Decifrando imagens do passado

RedVC

#915
-250-
A propósito de um filme (II): em terras suecas


Norrköping, 31 de Outubro de 1962. Seis meses após a grande conquista de Amesterdão, uma equipa do Sport Lisboa e Benfica alinha para os fotógrafos.






A equipa bicampeã europeia estava prestes a iniciar a primeira mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1962-1963. O opositor era a equipa do IFK Norrköping, campeã sueca em título. Partes deste desafio de futebol foram preservadas num extraordinário filme a cores. Neste e no próximo texto analisaremos alguns desses momentos.



Um documento inestimável


O FILMARKIVET.SE é um projecto conjunto entre o Svenska Filminstitutet e a Kungl Bibliotek (Biblioteca Nacional da Suécia). Pretende preservar e divulgar arquivos de imagem em movimento que mostrem a transformação da sociedade sueca durante o século XX. Entre os arquivos, referenciados às mais variadas temáticas, encontramos um raro filme a cores que nos mostra uma das etapas da epopeia europeia do SL Benfica na gloriosa década de 60.







Grosso modo, o filme tem a duração de cerca de 40 minutos e nele estão preservadas imagens de quatro tempos distintos, todos de importância histórica para o IFK Norrköping:


-1- jogo da conquista do título de campeão sueco de 1961-1962, em que o IFK Norrköping defrontou o Degerfors IF.

-2- jogo referente à 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1962-1963, em que os campeões suecos receberam os bicampeões europeus do SL Benfica.

-3- viagem e estadia dos campeões suecos em Lisboa por ocasião do jogo da 2ª mão da referida eliminatória.

-4- jogo, disputado no Estádio da Luz, para o campeonato Português entre o SL Benfica e a CUF do Barreiro.


No texto de hoje falaremos do tempo 1 e principalmente do tempo 2.

No próximo texto falaremos principalmente do tempo 3 e um pouco do tempo 4.
Ainda assim, os mais atentos a este tópico lembrar-se-ão que imagens do tempo 4 já por aqui foram apresentadas (ver texto -230- A propósito de um filme (I): sobre os céus de Lisboa).



IFK Norrköping


Fundado por um grupo de estudantes em 29-05-1897, o IFK Norrköping (www.ifkNorrköping.se), também conhecido como o "Guldköping" ("Compradores de ouro"), é um prestigiado clube sueco, que conta no seu palmarés com 13 títulos de campeão sueco, o último dos quais foi conquistado em 2015.

A Allsvenskan, o campeonato sueco de futebol, teve o seu início em 1924, levando já 94 edições uma vez que não foi interrompida mesmo nos anos da II Guerra Mundial. Em termos de títulos, o IFK Norrköping é o terceiro clube sueco mais bem-sucedido de sempre, apenas atrás do Malmö FF e do IFK Gotebörg.




Fonte: Wikipédia



No final dos anos 40, jogaram no "Guldköping" alguns dos mais famosos jogadores suecos de sempre como Gunnar Nordahl e Nils Liedholm, que na década seguinte brilharam a grande altura no AC Milan, onde chegaram a ser treinados por Béla Guttmann.

O futebol sueco era considerado atlético e competitivo embora as suas maiores figuras já estivessem retiradas após uma década de grande fulgor no futebol italiano. Não obstante, 4 anos antes a Suécia tinha organizado o Mundial de 1958, tendo a selecção sueca atingido o estatuto de vice-campeã mundial, perdendo o título mundial para o Brasil de Pelé, Didi, Vává e Gilmar, entre outros.

Em Outubro-Novembro de 1962, quando o IFK Norrköping se cruzou com o SL Benfica, os campeões suecos ostentavam 4 dos últimos 7 títulos do campeonato sueco. E nessa temporada voltariam a ser campeões da Allsvenskan...






https://www.youtube.com/watch?v=_medtX6yaoo
Um curto filme sobre o plantel do IFK Norrköping em 1962




O título de 1961-1962 foi conquistado com uma vantagem de 2 pontos relativamente ao Djurgårdens IF. O último jogo da temporada, disputado contra o Degerfors IF (vermelho e branco) foi pois simultaneamente o jogo da conquista e da festa do título. Esse dia de festa foi captado na parte inicial do filme.







