Decifrando imagens do passado

faneca_slb4ever


RedVC

Obrigado pelos vossos comentários.  O0
A descoberta e reunião de informação foi o grande desafio neste último caso.
Nem todos os casos envolvem figuras que estiveram relacionadas ao mais alto nível social e político. Mesmo sendo esse o caso de César de Melo foi necessário saber onde procurar.
Vamos ver se neste mês de Fevereiro poderá haver mais qualquer coisa especial.

Centrix

Este tópico é uma tentação, principalmente em dia de derby e véspera de exames de recurso  :police:

miki_moto

fantáfantástico o teu trabalho RedVC  O0

RedVC

Obrigado pessoal  O0
Dois desejos: uma vitória para logo e um bom exame para o Julio_slb.

RedVC

#110
-33-
Eusébio às riscas

Stoke-on-Trent, Inglaterra, 12 de Dezembro de 1973:


De facto assim foi. Jogo de despedida de Gordon Banks, o grande guarda-redes Inglês.

Jogo contra o Manchester United. Eusébio joga com a camisola do Stoke City. Derrota do Stoke City por 2-1. Quem marca o golo do Stoke? Isso.




Testemunho de Banks:
Eusébio era um grande, grande jogador. Fiquei extremamente triste ao saber da sua morte.
Quando enfrentamos Portugal na semi-final de 1966, Alf Ramsey fez questão em alertar-nos para a sua qualidade. Eusébio era um daqueles jogadores capaz de fazer coisas notáveis com aquela bola pesada, coisas só ao alcance de poucos.
Naquele dia ele marcou-me de penalti o primeiro golo que concedi no Mundial - enganou-me, enviou-me para o lado errado.



Era um cavalheiro. No final desse jogo apertámos as mãos e ele desejou-nos o melhor... Fiquei muito honrado em ele ter participado no meu jogo de despedida. Era uma grande pessoa.

E de facto assim foi. Mais uma oportunidade para conviverem e apertarem as mãos. E já não vinha longe também a despedida de Eusébio.







Fonte:http://www.stokesentinel.co.uk/Stoke-City-2-Leicester-City-1-Mark-Hughes-check/story-20404013-detail/story.html#ixzz3Recm6d4F


Gordon Banks foi um fantástico guarda-redes do Chesterfield, Leicester City, Stoke City e da selecção Inglesa. Finalizou a sua actividade depois de um acidente de automóvel que lhe afectou a visão do olho direito. Um caso muito triste à semelhança do craque Brasileiro Tostão, e do nosso excelente defesa Vicente.

A sua defesa no mundial de 1970 após um remate de cabeça de Pelé é ainda hoje considerada a melhor da história do futebol.


A qualidade não é boa mas três meses antes Gordon Banks esteve no jogo da festa de homenagem a Eusébio em  26 de Setembro de 1973. O dia em que Hagan bateu com a porta. Mas isso é outra história.




Dois gigantes que se respeitaram e que se habituaram a apertar as mãos. Mereceram ambos a homenagem recíproca. Os grandes atraem os grandes.

Reed

Como sempre, mais uma belíssima história Red. É uma delícia poder aprender tudo isto  :)

RedVC

Obrigado Reed  O0 Curioso de Red para Reed  :cool2:
Fiquei na dúvida entre colocar aqui ou no tópico de Eusébio.
De Eusébio há uma mina para explorar. Mas o nosso Benfica tem tantos filões.

faneca_slb4ever


RedVC

#114
-34-
Dois dias de festa

29 de Março de 1934, Estádio das Amoreiras,
comemoração dos 30 anos do Sport Lisboa e Benfica.


Vamos hoje olhar não para uma mas 4 imagens. Um fartote. Mas também são alusivas a uma comemoração especial. São alusivas ao primeiro desses dois dias especiais.


Fonte: Digitarq


Um programa de festas que constou de futebol, hóquei em campo, atletismo e o começo de uma aventura célebre do ciclismo Benfiquista.

Vamos por partes.

No futebol realizaram-se dois jogos.

