Mercado: Liga Portuguesa

scott

Este tópico serve para seguir jogadores da Liga Portuguesa, os quais frequentemente nós - adeptos - e a direcção ignoram para olhar para ligas estrangeiras. Criei-o porque não existe nada para o efeito.


O Benfica não tem hábito de comprar em Portugal. Hoje, só 5 (Artur, Mika, André Almeida, Jardel e Djaló) vieram de clubes portugueses. Destes, só um é titular.

Os nossos rivais olham tradicionalmente bastante mais para o mercado interno. O Porto foi buscar 11 do actual plantel, o Braga 18. O Sporting não tem muitos, mas compensa com vários das camadas jovens.

Seria interessante descobrir valores interessantes nas nossas ligas e discuti-los.

scott

#1
Aproveito e começo eu a lançar alguns nomes - não olhando para FCP e Sporting.

Guarda-Redes:


Jan Oblak, U. Leiria (emp. Benfica) - Eslovénia
Consistentemente o melhor em campo do Leiria desde que chegou. Foi MoM contra o Marítimo (defendeu tudo o que havia para defender) e Nacional. Foi o melhor/dos melhores do Leiria contra o Porto, Paços e Académica. E tem a ligeira vantagem de ser nosso. Reflexos rápidos, muito elástico, estatura relativamente elevada (1.85m) e extremamente jovem (19 anos). Tem tudo.



Romuald Peiser, Académica - França
Uma das principais figuras da Académica nos últimos dois anos, depois te ter sido das principais figuras da Naval também por dois anos. Eficaz no jogo aéreo, bons reflexos e transmite tranquilidade à defesa. Já não é um jovem, mas tem qualidade.



Rui Rêgo, Beira-Mar - Portugal
Não é nenhum jovem (31 anos) e passa muito despercebido. A verdade é que sofre muito poucos golos e tem assinado boas exibições.


Outros destaques: Adriano (Gil Vicente), Vladan (Nacional), Cássio (P. Ferreira), Nilson (V. Guimarães), Peçanha (Marítimo) - estes dois últimos, se jogassem sempre como jogam com o Benfica, seriam vedetas internacionais.

Conclusão: O nível médio dos guarda-redes da nossa liga é bom, mas dificilmente algum destes guarda-redes, para além do Oblak e do Peiser, teria lugar entre os 3 do Benfica.



Defesas:


Yohan Tavares, Beira-Mar - Portugal
Central. A dupla Yohan / Hugo é das que menos golos sofre neste campeonato, apesar da pobre posição do Beira-Mar. Eficaz e forte, principalmente no jogo aéreo. Relativamente jovem (24 anos).



Roberge, Marítimo - França
Central. Boa surpresa nesta temporada, e o patrão da defesa do Marítimo. Relativamente jovem (24 anos), alto, forte na antecipação.



Cédric Soares, Académica (emp. Sporting) - Portugal
Lateral-direito. Defende e ataca bem, forte tecnicamente, muito jovem (20 anos). Pena ser do Sporting.


Outros jogadores: Júnior Caiçara (lateral-esquerdo/direito do Gil Vicente), Joãozinho (lateral-esquerdo do Beira-Mar), Rúben Ferreira (lateral-esquerdo do Marítimo), Cláudio (central do Gil Vicente), Hugo (central do Beira-Mar), Abdoulaye (lateral-direito da Académica).

Conclusão: Nenhum tira lugar a Maxi, Garay e Luisão. Já Joãozinho, apesar de jovem, tenho dúvidas de que não tirasse o lugar a Emerson. Cédric poderia ser uma boa alternativa de futuro a Maxi, não fosse do Sporting.



Médios:


Hugo Viana, SC Braga - Portugal
Tem um passe teleguiado, bom toque de bola e experiência. Aos 29 anos, tem uma carreira pouco constante, mas tem estado em óptima forma e é um dos pilares indiscutíveis do Braga.



Adrien Silva, Académica (emp. Sporting) - Portugal
Bom médio defensivo, seguro em tarefas defensivas (cortar linhas de passe, recuperações) e forte a lançar jogo (transporte de bola, passe, golos). Talvez um pouco lento. Ainda assim, esperança do futebol português e do Sporting, com 22 anos.



Ludovic, Feirense - Portugal
Extremo rápido, tecnicista e com bom passe. Joga com os dois pés e tem apenas 21 anos. Contra o Benfica deu muito trabalho a Emerson. Duvido que fique muito tempo por Santa Maria da Feira...


Outros jogadores: Urreta (V. Guimarães / Benfica), Artur (Beira-Mar), Manuel José (Beira-Mar) Rafael Miranda (Marítimo), Roberto Sousa (Marítimo), Custódio (SC Braga), Cauê (Olhanense), John Ogu (U. Leiria).

