F1

4ever Red Devil

Fica a noticia do LusoMotores. A competição deve mesmo arrancar nos intervalos da F1 e é destaque em vários sites brasileiros.

FC Porto prepara entrada no mundo do automobilismo      

Tiago Monteiro é o piloto pretendido pelos dirigentes portistas para representar o clube na Superleague Formula, mas o ex-piloto da Jordan e da Midland acredita que poderá regressar à F1 já em 2008.

O Futebol Clube do Porto em Portugal, mas também o AC Milan (Itália), o PSV Eindhoven (Holanda) e o Olympiakos (Grécia) estão a preparar a respectiva entrada numa nova categoria do desporto automóvel, e que terá o nome de Superleague Formula. Lançada para já com a participação dada como certa por parte destes quatro emblemas do futebol mundial, os responsáveis por esta iniciativa garantiram desde já que outros clubes poderão juntar-se à ideia, entre eles o Real Madrid e o Barcelona em Espanha, o Boca Juniors na Argentina ou o Flamengo no Brasil, tudo para que seja possível que em Agosto de 2008, altura em que deverá ser colocada em pista a primeira corrida desta nova categoria do desporto automóvel, possam estar em pista pelo menos 20 carros.

A ideia dos organizadores desta nova competição para monolugares é conseguir um campeonato que possa ombrear com a Fórmula Um, mas usando uma estratégia diferente, com carros em tudo idênticos para cada uma das equipas, sendo um carro por clube, um pouco ao jeito do que já hoje se passa com o campeonato A1 GP, em que corre um monolugar por país, mas aqui, nesta nova competição, tirando partido do mediatismo imediato que o facto dos carros estarem associados aos clubes poderá trazer desde o arranque do novo campeonato. Paolo Maldini posou ao lado do monolugar já revelado com as cores do AC MilanAo mesmo tempo, a ideia é permitir que esta nova Superleague Formula aconteça preferencialmente durante os "tempos mortos" da Fórmula Um, motivo pelo qual está a ser apontada a data do final de Agosto de 2008 para o arranque da nova modalidade.

Para já, o AC Milan foi o primeiro clube a apresentar o seu monolugar, numa cerimónia em que Paolo Maldini, o capitão dos "rossoneri", teve oportunidade de se sentar dentro do carro decorado com as cores do clube italiano revelado no centro de treinos do AC Milan, em Milanello, numa cerimónia a que compareceram os principais responsáveis pelo clube.

Deste primeiro monolugar, sabe-se para já que o carro do AC Milan foi construído pela fábrica americana Elan Motorsports, de onde saiu um monolugar que, em pista, deverá receber um motor V12 de 750 cavalos e 4,2 litros desenvolvido pela Menard, sediada em Leafield, na Inglaterra. Já em relação à competição, sabe-se desde já que os clubes que entrarem em pista deverão competir em cada prova por um prémio que deverá rondar o milhão de euros para cada triunfo.

Durante a apresentação desta nova competição, que teve lugar esta segunda-feira em Milão, os organizadores adiantaram que estão a ser ultimados contactos no sentido de serem chamados para esta competição outros clubes como o Real Madrid, Barcelona e Valencia (Espanha), Inter de Milão (Itália), Lyon e Olympique de Marselha (França), Borussia Dortmund e Schalke 04 (Alemanha), Boca Juniors (Argentina), Basileia (Suíça), Galatasaray (Turquia), Anderlecht (Bélgica), Gotemburgo (Suécia), Lokomotiv Moscou (Russia), América (México), Shanghai Shenua (China) e Bluewings (Coreia).

