Memórias Europeias - 1957, a estreia.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: pcssousa em 22 de Outubro de 2013, 19:22
Dos 11 jogadores que estiveram na nossa estreia na competição e também em competições europeias de clubes, 5 seriam campeões Europeus enquanto jogadores e Caiado seria como adjunto.
Curiosamente, Otto Glória planeara colocar Costa Pereira na baliza, mas uma lesão num treino, dias antes, levou a que fosse o Campeão Latino, José Bastos a actuar.
Bastos estaria também na inolvidável jornada de Berna, mas do lado de fora. Dias antes tinha, com a camisola do Atlético, apadrinhado a estreia de Eusebio com a camisola do Benfica, numa noite de festa que serviu para que se impusessem as faixas de campeões nacionais aos nossos jogadores e também para que os Bemfiquistas se despedissem destes e lhes desejassem boa sorte. Depois, Bastos meteu-se no seu Ford e rumou à Suiça, onde, na bancada gritou pelos seus e chorou de felicidade. Desceu ao balneário e abraçou os colegas um a um.

Esse jogo com o Atlético marca outro episódio engraçado. Guttmann, virou-se para Caiado e interroga-o: " Caiado, quem é este guarda-redes? É muito bom.", o adjunto respondeu-lhe " o sr. não se lembra do guarda-redes que dispensou há meses?"... Uma das muitas histórias peculiares à volta do húngaro. Mais serão contadas um destes dias.

Esta história do Guttman é muito boa.

Dandy





   Dortmund evoca e comemora os 50 anos passados sobre a mítica vitória (5-0) sobre a segunda equipa do Benfica.