Conclusão: Será que Hugo Viana não enriqueceria o leque de opções do Benfica? Ou mesmo o nosso Urreta? Ludovic e Cauê poderiam ser apostas de futuro? É interessante ver que há mais jogadores de nacionalidade portuguesa entre os melhores da liga - um reflexo daquilo que nós, Portugueses, fazemos melhor (e pior).



Avançados:


Lima, SC Braga - Brasil
0.76 golos por jogo, lidera a tabela de melhores marcadores da época. Explodiu esta época, após duas épocas medianas - uma no Braga, uma em Belém - e está em altíssima forma. Remate potente, forte fisicamente e muito rápido - aparece bem a finalizar dentro da área, e a desiquilibrar fora dela. Com 28 anos, está no pico da carreira.



Melgarejo, P. Ferreira (emp. Benfica) - Paraguai
Rápido, eficaz, bom pé esquerdo, desiquilibrador. Tem algumas parecenças com Rodrigo. Tem que evoluir em alguns aspectos (posicionamento, passe), mas tem um futuro auspicioso pela frente.



Éder, Académica - Guiné-Bissau
Um tractor: forte fisicamente e raçudo. Tem vindo a cair de produtividade, tal como todo o ataque da Académica, mas começou bem a época. 24 anos.

Outros jogadores: Hugo Vieira (Gil Vicente), Atsu (Rio Ave), Kelvin (Rio Ave / Porto), Ukra (SC Braga), Hélder Barbosa (SC Braga), Diogo Valente (Académica), Djaniny (U. Leiria / Benfica)

Sumário: Lima e Melgarejo poderiam tirar lugar a Saviola nas opções do ataque do Benfica?

Manpaz1904



Abdullah Alhafith

Posição: Defesa-central
Nacionalidade: Árabe
Altura: 1,88m
Peso: 75 kg
Idade: 19
Clube: U. Leiria

Chegou em Janeiro à U. Leiria. Só fez 1 jogo (contra o Marítimo, em que os leirienses perderam 1-0). Está na sua 1ª época a nível sénior, e para quem veio de um país tão diferente de Portugal, até mostrou alguns pormenores interessantes.

Manpaz1904



Rafael Lopes

Posição: Avançado
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,85m
Peso: 75 kg
Idade: 20
Clube: V. Setúbal

Vi-o jogar inúmeras vezes ao serviço do Varzim. Na época passada, fez 27 jogos na Orangina e marcou 10 golos. Bom registo apesar de o clube ter descido. Era a sua 1ª época como sénior... Agora, na 2ª época, está ao serviço do V. Setúbal, por quem assinou contrato de 3 anos. Não tem jogado muito. Em todas as competições, foi titular 7 vezes e suplente utilizado em 14. Tem 3 golos marcados.
Principais qualidade:
- Jogo aéreo (é o seu ponto forte);
- Força física;
- Mobilidade.
Esteve na selecção portuguesa sub-20 que foi vice-campeã do Mundo.

André Sousa

Não gosto do Rafael Lopes.

Adorava ter o Adrien no Benfica. Joga muito.

Manpaz1904



Christian

Posição: Avançado
Nacionalidade: Nigeriana
Altura: 1,90m
Peso: 77 kg
Idade: 18
Clube: P. Ferreira

Ainda é júnior de último ano! Chegou no Verão ao clube da Mata Real, onde foi integrado no plantel júnior. Destacou-se e em Janeiro foi inscrito para actuar pela equipa principal.
No 1º jogo que fez para o campeonato (à 16ª jornada, frente ao Setúbal) entrou aos 78 minutos e ainda foi a tempo de sofrer uma falta dentro de área que permitiu ao P. Ferreira ganhar o jogo. Algo que não acontecia há 3 meses. De lá para cá, actuou em mais 4 partidas, sempre saindo do banco. Marcou frente ao Feirense, na 18ª jornada.

Manpaz1904



Júnior Caiçara

Posição: Defesa-lateral
Nacionalidade: Brasileira
Altura: 1,72m
Peso: 65 kg
Idade: 22
Clube: Gil Vicente

É destro, mas joga nos dois lados da defesa. Está na sua 2ª época ao serviço do clube barcelense (novamente por empréstimo do Santo André) e tem sido dos destaques da equipa. Rápido, raçudo, jovem e polivalente... Por vezes é um bocado trapalhão com a bola nos pés. Joga melhor no lado direito, mas por força das circunstâncias actua no lado esquerdo. Na época passada fez 28 jogos na Orangina e 6 na Taça da Liga. Marcou 2 golos. Esta época tem 24 jogos. 19 no campeonato, 1 na Taça de Portugal e 4 na Taça da Liga.