A FOTO 1 reporta-se ao primeiro entre uma equipa da Saudade Benfiquista contra um misto de dirigentes de diversas secções do nosso clube (alguns ele próprios também Saudade). Ganharam os da Saudade por 4-1. Voltaremos a esta fotografia para tentar fazer algumas identificações. As figuras lá imortalizadas assim o merecem.

Depois decorreu um jogo entre as equipa principais do Benfica e do Vitória de Setúbal. Os nossos ganharam por 2-1.

No hóquei em campo não encontrei registo fotográfico mas a nossa equipa venceu o de Setúbal igualmente por 2-1. No atletismo sei pouco do que se passou mas na FOTO 2 ficaram imortalizados os participantes na prova 4 x 1500m.

Depois deu-se a partida dos ciclistas para o raid Lisboa-Paris-Lisboa, registada na FOTO 3. Dispenso-me de elaborar pois Alberto Miguéns já falou tão magnificamente que sugiro fortemente a leitura deste um artigo excepcional:

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2014/11/onde-e-que-esta-placa.html

Um orgulho que os Benfiquistas tenham feito esta maravilhosa homenagem aos milhares de homens que tombaram longe da pátria pela vontade de alguns políticos. Que eu saiba mais nenhum clube o fez. Mais nenhum tem a dimensão desportiva, social e cultural do Sport Lisboa e Benfica.

Por fim na FOTO 4 registou-se a numerosa assistência no Campo das Amoreiras. Vibrante como só os Benfiquistas sabem fazer. A pujança do Benfica. Um clube que investia o que tinha não directamente no futebol mas sim na necessidade de por fim criar uma casa própria. Uma casa que o antigo regime trataria de expropriar e nos mandar para o campo abandonado pelos viscondes verdes. Clube do antigo regime. Treta!


No segundo dia a nossa principal equipa jogou nada mais nada menos que contra o Atlético de Madrid. Com chuva e lama as equipas empataram 4-4 num jogo muito difícil mas emotivo.


Voltando ao jogo entre veteranos e o misto de homens das secções do nosso clube temos particular destaque para as nossas Saudades (que no Benfica não existem veteranos nem "velhas" glórias).



Sabe-se que alinharam pelo misto dos homens das secções do clube (dos quais só consegui identificar uns poucos): Manuel Alexandre (19), Álvaro Sanches, Hipólito Silva (20), Monteiro Neves, Ilídio Nogueira (21), Mário Montalvão (16), José Carrasco, António Gonçalves, Alfredo Luis Piedade (25), Marques, Aniceto Travassos (27), Bengala Reis (26).

Quanto às Saudades, a identificação foi mais fácil por existirem fotografias embora quando eram bem mais jovens... Assim temos:

1 Jesus Crespo,
futebolista de eleição, dedicação ao clube, primeiro atleta a receber a Águia de ouro.
2 Vítor Gonçalves,
excelente jogador, foi depois treinador da nossa equipa tendo-se sagrado campeão nacional, pai do futuro primeiro ministro Vasco Gonçalves.
3 Artur Augusto
grande atleta, fez um hiato para jogar dois anos no FCP - provavelmente questões profissionais - num tempo em que a rivalidade era contra o SCP. Regressaria ao nosso clube para encerrar carreira.
4 Horácio Ferreira
capitão das segundas categorias na primeira década do séc XX.
5 Vítor Hugo
excelente atleta da década anterior, empregado no comercio.
6 João Morais
um dos homens do final da decada 1910-1920.
7 José Simões
avançado, jogador competitivo do principio que jogou toda a década de 20.
8 António Coelho
atleta glorioso da década de 20.
9 Francisco Vieira
o super-popular e talentoso Chiquinho, guarda-redes internacional. Em 1925, Cândido de Oliveira dele dizia: ...é um guarda-redes que sai sempre vitorioso da severa análise dos técnicos e que sabe como poucos, pelas suas excelentes qualidades de jogador, dominar, assombrando, as grandes multidões sempre tão apaixonadas e caprichosas.
10 António Pinho
o magnífico defesa internacional que seguiu Cândido de Oliveira na formação do Clube Atlético Casa Pia mas que depois regressou ao Benfica - um gesto que o deixou de costas voltadas com mestre Cândido...
11 Herculano Santos
o gloriosíssimo Herculano, companheiro de Cosme, do Chacha, de AJ Pereira, Henrique Costa e seus pares, combatente na primeira guerra mundial, jogador excelente, funcionário de uma fábrica de chocolates - cujo efeito se consegue observar...


