Records Europeus do Benfica

VitorPaneira7

Citação de: lcferreira em 28 de Fevereiro de 2010, 00:18
Citação de: pcssousa em 25 de Fevereiro de 2010, 22:07
Depende, a UEFA decidiu não homologar a taça das cidades com feira, não a considerando como uma prova oficial da UEFA, coisa que deu muita polémica em 1992, aparentemente uma das razões para não a reconhecer foi o facto de esta nas primeiras edições ter sido disputada por colectivos de cidades e não por clubes,não podendo nem o Barça disputá-la sob as suas cores e tendo defrontado na final um colectivo da cidade de Londres com jogadores de vários clubes, entre os quais Chelsea, Arsenal e Tottenham, aqui deixo um link entre muitos que há, este por sinal de uma fonte insuspeita o Mundo Deportivo que tanto defende o Barça, sendo que o Barça foi o clube mais ganhador nesta competição.
http://hemeroteca.elmundodeportivo.es/preview/2003/09/23/pagina-7/552332/pdf.html

http://hemeroteca.elmundodeportivo.es/preview/1987/03/20/pagina-34/1264069/pdf.html?search=ganadores%20de%20las%20tres%20competiciones%20europeas

Julguem voçês mesmo, pois a mim nem me aqueçe nem arrefece esta decisão da UEFA.

A UEFA não contabiliza nenhuma prova que não tenha sido por eles criada, mas lá apoderar-se das bases é com eles, escumalha pura se é que me entendem.

De qualquer das maneiras, sei desse resultado pelo meu avô que era do Torino e me falava da 1ª grande vergonha dos clubes italianos em provas europeias, foi essa e uma da Juventus que levou 7 ou 8 de uns austriacos.

Se essa não conta, deveria lá estar os 3-0 com que foram brindados pelo estrela vermelha
é também o meu pensamento, a taça cidades com feira serviu de base para a taça uefa e merecia ser reconhecida.

lcferreira

E quem diz a UEFA diz a FIFA, foi assim com a Taça latina (Taça dos Campeões Europeus) e mais tarde com a Taça dos vencedores das taças para "premiar" quem vencia a taça do país, Taça das Cidades com Feira (Taça UEFA) e com a Intercontinental (Capeonato do Mundo de Clubes).

Mas são organismos que tutelam a bola e ninguém lhes faz frente, daí eu aceitar uma revolta dos clubes quando se começou a falar de criarem uma competição autonoma, por isso é que surgiu a Liga dos Campeões, tiveram medinho que a guita não lhes fosse parar ao bolso.

lcferreira

Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2010, 17:11
Compreendo, mas por exemplo o campeonato nacional de futebol é considerado oficial tanto pela FIFA como pela UEFA, embora não tenham sido elas a organizá-lo, aliás basta fazer uma pesquisa pelos sites deles.

Calma, estamos todos a confundir tudo.

Nem a UEFA nem a FIFA consideram a Taça Latina ou a Taça das "Feira" não oficial, o que eles não consideram é como uma prova de competições europeias como a Taça dos Campeões ou a UEFA nestes casos já com outros nomes, porque para ser uma competição de nível europeu teria de ser organizada por eles para "CONSIDERAREM" os vencedores "CAMPEÕES EUROPEUS".

Não sei se me fiz entender.... a única coisa que eles não fazem é homologar os vencedores porque a organização não tinha nada a ver com eles, o Campeonato Nacional/Taça são, porque são organizados pelas respectivas federações que por seu turno são filiados na UEFA (a liga é responsabilidade da federação apesar de ser dada a organização à Liga Profissional), já as Taças da Liga não, porque são provas exclusivas das ligas profissionais e não envolvem a federação.

pcssousa

Citação de: lcferreira em 22 de Fevereiro de 2010, 21:55
Citação de: pcssousa em 19 de Fevereiro de 2010, 20:59
Se o Benfica a tivesse ganho eu diria exactamente o mesmo porque eu só tenho uma palavra e por muito que defenda o meu clube isso não me tolda o discernimento, não há nada que a torne oficial. É a FIFA que comanda os destinos oficiais e a própria FIFA pela voz do seu presidente o disse e olha que nunca ouvi a FIFA dizer que a Liga dos Campeões ou um qualquer campeonato oficial não é oficial. Uma prova por ser disputada pelos campeões não a torna oficial, então se o Porto jogasse agora com o Barcelona isso faria desse jogo oficial?
Ainda não vi nenhum comunicado da UEFA a tornar a prova oficial, e a própria FIFA disse que nem reconhece o titulo nem reconhece a prova em si.
Mas tudo bem ficas na tua que eu fico na minha, é graças à pluridade de opiniões que as pessoas debatem as coisas e vão evoluindo! Os melhores cumprimentos!  O0