Idrottspark, 31-10-1962,

IFK Norrköping 1 – SL Benfica 1


Foi enorme a excitação e a alteração das rotinas da cidade, provocada pela visita dos bicampeões europeus a Norrköping. Com o cortês consentimento do SLB, o jogo foi adiado por 4 dias uma vez que a data inicial indicada pela UEFA colidia com um jogo da selecção sueca, facto que impossibilitaria que o IFK pudesse utilizar 4 jogadores habitualmente titulares. Essa cortesia do SL Benfica foi muito bem vista pelos suecos. Outros tempos.

Apesar do favoritismo, a eliminatória não se afigurava fácil para os pupilos do Chileno Fernando Riera, o treinador Benfiquista que poucos meses antes tinha substituído o Húngaro Béla Guttmann. Ostentando o título de bicampeões europeus, a responsabilidade do SLB era cada vez maior. Felizmente, ao contrário do SCP que cairia logo na 1ª eliminatória aos pés dos escoceses do Dundeee United (1-0 e 1-4), o SLB faria nesse ano mais uma extraordinária campanha europeia.

A equipa do IFK Norrköping tinha já disputado uma pré-eliminatória onde eliminou os albaneses do Partizani (2-0 e 1-1). Os suecos, mesmo encarando o jogo com os bicampeões europeus com apreensão, não davam por perdida a eliminatória. O jogo da primeira mão afigurava-se muito complicado para o SLB.





Para lá de um novo treinador, o Benfica apresentava-se desfalcado de pedras basilares tais como Germano e José Águas, tendo sido substituídos por Humberto Fernandes e José Torres, respectivamente.




A equipa do SLB que actuou em Norrköping.



Para além disso, apesar de ter reforçado o plantel, nesse princípio de época a equipa ainda não tinha apresentado uma produção de jogo sequer aproximada face o que se tinha visto na época anterior. Desses reforços apenas Raúl integrava com regularidade a equipa titular, estando grandes jogadores como Jacinto, Augusto Silva e Pedras, ainda à espera de uma oportunidade.





Com a entrada em festa das equipas no terreno de jogo deram-se os tradicionais cumprimentos e troca de galhardetes entre os capitães de equipa.






Ainda hoje o galhardete do SL Benfica ofertado por Mário Coluna é apresentado na sala de troféus do IFK Norrköping.




O jogo iniciou-se com acções ofensivas repartidas mas logo aos 8 minutos o médio Björklund inaugurou o marcador com um remate fora da área. O entusiasmo sueco percorreu o estádio mas não afectou a equipa do SLB que desde logo se empertigou, aumentando o ritmo de jogo e obrigando o guardião sueco a algumas defesas complicadas. E assim, aos 31 minutos e na sequência de um canto, Eusébio fez um portentoso remate fora da área, repondo a igualdade.



Eusébio também inesquecível em Norrköping



Eusébio pelo lado do Benfica e o avançado centro sueco Martinsson destacaram-se nos respectivos ataques mas o intervalo chegou sem mais alterações.





A 2ª parte abriu com uma nova pressão ofensiva dos suecos, logo rebatida pelo Benfica com Torres a rematar à trave. Riera inovou ao ordenar a troca de posições entre José Augusto e Torres mas sem grande resultado. Eusébio continuou a ser o avançado mais perigoso. O Norrköping ainda marcaria um segundo golo mas foi prontamente anulado pelo árbitro. O Benfica acabou o jogo a pressionar mas o resultado manteve-se inalterado.




José Torres em luta com Johanson (cap.) e Björklund






Apesar de não vencer, a equipa do Benfica garantiu um resultado que mantinha tudo em aberto para a 2ª mão. A competitividade dos suecos tinha sido demonstrada mas na nossa equipa esperava-se que em Lisboa a eliminatória seria resolvida a nosso favor.