Tudo Saudades, enormes Saudades, Glórias Benfiquistas. No 30 aniversário da nossa gloriosa história, do gloriosíssimo Sport Lisboa e Benfica!


ps: queria deixar um forte agradecimento a Alberto Miguéns pela cedência de detalhes preciosos para compor este sumário e para a identificação de alguns elementos.


RedVC

#115
-35-
Sport Lisboa e Salésias: anatomia de uma fotografia.

No arquivo municipal de Lisboa existe uma fotografia de autor não identificado (eventualmente Alexandre Cunha) que interessa tirar do anonimato.


Fonte: Arquivo Municipal de Lisboa


Sobre este documento foi já publicado um texto notável: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/02/se-as-fotografias-falassem.html

O processo de identificação da equipa e dos jogadores que nela estão retratados levou algum tempo e ainda não está completo.

Como tem sido um interessante exercício de comparação e dedução vou aqui relatar o caminho seguido. O texto vai ser algo longo mas para aqueles que gostam deste tópico acho que tem interesse.

A fotografia faz parte do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa mas está apenas catalogada "Equipa de futebol no campo das Salésias".

A primeira questão foi assim: "Será mesmo o antigo campo das Salésias?"

E de facto, olhando para o enquadramento nota-se lá ao fundo o perfil inconfundível do Palácio Nacional da Ajuda. Era o antigo campo das Salésias, um dos berços do nascimento do futebol Português. Local de enorme importância histórica tendo sido a escolha de recurso para os pioneiros do futebol Lisboeta após a perda dos terrenos onde em 1892 foi erigida a Praça de touros do Campo Pequeno. As Salésias foram então nesse tempo um local de confluência de jogadores, curiosos e mirones de Belém e doutros cantos da cidade desejosos de ver ou praticar esse novo e entusiasmante desporto. Um desporto que até aí era visto como de "Ingleses".

A pergunta seguinte foi: "Que equipa seria esta?"

Com aquelas camisolas e naquele enquadramento? A resposta foi óbvia e imediata: o Sport Lisboa.

Tinhamos aqui a soma de dois elementos interessantes: o Sport Lisboa e as Salésias.

A fotografia apresentava-nos 11 jogadores desconhecidos sendo que 10 deles envergavam a primeira e gloriosa camisola de flanela vermelha do Sport Lisboa. Assim embora não se distinga por apresentar uma óptima resolução, esta é provavelmente a única fotografia existente que capta uma equipa de futebol do Sport Lisboa alinhada no campo das Salésias.

O aparecimento de uma fotografia dessa época e com estes elementos é raro e merece pois um investimento sério para tentar decifrar todos os detalhes possíveis.

A pergunta seguinte trouxe as primeiras dúvidas: "Qual o ano da fotografia?!"

Aqui ainda não podemos determinar uma data precisa. Nem sequer o ano... No entanto, tendo em conta o equipamento, a constituição da equipa e o facto de ainda ser nas Salésias (antes da partida para a Quinta da Feiteira) as probabilidades apontam fortemente para os anos de 1905, 1906, eventualmente o início do ano de 1907. Para já não há uma resposta conclusiva. Em frente.

Passou-se por fim à etapa mais difícil: "Que jogadores estariam aqui retratados?"