Exmo benfiquista, acho que o "rolo" vai na tua cabeça...

vou dar-te um ENORME exemplo nem que para isso e se quiseres, ir consultar aquilo que bem te apetecer.

São e foram sempre jogos oficiais, a organização foi sempre da UEFA e da CONMEBOL, se tens duvidas escreve para a UEFA que eles respondem-te, da mesma forma que a Liga dos Campeões é patrocinada pela Heineken ou pela Opel, a Intercontinental foi muitos anos (desde 1980) patrocinada pela Toyota, daí o jogo ser jogado no Japão, antes disso era jogada a 2 mãos e nas ultimas a 2 mãos o campeão europeu nem a jogava, quem jogava era o finalista vencido por desistencias do campeão europeu (lembro do Ajax, Bayern, Liverpool mas houve mais).

Hoje em dia, se fores perguntar à UEFA ou à FIFA, as Taças da Liga de qualquer país também não é uma competição oficial para eles por um simples motivo, não dá acesso a nenhuma prova organizada por eles e no entanto não deixa de ser uma competição oficial.

Só não vês o óbvio se não quiseres: http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=92577.html

Podes sempre é dizer que a FIFA não reconhece os vencedores da Taça Intercontinental como Campeões do Mundo, porque para isso teria de ser quem rege o futebol mundial a organizar a prova como agora.
Para mim uma competição europeia não organizada pela UEFA não conta para nada e uma competição mundial não organizada pela FIFA também não conta, seria como a associação de Lisboa organizar uma competição com a do Porto e a de Coimbra e dizerem que quem a venceu é o campeão nacional, ou seja um perfeito absurdo. A nivel continental quem manda é a UEFA e a um nivel supra continental é a FIFA, se nem a UEFA reconhece a Taça das Feiras nem a FIFA, a intercontinental como se pode ver:

http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html

Acrescento que a UEFA e a Comnebol não têm autoridade para reconhecer ou organizar competições supra-continentais a nivel oficial, mas tão só competições continentais uma vez que extravasa as suas competências, para isso é que existe a FIFA, assim como a federação portuguesa de futebol não organiza eventos continentais sem estes terem o selo da UEFA.
Sobre o titulo de campeão Mundial dou o exemplo de 2000 em que se disputou à mesma a taça intercontinental, ganah pelo Boca Juniors e o Campeonato do Mundo de Clubes ganho pelo Corinthians, afinal e para quem diz o contrário (sei bem que não foi o teu caso), quem foi o campeão do Mundo.
conclusão: entidades regionais organizam e tutelam competições regionais, entidades nacionais as competições a nivel nacional, entidades continentais as de nivel continental (entre equipas do MESMO continente), entidades Mundiais eventos entre equipas de continentes diferentes.
Assim sendo há muitos pessoas que vêm uma competição continental não tutelada pela UEFA não passa de um torneio particular, assim como uma competição interciontinental não tutelada pela FIFA.

A questão da taça das feiras é engraçada, até porque assim que a UEFA decidiu organizar um troféu seu organizaram logo maneira de o Barcelona e o Leeds disputarem um play-off para ver quem ficava com o troféu, aliás não deixa de ser cómico que o mesmo Barcelona disputou a Taça das Feiras e a dos Campeões simultâneamente em 60/61... Não deixa também de ser engraçadíssimo que quizessem que os titulos fossem homologados, até porque na primeira edição não entraram clubes, mas colectivos de cidades. Assim sendo, e atendendo ao facto de quem ganhou a final, embora jogando só jogadores do Barça, foi um colectivo de barcelona, actuando de camisa branca com o escudo da cidade e calções negros contra um 11 da cidade de Londres (jogadores do Arsenal, Chelsea, Tottenham, Leyton Orient, Fulham, west Ham) e que pelo caminho eliminou colectivos municipais como os de Basileia, Antuérpia e Frankfurt como querem que a UEFA a equipare a uma sua competição inter-clubes como a taça UEFA?