Ecos do empate em Norrköping. Fonte: DL



A visita dos bicampeões europeus a Norrköping foi um enorme sucesso social para os locais. Segundo o DL, todo o comércio e indústrias da cidade fecharam depois de almoço (o jogo iniciou-se às 14h15 locais) para possibilitar que as pessoas acompanhassem o desafio. Os cerca de 34.000 lugares do estádio (conseguidos com a construção de bancadas extra apenas para este jogo) foram insuficientes para a satisfazer a procura.

Viram-se até aproveitamentos comerciais com várias montras decoradas com elementos alusivos ao jogo, para aumentar as vendas.




Postal com publicidade (ver tradução) para venda de televisores aproveitando a visita do SLB a Norrköping. Fonte: eBay



O empate conseguido pelos suecos abria-lhes algumas esperanças para vencer a eliminatória mas para isso era necessário aguentar o inferno da Luz.


No próximo texto, aproveitando imagens desse jogo e dessa estadia, ilustraremos alguns dos momentos vividos pela comitiva sueca em Lisboa. Essas imagens são um verdadeiro fresco em movimento de uma Lisboa hoje parcialmente desaparecida. Uma Lisboa, ainda capital de um império, cheia de Luz e de um encanto ímpar







Ned Kelly


RedVC

Citação de: Ned Kelly em 09 de Janeiro de 2020, 22:13
Bela história e belo filme!

Merece a pena ser visto!
Há pouca coisa de tão boa qualidade a CORES desse período.
Melhor só mesmo se algum dia aparecer um filme de Berna ou de Amesterdão a CORES.

Ned Kelly

Citação de: RedVC em 09 de Janeiro de 2020, 22:22
Citação de: Ned Kelly em 09 de Janeiro de 2020, 22:13
Bela história e belo filme!

Merece a pena ser visto!
Há pouca coisa de tão boa qualidade a CORES desse período.
Melhor só mesmo se algum dia aparecer um filme de Berna ou de Amesterdão a CORES.

Eu passo a vida à procura destas pérolas nas cinematecas alheias. A nossa tem feito um bom trabalho de recuperação do seu espólio antigo. Espere que nunca lhe falte orçamento!

RedVC

Citação de: Ned Kelly em 10 de Janeiro de 2020, 09:38
Citação de: RedVC em 09 de Janeiro de 2020, 22:22
Citação de: Ned Kelly em 09 de Janeiro de 2020, 22:13
Bela história e belo filme!

Merece a pena ser visto!
Há pouca coisa de tão boa qualidade a CORES desse período.
Melhor só mesmo se algum dia aparecer um filme de Berna ou de Amesterdão a CORES.

Eu passo a vida à procura destas pérolas nas cinematecas alheias. A nossa tem feito um bom trabalho de recuperação do seu espólio antigo. Espere que nunca lhe falte orçamento!

Na semana passada vi e ouvi um responsável da Cinemateca a dizer que assinaram um protocolo com a RTP para a divulgação de jóias do património da Cinemateca.

Disse também que há muito mesmo muito material que está a ser ainda catalogado. Há imensa coisa julgada perdida mas há também caixas e caixas com material ainda por catalogar. Um trabalho fascinante segundo ele.

A etapa seguinte é preservar e claro para isso é preciso conhecer para estabelecer prioridades.

RedVC

#920
-251-
A propósito de um filme (III): goleada em Lisboa


Lisboa, 22 de Novembro de 1962. Os bicampeões europeus entram no relvado do grandioso Estádio da Luz.




A entrada da equipa Benfiquista



Pouco antes a equipa sueca e a equipa de arbitragem liderada pelo Francês Tricot tinham também entrado em campo. Estava prestes a iniciar-se o jogo da 2ª mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1962-1963.