Constatou-se que não estava presente nenhum dos jogadores da primeira categoria do Sport Lisboa que competiu entre 1905 e 1907. Não estavam Mora, Viegas, Levy, Couto, Carvalho, os Catataus, e outros. Também não estavam alguns dos mais conhecidos jogadores da segunda categoria desse tempo: Félix Bermudes, Cosme Damião ou Marcolino Bragança. Assim tudo apontava para que fosse uma equipa da segunda ou mesmo da terceira categoria do Sport Lisboa referente ao período de 1905-1907.

"Seria possível identificar algum jogador?"

Bom, olhando de perto e comparando com fotografias legendadas desse período começaram gradualmente a ser feitas as desejadas identificações. E a satisfação foi crescendo. No imediato quatro casos foram óbvios:

1 – defesa-direito: Henrique Teixeira;
fundador do clube;

7 – extremo-direito: António Costa;
conhecido por "Tótinhas";

10 – interior-esquerdo: Eduardo Corga;
fundador do clube;

11 – extremo-esquerdo: António Meireles;
irmão do fundador Abílio Meireles.

A seguir foram feitas mais três identificações, um pouco mais difíceis e feitas por comparação cuidadosa com outras fotografias contemporâneas:

3 – defesa-esquerdo: Leopoldo Mocho;
um notável defesa que por afazeres profissionais teve participação algo irregular nas nossas equipas e que por isso foi um dos pioneiros do futebol em Portalegre;

6 – médio-esquerdo: Luís Viera,
o segundo jogador Português a jogar no estrangeiro, o primeiro no Brasil (Botafogo do Rio de Janeiro, 1913-1916);

9 – avançado-centro: Luís Rodrigues;
que por ter a bola a seus pés seria em princípio o capitão de equipa;


E depois veio uma revelação:

2 - guarda-redes: Manuel Gourlade, a primeira Águia.
Inicialmente pensou-se em Francisco Calisto, um dos fundadores mas depois percebeu-se que seria mesmo Manuel Gourlade. A primeira águia não passou de um jogador mediano e que já trintão, pelo seu dinamismo e personalidade, assumiu tarefas fora de campo que - com as características próprias da época - podem de alguma forma ser definidas como de treinador. Nesta fotografia aparece-nos como guarda-redes talvez pela necessidade, pela falta de um jogador para ocupar a posição. Esta fotografia dá-nos assim não apenas uma nova imagem deste fundador e figura fundamental dos primeiros três anos do nosso clube como também nos apresenta um Gourlade em actividade como jogador do Sport Lisboa.

A seguir mais duas identificações, que apesar de ainda não serem conclusivas, apontam para o curioso detalhe de serem dois irmãos:

4 – médio-direito: Carlos Monteiro
com participação fugaz na primeira categoria e presença mais regular nas categorias inferiores. Para este caso admite-se ainda a hipótese de se tratar de Francisco Reis Gonçalves, outro dos fundadores e futuro presidente do CFB;

5 – médio-centro: Mário Monteiro,
irmão do anterior, um homem que mais tarde se veio a destacar como guarda-redes da nossa primeira categoria.

Estes dois casos beneficiariam da existência de mais fotografias legendadas para esta época. Infelizmente ou não existem ou ainda não apareceram. Se de facto como tudo aponta forem os irmãos Monteiro, temos aqui os "Monteiros" referidos por Mário Oliveira e Rebelo da Silva na sua fabulosa História do Sport Lisboa e Benfica 1904-1950. Curiosamente, há vários irmãos que nessa época treinavam e competiam no Sport Lisboa. Para além dos 4 Catataus e destes Monteiros, temos também os Carrilhos, os Corga (Álvaro e Eduardo), os Meireles (Abílio e António). O elemento comum entre estes homens? A sua ligação ao Bairro de Belém e em particular à Rua Direita e à Rua dos Jerónimos. Os locais onde tudo começou.

Mas não poderíamos deixar de ter na lista um caso por resolver. Até aqui já tínhamos 10 jogadores identificados. Faltava um.

"Quem seria o jogador 8 – interior-direito?"

Pelas constituições de equipas da época e focando atenção na linha avançada, surgiu com maior probabilidade o nome de António Alves .