lcferreira

esquece, é impossivel debater contigo por escrito.

ainda não vi foi ninguém aqui dizer que quem vencesse a taça das feiras devia ser atribuida uma uefa nem com a latina uma taça dos campeoes europeus, não tinha lógica, mas é nisso que tu queres insistir.

tudo o resto que repetiste já se percebeu, mas queres levar a tua avante, força nisso.

tenta é entender o que os outros escrevem.

já te deste ao trabalho de perceber que se não fossem essas competições que para ti não contam para nada hoje não havia competições europeias/mundiais de clubes?

É a isso que se devia dar valor, mas os tacanhos que tutelam a bola são assim mesmo.

lcferreira

"Sobre o titulo de campeão Mundial dou o exemplo de 2000 em que se disputou à mesma a taça intercontinental, ganah pelo Boca Juniors e o Campeonato do Mundo de Clubes ganho pelo Corinthians, afinal e para quem diz o contrário (sei bem que não foi o teu caso), quem foi o campeão do Mundo."

Mas tu queres dizer o que com isso? acho que já me repeti várias vezes... sem a Intercontinental nunca haveria uma competição como o Mundial de clubes.

pcssousa

Benfica 5 - Real Madrid 1, a maior derrota de sempre dos madridistas em competições europeias:

Shoky

Retirei o record da Sampdoria do 1ºpost...

Era engraçado avisar a UEFa acerca dos vários erros que eles têm, acerca de resultados, cujo record é pertença do Benfica .

Dandy

Citação de: Shoky em 02 de Março de 2010, 21:29
Retirei o record da Sampdoria do 1ºpost...

Era engraçado avisar a UEFa acerca dos vários erros que eles têm, acerca de resultados, cujo record é pertença do Benfica .





   Enviei anteontem um correio para a UEFA, em inglês, avisando-os dos 5 a 1 ao Real.



   Responderam no mesmo dia, o que é sempre mau sinal: enviaram uma daquelas respostas genéricas e automáticas.



   Temo que tardem anos a fazer as necessárias correcções.




Dandy






   Isto não é propriamente um recorde... ou talvez seja, não sei.



   Só para informar, para quem não sabe, que o Glorioso Sport Lisboa e Benfica foi a melhor equipa, DE TODA A EUROPA, no decorrer dos 10 anos que compuseram a década de 60.



   Nenhuma equipa fez melhor.



   Para além de 2 títulos continentais, 61 e 62, o clube foi, ainda, 3 vezes vice-campeão europeu, registando, dessa forma, o melhor palmarés europeu de toda a década.



   Em 10 anos, disputámos a final por 5 vezes... feito que somente o Real Madrid pode, igualmente, assinalar no seu palmarés.



   Facto que nenhum outro clube português ousou, sequer, imaginar.




pcssousa

Ainda sobre os 5-1 ao Real Madrid, crónica de Rui Tovar:

Anos 60: a noite dos cinco na febre das quartas-feiras à noite

Há 45 anos, com transmissão em directo na RTP e na TVE, o Benfica fez um dos melhores jogos europeus de sempre (5-1 ao Real Madrid) na Luz

Há qualquer coisa de mágico nas noites europeias na Luz. Sejam elas à terça-feira, com a queda do Muro de Berlim, ou à quarta, como muitas, mas especialmente aquela de há 45 anos, quando o Benfica destroçou o Real Madrid, tetracampeão espanhol e vice-campeão europeu, por 5-1 na maior derrota até então do colosso espanhol - daí para a frente, só o Milan conseguiu afundar ainda mais o orgulho dos madridistas com o memorável 5-0 em 1989.

A história dos 5-1 não começa nem acaba nesse 24 de Fevereiro de 1965. Antes, muito antes, ainda na pré-época, mais precisamente em Agosto de 1964, o Benfica testou um novo Real Madrid, órfão de Di Stéfano pela primeira vez desde 1953. A idade (38 anos) já pesava e o avançado recebeu a carta de desobrigação, pelo que foi procurar um clube que precisasse dele, que acabou por encontrar em Barcelona, no Espanyol. Sem o génio argentino, o Real Madrid ficou privado do seu maior talento e o jogo da equipa ressentiu--se, o que ficou à vista nas meias--finais do prestigiado Torneio Ramón Carranza, em Cádis, onde o Benfica deu cartas com um espantoso 2-1 sobre o Real Madrid, com golos de Eusébio (17'), Puskas (62') e Torres (90'+3). Depois da vitória sobre o pentacampeão europeu na final da Taça dos Campeões em 1962 (os famosos 5-3 em Amesterdão), o Benfica surpreendia novamente o Real Madrid. E quando o sorteio da UEFA, a 17 de Dezembro de 1964, pôs frente a frente as duas potências ibéricas, nos quartos-de-final da Taça dos Campeões, o clamor por vingança desportiva fez-se ouvir pelos quatro cantos da capital espanhola. Isso de nada valeu para abafar a superior qualidade do Benfica, assente num Eusébio verdadeiramente endiabrado e ainda não reconhecido pela imprensa internacional como O Eusébio. Prova disso é o facto de Pachín, defesa-esquerdo do Real Madrid, ter-se metido com José Augusto, o fantástico extremo-direito do Benfica, com frases sobre o indomável Pantera Negra. "Quando já estava 3-0, com um golo meu e outros dois do Eusébio, qual deles o mais vistoso, o Pachín só me dizia 'mira, que este negrito es impresionante', 'este negrito es fuerte', 'que aparece en todo lado' e 'que no para nunca'."

Eusébio, que por essa altura já levava 19 golos na Taça dos Campeões em apenas 20 jogos, deu um banho de bola, bem acolitado pelos extremos José Augusto e Simões, autores do 1-0 e 4-1, respectivamente, sem esquecer o capitão Coluna, que fixou o resultado. Nessa noite, toda a Espanha ficou rendida a Eusébio e ao Benfica. Ao intervalo, 3-0. No fim, 5-1. A diferença entre os dois clubes foi enorme e, desta vez, nem foi preciso ler os jornais do dia seguinte para a constatação de tal facto, porque o jogo passou na televisão. Coisa rara em Portugal. E também em Espanha. Mesmo com o Estádio da Luz a abarrotar com 80 mil adeptos ruidosos (disso mesmo se queixou Miguel Muñoz, treinador do Real Madrid, que não conseguia ouvir a sua própria voz "naquele espectáculo"), as televisões dos dois países - TVE e RTP -, deram o jogo em directo e a distância entre Benfica e Real Madrid foi tão grande, tão grande, tão grande, que a equipa espanhola apanhou um avião sem escala em Madrid e só parou em Barcelona, onde iria jogar no domingo seguinte, para a Liga espanhola, com o eterno rival. Aí, deu-se bem (2-1) mas os jogadores não se livraram de uma valente assobiadela no Aeroporto El Prat e no próprio Camp Nou, com dizeres trocistas, do género "o império caiu".

Sejamos francos, foi uma noite inesquecível, e só Puskas não quis ver isso. No dia seguinte à debacle, já em Barcelona, o húngaro desculpou-se com o árbitro inglês Howley, que não assinalou dois penáltis, e quando confrontado por um jornalista com a vergonhosa exibição que até passou na televisão, respondeu torto: "A televisão engana bastante e não dá uma imagem exacta dos acontecimentos." Ora aí está um exemplo de quem não acredita que uma imagem vale mais que mil palavras. Confuso? Não, Confúcio.

http://www.ionline.pt/conteudo/48120-anos-60-noite-dos-cinco-na-febre-das-quartas-feiras--noite

Dandy






   Já não me lembraria dos 5-0 do Milan ao Real, não o tivesse lido agora.



   Menos um recorde do Benfica.




pcssousa

É verdade, passou-nos esse jogo de san ciro penso que de 89...

SLB É O REI DO MUNDO

Mais um Recorde:   Maior derrota do Herta de Berlim fora 0-4 na LUZ !

_Benfiquista_

Citação de: pcssousa em 08 de Março de 2010, 19:25
É verdade, passou-nos esse jogo de san ciro penso que de 89...
Sim foi nas meias-Finais ta TCE de 1988-1989