FC Porto quer Tiago Monteiro

A exemplo do que acontece com o campeonato A1 GP, cada clube terá um só monolugar em pista, o qual deverá ser entregue a um piloto, havendo um segundo elemento para cada equipa que surgirá como piloto de testes. Ao que o LusoMotores conseguiu apurar, o FC Porto já terá tentado o contacto com Tiago Monteiro, no sentido de o sondar sobre o eventual interesse do ex-piloto de Fórmula 1, um "dragão" confesso, neste novo campeonato a partir de Agosto de 2008. Para já não houve uma acordo definitivo, até porque o piloto, natural da cidade do Porto, e que este ano irá competir no campeonato WTCC integrado na equipa oficial Seat, espera poder regressar na próxima temporada à Fórmula Um, mas caso isso não seja possível, então Tiago Monteiro até poderá ver com bons olhos o ingresso neste campeonato por certo mediático.

Curiosamente, o primeiro clube a avançar com a apresentação de um monolugar para a participação num campeonato de automobilismo entre clubes foi o Benfica, em 2001, tendo mesmo exibido um monolugar nas instalações do antigo Estádio da Luz, com Pedro Lamy a ser então indicado como o piloto que iria defender as cores do clube. A verdade, porém, é que a competição apresentada naquela época, em tudo idêntica ao modelo agora proposto para arrancar em Agosto do próximo ano, nunca foi efectivamente para a frente no passado, e o projecto do Benfica morreu no papel.

Curiosamente, o projecto de campeonato apresentado para decorrer ao jeito da agora revelada Superleague Formula foi apelidado de "Premier 1 GP", tendo mesmo recebido luz verde para avançar por parte do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Naquela data, a ideia era colocar em pista uma competição com 24 monolugares em representação de outros tantos clubes, tendo sido dado como confirmados clubes como o Feyenoord, Valencia, Lyon, Bordeaux, Anderlecht e Leeds, para além do já referido Benfica.

Na apresentação da competição, em 2001, foi fito que a primeira prova deveria acontecer a 14 de Julho de 2002, em Portugal, com encerramento no dia 10 de Novembro, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para uma competição em que os carros seriam construídos pela Reynard, com motores V10 fornecidos pela Judd. O que é facto é que aquele campeonato nunca avançou, o Autódromo do Estoril, que deveria receber a prova, é actualmente apontado como não tendo condições para receber provas de Fórmula Um e, provavelmente, também desta nova categoria a criar, o circuito carioca de Jacarepaguá foi parcialmente destruído, o fabricante de chassis faliu e o organizador do Premier 1 GP, Colin Sullivan, nunca mais deu quaisquer explicações sobre as razões que impediram a continuidade do evento.

Entretanto, com a criação do campeonato A1 GP, auto-intitulado como a Taça do Mundo do automobilismo,nunca mais se falou sobre a relação entre futebol e automobilismo, pelo menos até à apresentação, esta segunda-feira, em Itália, da SuperLeague Formula revelada em Milão.

Por cá, e em relação aos três clubes ditos "grandes", o único que acabou por ter participações efectivas no automobilismo de competição nos últimos anos, conseguindo mesmo a "conquista" de alguns títulos, foi o Sporting, através da participação de Rodrigo Gallego no Campeonato do Mundo de F1 Históricos, uma competição que aquele piloto venceu usando as cores do clube de Alvalade. Gallego, aliás, fez questão de oferecer o troféu conquistado ao Sporting Clube de Portugal que entretanto o colocou em exposição nas instalações do Museu do Clube, no novo Estádio Alvalade XXI.


FCP:



AC Milan:


Di Nes

o Carro está num salão de automoveis no centro comercial do estadio da luz(onde estão os stands de carros).

JM21

eu vi no programa "Grelha de Partida" da sporttv à 1 mes +/- que talvez o benfica rambém participe...
:slb2:

Imperador04

eu quero que o benfica partecipe e roube o tiago monteiro ao porto

Analítico

#34

BENFICA NO PROJECTO FÓRMULA 1 DE CLUBES -



Aqui há tempos atrás, julgo que já nesta direçcão, muito se falou de um campeonato tipo Fórmula 1, em que correriam escuderias associadas aos maiores clubes de futebol europeus e/ou mundiais, sendo que o Benfica teria sido convidado e estaria englobado nesse projecto.

Durante uns tempos nunca mais se ouviu falar do mesmo.

Agora que fomos surpreendidos há dias com notícias televisivas da apresentação do bólide do Ac Milan, actual campeão europeu, é altura de perguntar : como estamos de Benfica nesse assunto?


É que me parece que seria mais uma belíssima maneira de projectar cada vez mais a marca Benfica por esse mundo fora, não é por nada.


Saudações benfiquistas,


Analítico :slb2: :slb2: :slb2:

Jay-C

Penso que o único clube português englobado nesse projecto é o FCPorcos!!! O Benfica acho que não irá participar!

Analítico


Fiquei a saber,  depois deste tópico ser movido para aqui , que o Sport Lisboa e Benfica tem uma modalidae a mais, fórmula um.

Dve ser aquela cujas instalações ficam ao lado das do basquete,  de certeza.

É o que dá termos como moderadores putos de 18 anos de idade, que se comportam neste site como se fossem donos do mesmo,  enfim....


Saudações benfiquistas,


Analítico :slb2: :slb2: :slb2:



Pinguinha

Esse projecto já está em marcha há pelo menos 2 anos, dá pelo nome de A1GP, mas o formato dos carros a correrem com cor dos clubes foi substituido pela bandeira das nações.  :ptflag:

Lamento informar todos os Benfiquistas, mas no nosso país , o projecto com a bandeira das nações, não teve aceitação nenhuma, eu lembro-me exactamente do fim de semana em que decorreu  o A1GP de Portugal no Estoril e as bancadas estavam completamente vazias, o público não aderiu minimamente. Foi bastante triste e decepcionante, por isso a entidade que detém os direitos desse evento levou-o para fora de Portugal, sendo que no campeonato de 2007, o nosso país já não figurou no calendário da prova.

o calendário da temporada 2006 2007 engloba :
    * Zandvoort, Netherlands
    * Brno, Czech Republic
    * Beijing, China
    * Sepang, Malaysia
    * Sentul, Indonesia
    * Taupo, New Zealand
    * Sydney, Australia
    * Durban, South Africa
    * Mexico City, Mexico
    * Shanghai, China
    * Brands Hatch, GBR
    * Zandvoort 2007, Netherlands

Se eles tomarem a adesão do público, no nosso país, como um indicador, creio que o carro do Benfica, num eventual formato de clubes, partirá em enorme desvantagem, na concorrência pela participação no evento, porque a adesão e empatia com a equipa Nacional de A1GP foi zero, quanto mais o carro do Benfica e todos os ódios que o nosso clube disperta. 

Não adianta chorar sob o leite derramado, quando a culpa é essêncialmente nossa, publico português. Mesmo que A1GP mude para o formato de clubes no futuro e que o Benfica esteja lá representado, acho quase impossivel nós vermos no nosso país o carro do nosso clube correr, porque relembro que o publico que foi ao estoril ver o A1GP foi muito pouco, mais parecia um jogo do União de Leiria em casa e porque eles não são meninos de perder dinheiro.


Analítico

Citação de: Pinguinha em 10 de Junho de 2007, 15:29
Esse projecto já está em marcha há pelo menos 2 anos, dá pelo nome de A1GP, mas o formato dos carros a correrem com cor dos clubes foi substituido pela bandeira das nações.  :ptflag:

Lamento informar todos os Benfiquistas, mas no nosso país , o projecto com a bandeira das nações, não teve aceitação nenhuma, eu lembro-me exactamente do fim de semana em que decorreu  o A1GP de Portugal no Estoril e as bancadas estavam completamente vazias, o público não aderiu minimamente. Foi bastante triste e decepcionante, por isso a entidade que detém os direitos desse evento levou-o para fora de Portugal, sendo que no campeonato de 2007, o nosso país já não figurou no calendário da prova.

o calendário da temporada 2006 2007 engloba :
    * Zandvoort, Netherlands
    * Brno, Czech Republic
    * Beijing, China
    * Sepang, Malaysia
    * Sentul, Indonesia
    * Taupo, New Zealand
    * Sydney, Australia
    * Durban, South Africa
    * Mexico City, Mexico
    * Shanghai, China
    * Brands Hatch, GBR
    * Zandvoort 2007, Netherlands

Se eles tomarem a adesão do público, no nosso país, como um indicador, creio que o carro do Benfica, num eventual formato de clubes, partirá em enorme desvantagem, na concorrência pela participação no evento, porque a adesão e empatia com a equipa Nacional de A1GP foi zero, quanto mais o carro do Benfica e todos os ódios que o nosso clube disperta. 