Infelizmente é ainda e apenas uma suposição. A única fotografia conhecida deste jogador é infelizmente de fraca qualidade e captada já na Quinta da Feiteira.

Chegado a este ponto estamos pendentes de novas fotografias. Quem sabe o que ainda está por aí para descobrir.

E decifrar.


RedVC

-36-
111 anos depois: a (possível) iconografia dos fundadores.

Publicada em 1957, a 1ª edição da fabulosa obra "História do Sport Lisboa e Benfica 1904-1954", da autoria de Mário Oliveira e Rebelo da Silva, presenteava os Benfiquistas com uma imagem que reunia fotografias de 20 dos 24 fundadores do Sport Lisboa.

Passados mais de 50 anos foi notável que tenham conseguido reunir fotografias para 20 dos 24 fundadores. Infelizmente penso que será muito muito difícil virmos algum dia a conhecer o rosto de quatro dos fundadores: Manuel França, Amadeu Rocha, João Ignácio Gomes e Joaquim Ribeiro. O mistério perdura.

Os autores notaram em particular o caso de Manuel França, irmão de Carlos França (outro fundador) e de Francisco França (mais tarde episodicamente jogador da nossa primeira equipa). Manuel França terá falecido muito novo.

Para os 20 representados, diferentes destinos, diferentes notoriedades, diferentes percursos Benfiquistas. Assim temos:

Abílio Meireles
jogador SL 1904-1905; o seu irmão de António Meireles conseguiu maior notoriedade no clube.

Amadeu Rocha
mistério.

António Rosa Rodrigues
Neco; o 3º Catatau; jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL entre 1904-1907; saíu para o SCP em Maio de 1907; regressou episódicamente em 1909-1910.

António Severino
mistério.

Cândido Rosa Rodrigues
Candinho, o 2º Catatau; jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL entre 1904-1907; saíu para o SCP em Maio de 1907.

Carlos França
jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL 1904-1910;

Cosme Damião
tinha 19 anos em 1904; Casapiano; fundador da Associação do Bem; jogador do SLB entre 1904-1916; Capitão-Geral até 19126; presidente CA Casa Pia; presidente da Associação Central de Árbitros.

Daniel Santos Brito
funcionário Farmácia Franco; jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL 1904-1905; secretário da 1ª e da 2ª Direção.

Eduardo Corga
funcionário Farmácia Franco; jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL 1904-1908; irmão de Álvaro Corga que jogou na primeira equipa entre 1907-1910.

Francisco Calisto
mistério.

Francisco Reis Gonçalves
em 1919 também fundador do CF Belenenses; presidente da AFL.

Henrique Teixeira
militar; jogador SLB 1904-1911.

João Ignácio Gomes
mistério.

João Goulão
mistério.

Joaquim Almeida
mistério.

Joaquim Ribeiro
mistério.

Jorge Augusto Sousa
em 1910 também ligado à fundação do Vitória de Setúbal.

Jorge Costa Afra
jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; mistério.

José Linhares
mistério.

José Rosa Rodrigues
o mais velho Catatau; jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL entre 1904-1907; 1º presidente do SL; saíu para o SCP por volta de 1908-1909.

Manuel Gourlade
32 anos em 1904; a primeira Águia; funcionário Farmácia Franco; jogou no fugaz Belém Foot-ball Clube; jogador do SL 1904-1907; treinador do SL 1904-1907.

Manoel França
irmão de Carlos França; morreu muito cedo.

Raúl Empis
filho de um industrial Belga; casou com uma senhora da família Burnay.

Vírgilio Cunha
mistério.

Em homenagem a estes 20 notáveis decidi seleccionar a meu gosto, algumas fotografia para apresentar uma nova versão.


111 anos depois, aqui ficam esses primeiros Benfiquistas:



VIVA o Sport Lisboa e Benfica!

faneca_slb4ever


Reed

E pensar que o Cosme tinha a minha idade quando fundou o nosso clube, faz-me sentir de uma inutilidade tremenda   

RedVC

#119
-37-
Três gigantes, três caminhos que divergiram.