Manpaz1904



Tó Barbosa

Posição: Avançado
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,85m
Peso: 75 kg
Idade: 19
Clube: Gil Vicente

Começou a jogar futebol no clube da sua terra. Varzim. Quando chegou à idade júnior, foi jogar para o Ninense (Nine - da freguesia do concelho de Famalicão) por convite do treinador Sérgio Rodrigues que tinha trocado... O Varzim pelo Ninense. Nesse clube, só actuou 1 época. Marcou mais de 40 golos. Foi jogar para o Gil Vicente, onde cumpriu a última época de júnior. Marcou cerca de 25 golos e chegou inclusive a estrear-se na Orangina. Esta época, na sua 1ª época de sénior, ficou no plantel principal do Gil Vicente, visto que no princípio da época havia escassez de avançados. Até ao momento tem 5 jogos realizados no campeonato e 2 na Taça da Liga. Curiosamente, jogou na 1ª e 2ª jornada do campeonato, frente a... Benfica e FC Porto. Não tem nenhum golo marcado. Foi recentemente chamado à selecção sub-20 portuguesa.



Rui Faria

Posição: Médio-ofensivo/Avançado
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,90m
Peso: 80 kg
Idade: 19
Clube: Gil Vicente

Se o colega de cima marcou muitos golos ao serviço dos juniores barcelenses, muito o deveu a Rui Faria, que actuava como médio-ofensivo daquela equipa. Bom pé esquerdo, alto, forte fisicamente e com remate fácil. Peca por ser pouco empenhado em tarefas defensivas. Também pode actuar como avançado, apesar de se destacar mais na construção de jogo.

Curiosidades:
- Agenciado por Jorge Mendes;
- É sobrinho de Rui Faria, "braço-direito" de José Mourinho;
- Já esteve à experiência no Chelsea, Fulham e West Ham;
- Benfiquista ferrenho.

Manpaz1904



João Amorim

Posição: Defesa-direito
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,78 m
Peso: 74 kg
Idade: 19
Clube: V. Guimarães

Este tem tudo para ser craque. Começou a jogar futebol no clube da sua terra, o Ribeirão. Com 10/11 anos, foi para o Vitória, onde rapidamente se afirmou. Esta época, passou a sénior. Foi emprestado no Verão ao Freamunde, onde foi titular 16 vezes para o campeonato em... 16 jogos possíveis. Em Janeiro regressou ao Vitória, para compensar a saída de Tony (que foi para o P. Ferreira). Até ao momento só fez 1 jogo (90 minutos frente ao Santa Clara para a Taça da Liga). Mais tarde ou mais cedo, agarra o lugar na defensiva vitoriana. É frequentemente chamado às selecções jovens, sendo que actualmente representa os sub-20.

Curiosidade:
- No Verão de 2010, o V. Guimarães, que estava à procura de um encaixe financeiro razoável, tinha tudo acordado com o Chelsea para a sua transferência, por uma verba a rondar os 2 milhões de euros. Porém, houve o negócio fugaz do Bebé. Isso permitiu ao Vitória encaixar dinheiro e assim Amorim cumpriu a última época de júnior ao serviço do clube de D. Afonso Henriques.

R€ny

Manpaz, o Tó Barbosa é tão fraquinho, só tem força...
Fala no Zé Luis, é bem melhor e pouco mais velho...

Manpaz1904

Citação de: R€ny em 06 de Março de 2012, 04:04
Manpaz, o Tó Barbosa é tão fraquinho, só tem força...
Fala no Zé Luis, é bem melhor e pouco mais velho...
Fraco? A nível júnior era do melhor que havia (para uma equipa como o Gil...)... A nível sénior pouco tem jogado.
O Zé é craque. Esse não engana. Até agora falei de jogadores menos reputados.

scott

Foi uma falha não ter falado deste miúdo,


Salvador Agra, Olhanense - Portugal
Extremo tecnicista, bom no 1 para 1. É desequilibrador, forte em movimentos na ala para a linha e no cruzamento. Tem bom toque de bola, mas falta-lhe alguma qualidade de passe e recepção. Tem apenas 21 anos e muito que evoluir. Formado no Varzim, joga Olhanense. O problema é que já tem as malas feitas para Sevilha, onde vai ser vizinho do Baba, no Bétis. A transferência custou 200 mil euros (por 90% do passe), nada que não estivesse ao alcance das equipas Portuguesas de maior dimensão.

EPluribusUnum


MMeira

s o christian tem 18 anos, eu tenho 7....

Manpaz1904

Citação de: MMeira em 06 de Março de 2012, 17:53
s o christian tem 18 anos, eu tenho 7....
Mania de duvidar da idade dos negrinhos  :crazy2: