O Recorde de Mortimore

Shoky

Citação de: pcssousa em 31 de Julho de 2013, 21:02
Ora eles vão em quantos jogos sem perder, 43 ou coisa que o valha, certo? Para baterem o record necessitam de não perder os próximos 14 jogos.
Veremos quem são:
1 - Setúbal (F)
2 - Marítimo (C)
3 - Paços de Ferreira (F)
4 - Gil Vicente (C)
5 - Estoril (F)
6 - Guimarães (C)
7 - Arouca (F)
8 - Sporting (C)
9 - Belenenses (F)
10 - Nacional (C)
11 - Académica (F)
12 - Braga (C)
13 - Rio Ave (F)
14 - Olhanense (C)

Ora bem, por acaso não pensam que o porto vai continuar a ganhar os jogos todos ad eternum, pois não?
Parece-me que quando se aproximar a hora de igualarem ou baterem o tal record acabarão por sentir a pressão como sentiram das duas outras vezes... sim, porque eles também a sentem e por vezes também borram a cueca. O jogo da última derrota, em Barcelos é exemplo disso, e o empate caseiro contra o Olhanense e com direito a penalty falhado, isto após nós termos empatado na Choupana, são sinónimo disso.

Curiosamente o jogo 15 é na Luz...e surge logo na única hipótese de não ser aí que se fodem...
Não vá o diabo tecê-las.

Olhando para esse calendário...está mais que batido o recorde.
Uma a uma...todos os nossos registos vão caindo. É doloroso.
Em 2010 éramos o único clube a ter terminado invicto. Agora eles têm dois titulos invictos...em 3 míseros anos.

Andris

E eles desses todos perdem com quem?

Só se for com o Paços...

Mais um recorde batido. :cry2:

HJDK

Só com o Rio Ave e com o Estoril é que se podem esbarrar. De resto é passeio.

Shoky

O pior nem é o recorde...é chegarem à Luz com 14 Vitória em 14 Jogos...
:buck2:

Andris

Citação de: HJDK em 02 de Agosto de 2013, 03:10
Só com o Rio Ave e com o Estoril é que se podem esbarrar. De resto é passeio.
Ainda pensei no Estoril, mas metade da equipa titular deles foram-se embora... Não sei.

O Rio Ave fala-se com o NES e está feito.

HJDK

Citação de: Andris em 02 de Agosto de 2013, 03:16
Citação de: HJDK em 02 de Agosto de 2013, 03:10
Só com o Rio Ave e com o Estoril é que se podem esbarrar. De resto é passeio.
Ainda pensei no Estoril, mas metade da equipa titular deles foram-se embora... Não sei.

O Rio Ave fala-se com o NES e está feito.
O porto não enfardou em vila do conde porque tem um pacto com o diabo. Marcou nos últimos 5 minutos e lá empatou a partida. O NES não anda lá muito amigo deles, já para a taça da liga partiu a loiça toda no flash interview..

HJDK

Citação de: Shoky em 02 de Agosto de 2013, 03:11
O pior nem é o recorde...é chegarem à Luz com 14 Vitória em 14 Jogos...
:buck2:
Isso, sinceramente, não acredito. Mas verdade seja dita, a nós benfiquistas só nos falta testemunhar um campeonato onde o porto some os jogos por vitórias.

pcssousa

Citação de: Andris em 02 de Agosto de 2013, 03:05
E eles desses todos perdem com quem?

Só se for com o Paços...

Mais um recorde batido. :cry2:
Sabes... ao longo de 70 campeonatos o porto perdeu em qualquer uma das épocas com equipas consideradas menores...
Isto de estar a olhar para o calendário e dizer que eles não perdem com ninguém tem que se lhe diga. Ninguém prevê com exactidão o futuro, sabemos lá o que se vai passar... vê lá que eu posso daqui a 5 min cair para o lado e morrer. Até podem não perder, mas também podem perder.
Por falar em invencibilidades, em tantas épocas têm dois campeonatos invictos, nós outros dois, isto demonstra a dificuldade da tarefa.

Nota-se que o porto está notóriamente mais fraco que na temporada passada e já percebí ao ver dois jogos deles que afinal o treinador não é grande espingarda, tendo do seu lado, claro, a tal coisa que no porto qualquer borra-botas ganha. Mas não pensem que se vai perpetuar isto de terminarem campeonatos invictos. Não vai.

pcssousa

Citação de: Dandy em 31 de Julho de 2013, 15:50








   Além do Benfica, em 1959, houve algum outro clube que tivesse perdido o campeonato nacional, em igualdade pontual, por um golo de diferença (marcado, curiosamente, no último minuto de jogo)?
Honestamente não me recordo de haver e penso mesmo que não. Além desse perdemos uma série de campeonatos em igualdade pontual mas com desvantagem nos confrontos directos e também ganhámos uns quantos assim. Há mais exemplos desses mas com outrros clubes, por exemplo, o sporting ganhou o titulo em 57/58 em igualdade pontual com o porto mas com vantagem no confronto directo, que por acaso foi de um golo.

Mas por exemplo em 54/55 vencemos o campeonato de uma forma curiosa, entrámos na última jornada em desvantagem pontual para o Belenenses. Para sermos campeões necessitávamos que o Belenenses empatasse ou perdesse na recepção ao sporting (que seria 3º), tendo nós que ganhar em casa ao Atlético.
Lá cumprimos o nosso papel, vencendo os de Alcântara por 3-0. E a 4 minutos do fim o Beleneses ganhava ao sporting por 2-1, mas um golo de Martins empatou o jogo e isso possibilitou que fôssemos campeões. O sportinguista, assim que terminou a partida, chorou e foi pedir desculpa aos jogadores "pasteis".

É assim o futebol e a vida...

Dandy


Dandy

#25


   De acordo com o zerozero:



   - Em 1937-38: Benfica campeão em igualdade pontual com o FCP

   - Em 1947-48: Sporting campeão em igualdade pontual com o Benfica

   - Em 1954-55: Benfica campeão em igualdade pontual com com o Belelenenses

   - Em 1955-56: Porto campeão em igualdade pontual com o Benfica

   - Em 1957-58: Sporting campeão em igualdade pontual com o FCP

   - Em 1958-59: Porto campeão em igualdade pontual com o Benfica (Teixeira marcou, no último minuto, o golo do Porto que nos deixou sem campeonato)

   - Em 1977-78: Porto campeão em igualdade pontual com  o Benfica




   Conclusão:


   Ganhámos 2 campeonatos em igualdade pontual e perdemos 4 campeonatos em igualdade pontual.
   Saldo final de 2 campeonatos contra.

   O Porto ganhou 3 campeonatos em igualdade pontual e perdeu 2 campeonatos em iguadade pontual.
   Saldo final de 1 campeonato a favor.

   O Sporting venceu 2 campeonatos em igualdade pontual e nunca perdeu um campeonato em igualdade pontual.
   Saldo final favorável de 2 campeonatos a favor.

   O Belenenses perdeu um campeonato em igualdade pontual.




pcssousa

Assim de cabeça e sem consultar nada, penso ser isso.

em 37/38 fomos campeões graças ao desempate no confronto directo, pois ganhámos 3-1 ao porto nas Amoreiras e empatámos a 2 no Estádio do Lima. Curiosamente o porto protestou esse campeonato alegando que achava injusto o campeonato ser atribuido ao Benfica pelo confronto directo, entendendo que o que deveria ser levado em linha de conta seria a diferença entre os golos marcados e sofridos ao longo da prova e, aí levariam vantagem sobre nós por 3 golos de diferença. Não há que levar a mal, o porto é e sempre foi assim, um clube de "vítimas de indignação". A resposta do Benfica? foi dada em campo... em jogo a contar para os quartos de final do Campeonato de Portugal, recebemos e batemos o porto por 7-0, com 5-0 ao intervalo... a chamada bofetada de luva branca ou o puxar dos galões de Campeão.

Em 47/48, perdemos devido ao confronto directo, apesar de  termos ido na 1ª volta à casa do sporting ganhar por 1-3 à casa do sporting, que marcaria o seu golo de honra a 1 min do fim na conversão de um penalty que, rezam as crónicas, teria sido discutível, acabámos por perder com eles em casa, Campo Grande, por 1-4 e, mesmo ganhando os 4 jogos que ficaram a faltar até ao termo do campeonato, acabámos por perdê-lo. Na verdade, o treinador do sporting, Cândido de Oliveira, Benfiquista confesso, espicaçou os seus jogadores como nunca, pois foi acusado de tentar engendrar uma táctica que levasse a equipa que orientava a perder o jogo de forma a atribuir o titulo ao Benfica... lagartíces...

54/55 já abordei no meu post anterior, resta acrescentar que Otto Glória foi campeão logo no seu ano de estreia por cá e que, sabendo que dependeriamos do resultado do sporting nas Salésias e portanto atrasou a nossa entrada em campo o mais possível, ordenando uma exibição das nossas classes de dança e uma entrada em campo após o intervalo bem demorada. Das Salésias chegaram boas notícias a 4 minutos do fim (faltavam 10 min para o termo do nosso jogo), graças ao golo do sportinguista Martins. O mesmo Martins chorou e pediu desculpa aos jogadores do Belenenses e, no dia seguinte, os jogadores Benfiquistas, demosntrando o cavalheirismo e a elevação moral que sempre caracterizou os Benfiquistas, deslocaram-se à sede do sporting para agradecerem a "ajudinha".