Fonte: Digitarq

1 - Artur José Pereira; 2 - Cândido de Oliveira; 3 - António Ribeiro dos Reis



Três personalidades gigantes do nosso futebol. São hoje recordados de forma ocasional e poucas vezes com o carinho e reconhecimento que merecem. Estes três homens, as suas personalidade e percursos divergentes simbolizam um período crítico do Benfica.


Vamos por partes.



Artur José Pereira
(Belém, 16-11-1889 - Belém, 6-9-1943)

Foi antes de mais um génio do futebol - pelo menos à escala do seu tempo e tomando por bom o que dele foi dito. Foi igualmente uma personalidade fascinante e polémica, um jovem impetuoso, por vezes mal compreendido. Foi um filho de Belém que revelou um amor e bairrismo sem limites. Entrou no Benfica quando o clube era ainda e apenas Sport Lisboa, a mais perfeita emanação do entusiasmo juvenil pelo futebol em Portugal. Artur entrou no Sport Lisboa em 1907 e só a contra-gosto em 1908 seguiu o clube aquando da fusão para a Quinta da Feiteira deixando a sua querida Belém. Anteviu aliás, aquando da fusão, que o clube no futuro iria apenas ser conhecido por Benfica. Talvez isso devesse merecer uma reflexão de todos os Benfiquistas para usarmos mais vezes a designação correcta: Sport Lisboa e Benfica.

AJ Pereira, como era conhecido, era um futebolista de talento raro. Jogou e encantou em Lisboa, Porto, Rio de Janeiro, São Paulo, Corunha, Madrid e Bilbao (neste dois caso sem certeza da minha parte). Venceu, foi amado e odiado. Ganhou muito com o nosso emblema. Foi um dos preferidos do Povo. Ele e o Chacha eram os mais populares e amados. Portuguêses, talentosos, carismáticos, filhos do povo. Mas ao contrário do Chacha, AJ Pereira tinha uma relação conflituosa com Cosme Damião. Rebelde, não gostava de treinar, achando-se com um talento à parte dos outros. Chegou a ser funcionário da Farmácia Franco onde ao que parece o seu patrão lhe dava pouco trabalho antes preferindo passar horas a falar com ele, provavelmente de futebol. Em AJ Pereira, Cosme Damião depositava a esperança de vir ser o futuro capitão da primeira equipa. O destino ou melhor AJ Pereira assim o não quis. Depois de mais uma desavença com Cosme e com o clube, e a troco de 30 e poucos escudos e prioridade no uso da banheira de água quente desertou para o SCP. Lá também ganhou mas também não foi inteiramente feliz. A memória de Belém e a nostalgia dos tempos juvenis ia crescendo e era mais forte do que tudo. E finda a época de 1919 tendo como base o conflito entre o SLB e Alberto Rio (e outros jogadores com ele solidários) lançou a ideia e o desafio de fazerem um clube e deixarem de jogar pelos outros. Assim foi. Assim partiram Henrique Costa, Francisco Pereira, Carlos Sobral, Aníbal Santos, Manoel Veloso, Alberto Rio, Romualdo Bogalho, Luís Viera e Francisco Belas. Assim se fundou o CF "os Belenenses". E assim se perdeu definitivamente a ligação do Sport Lisboa e Benfica a Belém. Artur José Pereira representa o caminho da perda da ligação ao viveiro de Belém. O corte com o berço. No CFB, AJ Pereira seria jogador, treinador, massagista, formador, mentor. Era tudo menos dirigente. Não tinha personalidade para isso. É por tudo isso e justamente reconhecido como o pai do CFB. Um clube que ainda hoje parece orfão do seu criador. Um clube cuja saída das Salésias para o Restelo terá sido bem mais gravosa do que se pensa. Perdeu a ligação ao bairro mais popular e mostrou-se incapaz de ganhar dimensão nacional. Bem diferente do trajecto do outro clube nascido em Belém... Cosme estava certo naquelas duas primeiras décadas. Mas o tempo vem e mais tarde ou mais cedo também Cosme perdeu o seu tempo. E por falar em tempo, AJ Pereira infelizmente não teve a merecida recompensa de ver o seu Belém ser campeão nacional. Morreria três anos antes. Mas foi campeão regional, ganhou a taça de Portugal (naquele tempo chamada campeonato de Portugal), recrutou, formou, e assim viu a chegada e a partida de muitos talentos, entre eles Pepe, esse grande jogador de dimensão trágica. Símbolos de um passado de grandeza perdida.


