant em 09 de Junho de 2019, 11:41
Numa altura em que tanto se fala sobre domínio doméstico vs ambição europeia é importante fazer uma reflexão sobre esta década.

Os anos setenta foram um período em que o Benfica teve de forma indiscutível o domínio dentro portas. Mas na Europa a maioria das prestações foi aquém das expectativas, só tivemos um ano em que fomos a umas meias finais e perdemos com o poderoso Ajax (depois de eliminar o Feyenoord curiosamente).

O que faltou para irmos mais longe na Europa? Estes tempos são agora recordados como gloriosos... Basta dominar por cá? Como as pessoas encararam na altura levar 5 do Bayern?


Não é uma resposta simples.

Em primeiro lugar uma constatação: mudou o centro do domínio do futebol. Acabou o domínio latino uma vez que os vencedores da TCCE passaram a vir da Europa Central e Britânica. Tivemos azar de ter o Ajax, o Bayern e o Liverpool com as melhores equipas da sua história. Da Inglaterra vinham também o Nottingham Forest, o Aston Villa, etc.

Depois temos razões internas que se acentuaram com a revolução de 1974, deixamos de ter acesso ao mercado das ex-colónias. Mesmo a alteração de paradigma dos nossos estatutos, permitindo a contratação de estrangeiros, foi insuficiente. A crise económica interna fez o resto. E claro, há gerações melhores do que outras. Em meados da década de 70  decresceu a qualidade e quantidade de grandes jogadores.

Os desafios de hoje são muito maiores, bem mais ameaçadores da nossa própria continuidade como grande Clube internacional. Continuamos a ter uma grande base de apoio dentro e fora do país mas isso não basta. Estamos num mercado limitado em número de consumidores e das receitas que podemos gerar. Terá de se pensar para fora de Portugal e isso vai desembocar na indefinição do que vai ser o futuro do futebol europeu. O SLB terá de fazer tudo para estar na Liga Europeia que irá ser criada. È preciso que a actual e próximas direcções tenham bom senso, criatividade e capacidade para perceber e estar à altura dos desafios. Mas isso já são cenários políticos e desportivos que eu estou manifestamente incapaz de perceber e discutir.

O que eu quero é que o SLB continua a crescer e que nos encha de orgulho. Os recentes reveses desportivos a nível europeu e reveses reputacionais a nível interno são duros golpes. É preciso não ser contemplativo e fazer tudo o que for possível para melhorar a nossa competitividade desportiva ao mesmo tempo ser implacável em levar a pagar na justiça os dois Clubes que nos desrespeitaram. E pedir contas internamente a quem tivermos de pedir.

nao sei se foi azar em apanhar as grandes equipas dos anos 70. essas equipas simplesmente eram as melhores desse tempo. alemanha, holanda e o lfc tiveram acensoes fenomenais porque conseguiram implementar novas tecnicas, táticas e naturalmente recursos finaceiros, que nós nao tinhamos.
a alemanha conseguiu montar um campeonato supercompetitivo com equipas como hsv, fcb, colonia, gladbach... talentos por todo o lado. na holanda o ajax conseguiu uma equipa centenal e com o futebol total, que tb entrou na selecao, arrasaram mais que meia europa. lfc entao tb teve um campeonato competitivel com equipas como leeds, nottingham, arsenal ou manchester city.
eu atrevo-me a dizer que provavelmente no início dos anos 70, se calhar em 1972, podia ter dado de outra maneira, mas depois, com uma equipa em transformacao nos meados de 70, ja nao tinhamos a qualidade para mais.
viu-se, que todas equipas grandes seguem um esquema parecido. conseguem reunir muita qualidade, têm um metodo avancado de treinar e jogar, e claro, tb a pontinha de sorte que ás vezes faz a diferênca. o que importa, é aproveitar esse cíclo o mais longo possivel porque uma cois é certa: ele acaba um dia. foi isso que vimos com o real dos anos 50, o benfica dos anos 60, os bayern, ajax dos anos 70, ou mesmo o barca da década 00...
vêm outros. mas ao mesmo tempo as grandes equipas conseguem voltar em grande. as diferencas hoja ja nao sao grande, por isso nao diria que sao cíclos, mas é importante voltar.

Alexandre1976

#17
Na Holanda na decada de 70 tambem existia um super Feyenoord que curiosamente cometeu a proeza de ser campeão da Europa primeiro que o lendário Ajax de Michels,Kovacs e liderados dentro de campo pelo mago Cruyff.Esse Feyenoord treinado por Happel e onde pontificavam Van Hanegen,Israel,Kindvall,Jansen e outros artistas foram arrasados em 1972 na Luz sendo goleados por 5-1.De referir que nessa decada o futebol Belga tambem deu um grande salto qualitativo com a chegada do Brugge a uma final da Taça dos Campeões e com o Anderlecht de Haan,Resenbrink,Vercauteren e Van der Elst  a disputar 3 finais consecutivas da Taça das Taças tendo vencido em 1976 e 1978.

Alexandre1976

Nessa decada todas as edições da Taça dos Campeões foram ganhas apenas por equipas alemãs,inglesas e holandesas.

Alexandre1976

#19
Década do fim de um génio (Eusébio) e aparecimento de outro génio (Chalana).

Alexandre1976

#20
A nivel nacional dominámos até ao aparecimento da dupla sinistra Pedroto-Pintinho.