Não adianta chorar sob o leite derramado, quando a culpa é essêncialmente nossa, publico português. Mesmo que A1GP mude para o formato de clubes no futuro e que o Benfica esteja lá representado, acho quase impossivel nós vermos no nosso país o carro do nosso clube correr, porque relembro que o publico que foi ao estoril ver o A1GP foi muito pouco, mais parecia um jogo do União de Leiria em casa e porque eles não são meninos de perder dinheiro.



Se você o diz vou acreditar em si, mas quanto á questão dos carros de clubes terem passado a representar os respectivos clubes tenho sérias reservas, porque ainda há pouquíssimo tempo, pouco tempo antes da final da taça dos campeões, lá estavam os jogadores do Milan a promoverem a apresentação oficial do seu carro.


Saudações benfiquistas,


Analítico :slb2: :slb2: :slb2:

Nuno Eiras

A competição onde o Benfica ía participar foi  comprada pelos petrodólares, chamando-se agora A1GP.

4ever Red Devil

#40
Houve á uns anos essa ideia e o carro do Benfica (seria pilotado pelo Lamy) foi apresentado em pleno Estádio da Luz.

No entanto, um Sheik "comprou" a competição e os clubes de futebol foram substituidos por um Campeonato do Mundo de Automobilismo, A1GP.

Mas, o que o Analítico fala é outro projecto. Já foram confirmados vários carros (FCP, Milan, Feyenoord, Valencia, Lyon, Bordeaux, Anderlecht e Leeds) e foi falada a hipótese de o Benfica voltar a ter uma escuderia.
Não houve muitos mais desenvolvimentos e o projecto sinceramente, não parece ter grande futuro nem viabilidade. Se assim for, ainda bem que o Benfica não participa.

4ever Red Devil

#41
Já descobri o nome da competição: SuperLeague Formula.

http://superleagueformula.com/

Having received full FIA approval in December 2005, the Superleague Formula Championship calendar will stretch from August to November 2008 in Year One, with races held at top circuits in England, Spain, Germany, France, Belgium and Italy – classic venues with history and character.

Superleague Formula will release a race calender and announce participating circuits in the summer (2007), once the FIA approves the other international series. In addition, we are looking at the possibility of taking Superleague Formula to the fans by staging a series of street races, as well.

In Year Two and beyond, we want to expand gradually up to a maximum of 17 races in future years, taking the championship closer to all fans around the world at venues in Europe, South America and Asia.

Di Nes

Benfica também pretendido pela Superleague Formula

Depois de confirmada a participação do FC Porto, que apresenta hoje o seu bólide (ver mais noticiário no interior do jornal), os organizadores da Superleague Formula pretendem contar também com um carro do Benfica. Aliás, já se iniciaram negociações no sentido de haver um segundo clube português nesta competição. Na óptica da organização deste campeonato que começará em Agosto em Donington Park (Inglaterra), "tendo em conta que haverá uma corrida no Estoril [1 e 2 de Novembro, n.d.r.], seria óptimo ter duas equipas portuguesas" - declarou a O JOGO a Brand Manager da Superleague Formula Anella Alcott. Em 2008, a Superleague Formula terá seis corridas: além de Estoril e Donington, serão em Zolder (Bélgica), Nurburgring (Alemanha), faltando conhecer os locais em Espanha e Itália.

O Jogo

JM21


Ronald1nh0

Alguém sabe novidades?