(mais detalhes em "-7- Sonho de uma noite de Verão"
http://osbelenenses.blogspot.pt/2009/06/artur-jose-pereira-ou-origem-do.html)

**********************************************************************************************




Cândido Fernandes Plácido de Oliveira
(Fronteira, 24-11-1896 - Estocolmo, 23-06-1958)

Foi um grande talento como futebolista. Esse talento e a maturidade competitiva que revelava explica aliás ter sido um dos casos raros em que Cosme permitiu a entrada de um jogador directamente para a primeira equipa. Entrou no Benfica em 1914, vindo da Casa Pia, a casa mãe de tantos outros jogadores do Benfica. Trazia a garra e os valores e rapidamente adquiriu a mística. De compleição física entroncada era conhecido como o Chumbaca. Sairia em 1920, depois da conquista do título de campeão regional (que nesse tempo não havia campeonato nacional). Um pouco como AJ Pereira, Cândido de  Oliveira tinha a aspiração de fazer um clube que fosse representativo da casa mãe. Fundou assim o Clube Atlético Casa Pia. Por essa ideia e pelo magnetismo da sua personalidade arrastou com ele homens de grande talento futebolista e de importância extrema para a nossa equipa. Com ele e por serem igualmente filhos da Casa Pia, partiram António Pinho, Clemente Guerra, os irmãos Gralha, José de Almeida, Silvestre Rosmaninho, Loureiro, entre outros. Uma nova e abundante sangria. Saíram e saíram a mal. Ficaram Cosme que nunca acreditou no projecto, ficaram Vítor Gonçalves e... António Ribeiro dos Reis. Depois da sangria de 1919 para Belém, viria nesse ano de 1920 uma nova e violenta sangria com a perda do viveiro da Casa Pia. Mais informação aqui: http://www.casapia-ac.pt/Casa_Pia_Implantao.pdf. As consequências para o Sport Lisboa e Benfica seriam brutais. A perda da capacidade competitiva e ganhadora durante mais de uma década. Mas o clube sobreviveria a mais essa prova. A deserção de Cândido de Oliveira representou a perda do viveiro Casapiano. Findo o viveiro Belenense, a partida de Cândido e seus pares sinalizou a perda das duas fontes de recrutamento originais do clube. O nosso clube teria que caminhar com outros pés e com outros horizontes. Nada fácil acrescer esse problema à já crónica falta de instalações próprias. Ainda assim o Clube era já uma realidade maior, expandindo-se para uma realidade verdadeiramente nacional, muito para além da realidade micro-regional do seu berço. Tínhamos ganho Portugal e dentro de algumas décadas ganharíamos a Europa.


**********************************************************************************************




António Ribeiro dos Reis
(Lisboa, 10-07-1896 - Lisboa, 3-12-1961)