A entrada dos suecos e da equipa de arbitragem



Relativamente ao jogo disputado 3 semanas antes em Norrköping, Riera introduziu alterações na defesa, com as entradas de Jacinto e Germano e as saídas de Ângelo e Humberto Fernandes. No centro do ataque, José Águas rendeu Torres, alinhando assim os 5 avançados que tinham encantado a Europa naquela noite mágica de Amesterdão. Uma vez mais José Águas assumiu o cargo de capitão de equipa.




Cumprimento entre capitães. 10$00 para os sócios... Fonte:/benficaticketscollection.blogspot.com/



Apesar do resultado da 1ª mão, havia alguma intranquilidade nos Benfiquistas por via da irregularidade mostrada pela equipa nas 4 jornadas então disputadas para o campeonato nacional. Na jornada antes desta noite europeia, o Benfica tinha sido derrotado em casa pelo FCP (1-2).

Riera era reconhecido por ter uma excelente capacidade técnica mas esses primeiros meses não foram marcados por boas exibições. Para lá de lesões havia também uma notória falta de forma de algumas pedras-chave como Águas e Coluna.




A equipa Benfiquista



Jogando simples e em bom ritmo, a equipa do Benfica marcou logo no primeiro minuto por intermédio de Águas. Até ao fim da 1ª parte o marcador subiria até aos 4-0 depois de dois golos de Eusébio (17' e 35') e um de Coluna (21').

A eliminatória estava decidida e talvez por isso a equipa Benfiquista abrandou na 2ª parte, período em os suecos marcaram um gol por Björklund (que já tinha concretizado em Norrköping) ao minuto 62 para os suecos.

Eusébio fecharia a contagem do marcador aos 85 na sequência de um soberbo livre, lance que foi elogiado até pelo árbitro! Nessa noite, Eusébio mostrou novamente uma enorme mobilidade e faro pelo golo, rubricando o seu primeiro hat-trick pelo Benfica em jogos europeus de competições oficiais.




Ecos da vitória Benfiquista. Fonte: DL



A noite saldou-se por uma vitória robusta de 5-1 fazendo um resultado agregado de 6-2 que permitiu que o Benfica passasse à eliminatória seguinte onde viria a defrontar os checoslovacos do Dukla de Praga onde pontificava Josef Masopust.

As crónicas dessa noite europeia do Benfica reportam a superioridade Benfiquista embora a exibição tenha sido desigual nas duas partes e nem sempre satisfatória. Salientaram também a dureza praticada pelos suecos, o que motivou numerosas interrupções do jogo.
A inconstância exibicional da nossa equipa mereceu algum descontentamento do público Benfiquista, habituado a outro tipo de jogos e vitórias. A tradicional exigência Benfiquista!



O belo sol Lisboeta


Bem vistas as coisa, o melhor que os suecos levaram de Portugal foram os muitos momentos de turismo que disfrutaram debaixo do belo sol e paisagens de Lisboa. Sempre atenuou o resultado...

Como se referiu, o filme mostra-nos alguns desses momentos que nos transportam para uma Lisboa já desaparecida. Com carinho e alguma nostalgia, aqui ficam algumas capturas de ecrã.



























Catedral desaparecida


Depois do jogo pelo menos parte da comitiva sueca permaneceu em Lisboa e três dias depois aproveitou para assistir ao Benfica – CUF a contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional de Portugal de 1962-1963.

Captaram imagens desse jogo (ver texto -230- A propósito de um filme (I): sobre os céus de Lisboa) e por isso não resisto a colocar aqui mais algumas imagens da nossa na Catedral desaparecida.








Saudades da Catedral!





Alexandre1976

Um dos melhores tópicos deste fórum,sobretudo para aprofundar conhecimentos sobre a nossa história.O trabalho aqui feito sobretudo pelo user Red VC é simplesmente brilhante.

RedVC

Citação de: Alexandre1976 em 09 de Fevereiro de 2020, 19:27
Um dos melhores tópicos deste fórum,sobretudo para aprofundar conhecimentos sobre a nossa história.O trabalho aqui feito sobretudo pelo user Red VC é simplesmente brilhante.


Muito obrigado Alexandre1976  O0

Pela minha parte o tópico agora está em tempo de pausa mas não a investigação. Nos próximos meses só deverão aparecer coisas circunstanciais.

