Evolução dos equipamentos do Benfica

Rodolfo Dias

Escondi o texto de introdução porque era grande como tudo  :ashamed:
Spoiler
Quem anda pela secção das imagens já viu alguns dos desenhos que eu já fiz a este respeito; todavia, depois de uma odisseia de quase dois meses, durante os quais a quantidade de cabelos brancos na minha cabeça aumentou exponencialmente, já consegui desenhar todos (ou quase, diria que a questão dos equipamentos alternativos para mim ainda está um pouco incerta) os equipamentos do Benfica desde os primórdios até os dias de hoje - exceptuando os das competições amigáveis. No total são 221 desenhos, baseados em informações de malta aqui do fórum, de informações lidas pela Internet, de fotos e/ou vídeos de jogos do Benfica e de alguns livros (os "Equipamentos com História" d'A Bola deram alguma ajuda mas possuem algumas incorrecções). Devo acrescentar que, ao contrário do que seria desejável, não desenhei o verso dos mesmos nem as meias - que me desculpem, mas a minha insanidade mental não chega para tanto. E adicionei uma pseudo-infografia apenas porque fica mais bonito e fofinho, e é por isso que não vou apresentar já todas as camisolas - agora segue um primeiro lote de 65, que são as que já estão prontas... - mas até ao advento das marcas desportivas e dos patrocínios eu diria que as datas de utilização são um bocado difusas e irregulares. Ah!, e estejam à vontade para comunicar erros e/ou imprecisões e/ou correcções.
Bom, mas chega de parlapier.
[fechar]

1905: o início


A primeira de todas. Se calhar está com um formato estranho mas eu continuo a dizer que não sei desenhar por aí além  :tomates:

Rodolfo Dias


Rodolfo Dias

1911: adição gradual do emblema à camisola



Refira-se que isto não era como agora, em que todos os atletas tinham o equipamento igualzinho. De tal forma que isto do acrescentar do emblema à camisola não aconteceu ao mesmo tempo, foi sendo feito consoante as posses de cada dono da camisola - e onde os emblemas estavam longe de ser iguais para todos, mas assumamos que de facto o eram (obrigado pela dica, Red!).

Rodolfo Dias

#3
1931:simplificação da camisola


Rodolfo Dias

#4
1933: regresso do emblema - entretanto renovado


Rodolfo Dias

1936: transformação do "ovo estrelado" em quadrado e engrossar da gola



(não sei se o intervalo temporal será o correcto, mas pronto)

Rodolfo Dias

1939: regresso do "ovo estrelado" e "decote" na camisola


Rodolfo Dias

1949: regresso da gola em bico e aparecimento de alternativo





Segundo um recorte que encontrei na net (do jornal "O Benfica", talvez?), o primeiro alternativo "a sério" que tivemos surgiu em 1944; todavia este foi o primeiro do qual encontrei fotos. Se calhar talvez devesse ter procurado melhor...

(a partir daqui já representei as camisolas apenas com mangas curtas. Talvez seja incorrecto, mas como isto foi feito quase de trás para a frente e a esmagadora maioria do que tinha feito estava com este design, assim ficou...)

Rodolfo Dias


Rodolfo Dias

1964: regresso à gola, desta vez sem bico, e aparição das quinas de campeão





Não sei exactamente em que ano começaram a ser colocadas as quinas de campeão nas camisolas dos vencedores: sei que foi algures pela década de 1960 mas sem ano certo.

Rodolfo Dias

1966: retiradas as quinas de campeão





A única diferença destas para as anteriores, como é bom de ver, é que na época anterior o Benfica não ganhou o título de campeão, por isso não pôde usar as quinas.

Rodolfo Dias

1967: regresso esporádico dos colarinhos





Há fotos deste período em que o Benfica aparece a jogar de colarinhos - aliás, a final de Wembley é jogada com a camisola branca de colarinhos encarnados - portanto camisolas de gola foram usadas nos mesmos anos com camisolas de colarinhos. Lá está, naqueles anos isto dos equipamentos não era tão rígido como agora...

Rodolfo Dias


Rodolfo Dias

1970: retirada das quinas de campeão





Talvez a minha representação de camisolas com e sem quinas, consoante a temporada, seja mais uma picuinhice minha que outra coisa. Mas achei que ficava bem, afinal de contas também fazem parte do equipamento.

Rodolfo Dias