Grande amigo de Cândido de Oliveira, aliás amigo de toda uma vida. Foi seu contemporâneo na primeira categoria do SLB. Começou a jogar no clube nas categorias inferiores aos 16 anos, e embora tivesse menos talento como jogador do que Cândido, foi uma dedicação de uma vida inteira ao seu clube de coração. Concluída a carreira como jogador foi um gigante enquanto dirigente e até treinador do nosso clube. Veio também da Casa Pia e do Liceu Pedro Nunes onde estudou. Ribeiro dos Reis teve um papel fundamental desde o dia que entrou no clube até à sua morte. Em particular naquele ano de 1926 em que juntamente com Vítor Gonçalves e Ávila de Melo, tiveram a dura mas realista tarefa de afastar Cosme Damião do futebol do clube. Ganharam as eleições contra a lista de Cosme e Bento Mântua e mesmo oferecendo a presidência a Cosme o destino estava traçado. Cosme partiria e deixaria o Benfica a Ribeiro dos Reis e seus pares. A diferença de visões e a realidade dos tempos já incompatível com o amadorismo defendido intransigentemente por Cosme estava a deixar o clube para trás. O clube estava acima de qualquer homem. A dura missão de afastar Cosme acabou por se revelar fundamental para a sobrevivência e a reconquista da capacidade competitiva e ganhadora do clube. Mais informação resumida mas interessantes sobre Ribeiro dos Reis: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=159561. Nesse tempo Cândido já nada tinha a ver com o SLB. e essa é para mim uma das maiores interrogações. O que teria acontecido se Cândido ainda lá estivesse. Estou convencido que com Cândido e com Ribeiro dos Reis o Benfica teria mais rapidamente voltado aos títulos. Mesmo com a força bruta do dinheiro dos viscondes e com o talento e garra dos azuis de Belém. António Ribeiro dos Reis representa assim o caminho dos valores, da persistência, da mística Benfiquista no seu estado mais puro. De valores incorruptíveis até ao fim. O clube para alem de qualquer homem. Um gigante.

António e Cândido. Ambos talentos multifacetados, personalidades de enorme riqueza e com acção seminal no desporto e na cultura em Portugal. Ambos jogadores, treinadores (campeões nacionais e seleccionadores de Portugal). Ambos dirigentes desportivos e ambos jornalistas. Fundadores em 1945 do jornal "A Bola", jornalistas de excepção - aliás Cândido de Oliveira morreria em missão como jornalista no campeonato do mundo da Suécia em 1958, mundial onde despontou um jogador chamado Pelé. Tudo os ligava inclusivamente uma forte amizade. Uma coisa os separava e assim foi até à morte.


Da amizade entre estes dois homens o mínimo que se pode dizer é que foi forte e pura, atravessou uma vida mas foi igualmente complexa pois teve sempre uma sombra: o Sport Lisboa e Benfica. Ribeiro dos Reis nunca perdoou a deserção de Cândido de Oliveira. Segundo ele nunca ninguém que saía a mal do Benfica mereceria voltar. Cândido de Oliveira sabia, teve de compreender e teve de se resignar. Sabia dos valores e da fibra inflexível do seu amigo. Sabia o que tinha feito. E tendo Cândido sido o melhor treinador do seu tempo teve de se resignar a nunca treinar o seu clube de coração. Sim porque arrefecida a aventura do Casa Pia Atlético Clube, o amor ao Benfica esteve sempre no coração de mestre Cândido. Mas seria sempre tarde. Seria impossível. Com a amizade salvaguardada, treinar o Benfica foi uma aspiração que lhe foi sempre vedada pelo seu amigo Ribeiro dos Reis. Mestre Cândido viria a treinar o SCP, o FCP, o CFB (aliás a convite - irrecusável de AJ Pereira), a Académica, até o Flamengo do Brasil (em 1950), entre outros. Ribeiro dos Reis foi sempre inflexível. Em relação a esta amizade e à verticalidade de valores de ambos os homens, com particular destaque para o calvário de mestre Cândido enquanto preso político, curvo-me perante este maravilhoso texto de Alberto Miguéns. Qualquer Benfiquista e homem de valores deve ler este texto: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2014/07/candido-ribeiro-dos-reis-godinho-e-o.html



A memória é credora do reconhecimento e semente do futuro.


Como remate final, saliento que é devido um enorme obrigado e reconhecimento a estes três homens. Artur, Cândido e António. Três homens, três percursos, três destinos. Em comum o facto de terem vestido o manto sagrado. Com tudo o que de diverso e polémico caracterizou o seu percurso Benfiquista e de homens, uma coisa é certa, enquanto foram Benfiquistas honraram o manto sagrado. Foram fundamentais para aumentar a popularidade do nosso clube e contribuíram para o sedimentar como maior clube de Portugal.