O que tenho publicado neste tópico cobre assuntos muito diversificados mas que tenham alguma ligação com o nosso querido Clube.

O primeiro texto foi publicado em 8 de Novembro de 2013. Passaram 6 anos e 3 meses ou seja cerca de 324 semanas. Até agora 251 textos o que dá cerca de 40 por ano. Nada mau para quem apenas pretende partilhar a paixão pelo Clube.

Há 3 motivações fundamentais para este trabalho acumulado:

1- Honrar. Resgatar, salientar e respeitar a memória de figuras Benfiquistas que maioritariamente já cá não estão.


2- Curiosidade. Satisfazer a minha curiosidade acerca da História do nosso Clube e verificar se algumas coisas que nos "vendem" são verdadeiras ou não. Fico feliz por já por várias vezes ter ajudado a revelar algumas inverdades.


3- Partilhar. O Benfiquismo tem de incluir a partilha. A partilha traz satisfação e contribuiu para a preservação do conhecimento. Eleva o Benfiquismo.


Não são muitos os que lêem e contribuem para este tópico mas esses, estou certo que foram, são e serão contribuintes e difusores do Benfiquismo informado.

Todos por um.




alfredo

#923
Citação de: RedVC em 09 de Fevereiro de 2020, 23:44
Citação de: Alexandre1976 em 09 de Fevereiro de 2020, 19:27
Um dos melhores tópicos deste fórum,sobretudo para aprofundar conhecimentos sobre a nossa história.O trabalho aqui feito sobretudo pelo user Red VC é simplesmente brilhante.


Muito obrigado Alexandre1976  O0

Pela minha parte o tópico agora está em tempo de pausa mas não a investigação. Nos próximos meses só deverão aparecer coisas circunstanciais.

O que tenho publicado neste tópico cobre assuntos muito diversificados mas que tenham alguma ligação com o nosso querido Clube.

O primeiro texto foi publicado em 8 de Novembro de 2013. Passaram 6 anos e 3 meses ou seja cerca de 324 semanas. Até agora 251 textos o que dá cerca de 40 por ano. Nada mau para quem apenas pretende partilhar a paixão pelo Clube.

Há 3 motivações fundamentais para este trabalho acumulado:

1- Honrar. Resgatar, salientar e respeitar a memória de figuras Benfiquistas que maioritariamente já cá não estão.


2- Curiosidade. Satisfazer a minha curiosidade acerca da História do nosso Clube e verificar se algumas coisas que nos "vendem" são verdadeiras ou não. Fico feliz por já por várias vezes ter ajudado a revelar algumas inverdades.


3- Partilhar. O Benfiquismo tem de incluir a partilha. A partilha traz satisfação e contribuiu para a preservação do conhecimento. Eleva o Benfiquismo.


Não são muitos os que lêem e contribuem para este tópico mas esses, estou certo que foram, são e serão contribuintes e difusores do Benfiquismo informado.

Todos por um.





Como sempre, Victor, grandes textos e maior trabalho aínda.
Por isso resta enaltecer os teus motivos nóbres e agradecer ao que conseguiste establecer aqui.
Tenho a certeza que, pouco a pouco, tal como aconteceu comigo, haverá pessoal a passar por aqui apenas por curiosidade, e encontrar um mundo de infromacao sobre o nosso benfica.
este tópico nao passa despercebido e qq dia será permiado ou recompensado.
um abraco

RedVC

Citação de: alfredo em 21 de Fevereiro de 2020, 11:21
Citação de: RedVC em 09 de Fevereiro de 2020, 23:44
Citação de: Alexandre1976 em 09 de Fevereiro de 2020, 19:27
Um dos melhores tópicos deste fórum,sobretudo para aprofundar conhecimentos sobre a nossa história.O trabalho aqui feito sobretudo pelo user Red VC é simplesmente brilhante.


Muito obrigado Alexandre1976  O0

Pela minha parte o tópico agora está em tempo de pausa mas não a investigação. Nos próximos meses só deverão aparecer coisas circunstanciais.

O que tenho publicado neste tópico cobre assuntos muito diversificados mas que tenham alguma ligação com o nosso querido Clube.

O primeiro texto foi publicado em 8 de Novembro de 2013. Passaram 6 anos e 3 meses ou seja cerca de 324 semanas. Até agora 251 textos o que dá cerca de 40 por ano. Nada mau para quem apenas pretende partilhar a paixão pelo Clube.

Há 3 motivações fundamentais para este trabalho acumulado:

1- Honrar. Resgatar, salientar e respeitar a memória de figuras Benfiquistas que maioritariamente já cá não estão.


2- Curiosidade. Satisfazer a minha curiosidade acerca da História do nosso Clube e verificar se algumas coisas que nos "vendem" são verdadeiras ou não. Fico feliz por já por várias vezes ter ajudado a revelar algumas inverdades.


3- Partilhar. O Benfiquismo tem de incluir a partilha. A partilha traz satisfação e contribuiu para a preservação do conhecimento. Eleva o Benfiquismo.


Não são muitos os que lêem e contribuem para este tópico mas esses, estou certo que foram, são e serão contribuintes e difusores do Benfiquismo informado.

Todos por um.





Como sempre, Victor, grandes textos e maior trabalho aínda.
Por isso resta enaltecer os teus motivos nóbres e agradecer ao que conseguiste establecer aqui.
Tenho a certeza que, pouco a pouco, tal como aconteceu comigo, haverá pessoal a passar por aqui apenas por curiosidade, e encontrar um mundo de infromacao sobre o nosso benfica.
este tópico nao passa despercebido e qq dia será permiado ou recompensado.
um abraco

Obrigado Alexandre  O0

Para a semana haverá uma pequena pérola da pesquisa.

Abraço!

alfredo

Citação de: RedVC em 21 de Fevereiro de 2020, 14:58
Citação de: alfredo em 21 de Fevereiro de 2020, 11:21
Citação de: RedVC em 09 de Fevereiro de 2020, 23:44
Citação de: Alexandre1976 em 09 de Fevereiro de 2020, 19:27
Um dos melhores tópicos deste fórum,sobretudo para aprofundar conhecimentos sobre a nossa história.O trabalho aqui feito sobretudo pelo user Red VC é simplesmente brilhante.


Muito obrigado Alexandre1976  O0

Pela minha parte o tópico agora está em tempo de pausa mas não a investigação. Nos próximos meses só deverão aparecer coisas circunstanciais.

O que tenho publicado neste tópico cobre assuntos muito diversificados mas que tenham alguma ligação com o nosso querido Clube.

O primeiro texto foi publicado em 8 de Novembro de 2013. Passaram 6 anos e 3 meses ou seja cerca de 324 semanas. Até agora 251 textos o que dá cerca de 40 por ano. Nada mau para quem apenas pretende partilhar a paixão pelo Clube.

Há 3 motivações fundamentais para este trabalho acumulado:

1- Honrar. Resgatar, salientar e respeitar a memória de figuras Benfiquistas que maioritariamente já cá não estão.


2- Curiosidade. Satisfazer a minha curiosidade acerca da História do nosso Clube e verificar se algumas coisas que nos "vendem" são verdadeiras ou não. Fico feliz por já por várias vezes ter ajudado a revelar algumas inverdades.


3- Partilhar. O Benfiquismo tem de incluir a partilha. A partilha traz satisfação e contribuiu para a preservação do conhecimento. Eleva o Benfiquismo.


Não são muitos os que lêem e contribuem para este tópico mas esses, estou certo que foram, são e serão contribuintes e difusores do Benfiquismo informado.

Todos por um.





Como sempre, Victor, grandes textos e maior trabalho aínda.
Por isso resta enaltecer os teus motivos nóbres e agradecer ao que conseguiste establecer aqui.
Tenho a certeza que, pouco a pouco, tal como aconteceu comigo, haverá pessoal a passar por aqui apenas por curiosidade, e encontrar um mundo de infromacao sobre o nosso benfica.
este tópico nao passa despercebido e qq dia será permiado ou recompensado.
um abraco

Obrigado Alexandre  alfredo O0

Para a semana haverá uma pequena pérola da pesquisa.

