Gloriosas caricaturas

RedVC

Gloriosas caricaturas


Tópico para caricaturas de todas as épocas, de todos os jogadores e figuras do Glorioso.

Seja cómicas, de escárnio, de exaltação, de crítica, de aprovação. Tolerante e delirante. E sempre que possível tentar dar crédito aos artistas.



Primus inter pares. Caricatura de Baltazar Ortega



Hugo Sarmento a propósito dos Gloriosos jogadores na digressão da AFL no Brasil em 1913. Caricaturados: Cosme Damião (médio); Álvaro Gaspar (avançado); Henrique Costa (defesa); Artur José Pereira (médio); Carlos Homem de Figueiredo (defesa/médio)



Álvaro Gaspar, o "Chacha". Caricatura de Domingos Pinto.



Os Campeões Europeus. Caricaturas Francisco Zambujal.



Rei! Caricatura de Henrique



Chalanix e Magnussobelix!



Imortais. Fonte: Ricardo Galvão in Revista de vinhos.


Está aberto o tópico.

RedVC

Rogério Pipi num jornal Brasileiro. Algures por volta de 1947.





Godescalco

Grande tópico, RedVC.

Houve já algumas caricaturas partilhadas por aqui noutros tópicos. É preciso ir lá vasculhar isso e trazer para aqui.

misteryeyes

Fantástica ideia RedVC, sempre que encontrar vou partilhando  O0



RedVC




RedVC


Eusébio. Por Ricardo Galvão

Muito bom este cartonista

http://rgalvao.blogspot.pt/

misteryeyes

Qual é que é a tua opinião, incluí-se cartoons também, ou só caricaturas?

Por exemplo sites como o Sapo e afins vão tendo regularmente cartoons sobre o Benfica, mas o conceito em relação às caricaturas não é bem o mesmo, que achas?

RedVC

Eu pensei mais nas caricaturas. O tópico é um espaço aberto. Até poderão caber ambos.

Dito isto se calhar as diferenças não são tão óbvias. No meu conceito existe uma riqueza maior no cartoon.

Na caricatura temos uma representação extremada de características pessoais e não tanto das suas ideias ou actos. Mas não é difícil resvalar para o cartoon que talvez possa ser entendido como um desenho humorístico com um elemento mais crítico mais satírico pois tem como alvo hábitos, pensamentos, incongruências, actos, etc. Bem mais agressivo mas talvez por isso mais rico.

Rodolfo Dias

Os livros d'A Bola sobre os campeonatos do Benfica (os dois últimos, pelo menos) trazem muitas caricaturas dos jogadores do plantel de cada uma das temporadas.

Quanto a cartoons, tenho aqui uma coisa pouca que tenho encontrado no Diário de Lisboa e nas edições d'A Bola que tenho cá por casa - sou mais fã destas que da simples caricatura, tenho de assumir.

Rodolfo Dias

#11
Mais on-topic, e reciclando imagens que o Çula colocou aqui há meses...


Vítor Silva, caricatura de Felix (?)


Toni, caricatura de Francisco Zambujal


Chalana, caricatura de Francisco Zambujal

RedVC

Otto Glória


Humberto Coelho


Artur Correia


Rui Jordão


João Alves


Carlos Manuel


Nuno Gomes

RedVC

SPORT LISBOA E BENFICA - 1940/1941

Crédito: Cadernetas e cromos



Crédito:  Santa Nostalgia. Caricatura Francisco Zambujal.

RedVC