55/56, perdemos 3-0 nas Antas e não fomos além de um empate a 1 na Luz no jogo contra eles. Perdemos o Campeonato, mas ao contrário do que o porto tinha feito em 37/38 não reclamámos... No Benfica sempre se soube que os regulamentos e regras são para serm cumpridos... uma diferença que vem de longe.

58/59, perdemos um campeonato em que a 4 jornadas do fim tinhamos 3 pontos de avanço (quando a vitória valia 2), o que demonstra que a perda de vantagnes pontuais importantes não é de hoje nem apanágio de JJ... Na realidade, Bela Guttman chegou ao porto com importante desvantagem pontual mas foi recuperando terreno. Houve uma repetição do nosso jogo do Restelo que acabaria por nos desconcentrar e acabámso por entrar em desvantagem de golos para a última jornada, uma vez que o primeiro critério de desempate ditava um empate, 1-1 tanto nas Antas como na Luz. Teriamos que marcar mais 4 golos em casa contra a CUF do que o porto na deslocação a Torres Vedras... É o famoso "jogo do calabote", em que retardámos a nossa entrada em campo e em que Inocêncio Calabote marcou três penalties a favor do Benfica, sendo que segundo crónicas da época, apenas um levantaria dúvidas, mas deixando 2 claríssimos por assinalar, um deles mesmo a fechar o nosso jogo e numa altura em que o do porto já tinha acabado. Calabote, que já tinha sido castigado por literalmente ter "oferecido^" um campeonato de juniores ao sporting, tão criticado foi pelos (ir)responsáveis portistas, sem razão aparente que, face ao anterior castigo (penso que já teria ainda outro por um alegado benefício ao Belenenses), acabou irradiado, e o BEnfica perdeu o campeonato porque não conseguiu marcar mais um golo anta a CUF (vitória por 7-1)

77/78 - Perdemos o campeonato se3m que tenhamos sido derrotados. Terminá-mo-lo invictos, mas em igualdade pontual com o porto. Um 0-0 na primeira volta na Luz e um 1-1 na 2º volta nas Antas daria, à luz dos regulamentos actuais para que o Benfica tivesse sido Campeão, mas não foi, uma vez que nessa altura os golos fora não contavam como critério de desempate. Como tinhamos poucos golos marcados, apesar de só termos sofrido 11, tinhamos uma diferença de golos marcados e sofridos menor que o porto e perdemos oo campeonato. Aqui faço mea culpa pois só agora me lembrei que afinal havia também este campeonato que teriamos terminado em igualdade pontual com o primeiro e que teriamos terminado pela diferença de golos e não pelo confronto directo. Aqui penso terem sido 15 golos de diferença.



Bem, assim de cabeça e sem consultas acho que é isto. As minhas desculpas por não ter desenvolvido mais.


ricardoshearer

Citação de: Bakari em 12 de Fevereiro de 2012, 14:12
Já não chegava a maldição do Bella Guttman, este também tem uma???? Bom o melhor mmo è esperar pela maldição Jorge Jesus, nunca mais ir ao Jamor. Lololol
Quase acertas-te, a maldição do JJ é não vencermos mais finais...

Dandy





   Segundo o zerozero, em 58-59, no confornto directo empataram 0-0 no Porto e 1-1 na Luz. Se está correcto, ou errado, não sei.

   Ainda em relação ao campeonato de 1959:


   http://obelovoardaaguia.blogspot.pt/2013/02/opiniao-nunca-houve-um-caso-calabote.html





pcssousa

#29
Citação de: Dandy em 04 de Agosto de 2013, 14:42




   Segundo o zerozero, em 58-59, no confornto directo empataram 0-0 no Porto e 1-1 na Luz. Se está correcto, ou errado, não sei.

   Ainda em relação ao campeonato de 1959:


   http://obelovoardaaguia.blogspot.pt/2013/02/opiniao-nunca-houve-um-caso-calabote.html
É no que dá falar de cabeça sem ir confirmar ao que está escrito... 0-0 nas antas em Novembro e 1-1 na Luz, Teixeira marcou pelo porto aos 9 min e Salvador empatou aos 34. De toda a maneira e, isto é que interessa, o empate a zero ou a um é irrelevante, pois para efeitos der dsesmpate, à luz dos regulamentos da época, era exactamente igual.
A época encerrou, e acerca disto nem vale a pena confirmar, com a célebre final Benfica - Porto, ganha por nós com o golo de Cavém aos 15 segundos, ainda hoje o mais rápido de sempre em finais da Taça.

Fui confirmar tudo o resto que escrevi no post e está correcto.