Abraço!

RedVC

Citação de: alfredo em 21 de Fevereiro de 2020, 17:29
Citação de: RedVC em 21 de Fevereiro de 2020, 14:58
Citação de: alfredo em 21 de Fevereiro de 2020, 11:21
Citação de: RedVC em 09 de Fevereiro de 2020, 23:44
Citação de: Alexandre1976 em 09 de Fevereiro de 2020, 19:27
Um dos melhores tópicos deste fórum,sobretudo para aprofundar conhecimentos sobre a nossa história.O trabalho aqui feito sobretudo pelo user Red VC é simplesmente brilhante.


Muito obrigado Alexandre1976  O0

Pela minha parte o tópico agora está em tempo de pausa mas não a investigação. Nos próximos meses só deverão aparecer coisas circunstanciais.

O que tenho publicado neste tópico cobre assuntos muito diversificados mas que tenham alguma ligação com o nosso querido Clube.

O primeiro texto foi publicado em 8 de Novembro de 2013. Passaram 6 anos e 3 meses ou seja cerca de 324 semanas. Até agora 251 textos o que dá cerca de 40 por ano. Nada mau para quem apenas pretende partilhar a paixão pelo Clube.

Há 3 motivações fundamentais para este trabalho acumulado:

1- Honrar. Resgatar, salientar e respeitar a memória de figuras Benfiquistas que maioritariamente já cá não estão.


2- Curiosidade. Satisfazer a minha curiosidade acerca da História do nosso Clube e verificar se algumas coisas que nos "vendem" são verdadeiras ou não. Fico feliz por já por várias vezes ter ajudado a revelar algumas inverdades.


3- Partilhar. O Benfiquismo tem de incluir a partilha. A partilha traz satisfação e contribuiu para a preservação do conhecimento. Eleva o Benfiquismo.


Não são muitos os que lêem e contribuem para este tópico mas esses, estou certo que foram, são e serão contribuintes e difusores do Benfiquismo informado.

Todos por um.





Como sempre, Victor, grandes textos e maior trabalho aínda.
Por isso resta enaltecer os teus motivos nóbres e agradecer ao que conseguiste establecer aqui.
Tenho a certeza que, pouco a pouco, tal como aconteceu comigo, haverá pessoal a passar por aqui apenas por curiosidade, e encontrar um mundo de infromacao sobre o nosso benfica.
este tópico nao passa despercebido e qq dia será permiado ou recompensado.
um abraco

Obrigado Alexandre  alfredo O0

Para a semana haverá uma pequena pérola da pesquisa.

Abraço!


Alfredo, as minhas desculpas. É o que dá fazer uma mensagem rápida de agradecimento quando se está a trabalhar...

Um abraço Alfredo!

Mufete

O melhor tópico deste fórum e que traduz na totalidade o seu nome.

RedVC

Citação de: Mufete em 23 de Fevereiro de 2020, 18:45
O melhor tópico deste fórum e que traduz na totalidade o seu nome.

Muito obrigado Mufete!  O0

RedVC

#929
-252-
116 anos de Paixão.



(por favor seja consciente. Se usar esta imagem dê-lhe o crédito devido)


Cumprem-se hoje os 116 anos da Fundação do nosso Clube.

Lembrando e homenageando os nossos 24 fundadores foi publicado um texto no blogue de Alberto Miguéns:






Não deixe de ler este artigo que é uma bonita evocação e uma homenagem aos fundadores e aos valores do Clube.

Recorda-se o dia 1 de 116 anos de uma História que é um orgulho para todos os Benfiquistas.

Lembrar estes pioneiros, os criadores primeiros do melhor e maior Clube Português é algo que hoje faz mais sentido do que nunca.

Os homens passam, o Benfica é eterno.