Fernando Pimenta - Campeão do Mundo K1 1000m



Universo Benfica

Fernando Pimenta e Joana Vasconcelos alcançaram o primeiro lugar no Controlo Nacional de Velocidade, prova que se realizou no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho no dia 8 de fevereiro.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/02/09/canoagem-benfica-fernando-pimenta-e-joana-vasconcelos-em-1-lugar-controlo-nacional-de-velocidade

Mikaeil

https://www.instagram.com/p/B9H4FnVpi4C/

@fernando_pimenta13
🎂 Parabéns Sport Lisboa e Benfica pelos 116 anos. ❤️🤍👏 @slbenfica
Venham muitos mais, 😉
Fernando Pimenta
.
.
.
.
#SLBenfica #sportlisboaebenfica #vermelhoebranco #redpower #mantosagrado #slb #parabens #BenficaOlimpico #PeloBenfica

Mikaeil

Covid-19. Canoísta Fernando Pimenta treina sozinho e com o treinador à distância

Fernando Pimenta treina com o treinador a "alguma distância" e "um pouco por onde dá". O atleta do Benfica não sabe se depois de decretado o estado de emergência pode treinar de igual forma.

O canoísta Fernando Pimenta continua a treinar, em vários locais perto da zona de residência, embora sozinho, apenas com o treinador, a alguma distância, sendo a perda de contacto com outros atletas a única alteração na sua rotina.

"Temos tido treinos muito a solo, ou seja, sempre eu e o meu treinador. Eu no meu caiaque, ele no barco a motor ou na bicicleta, e temos esta distância. Aquilo que mudou é não haver colegas de treino, não há conversas com mais ninguém. Basicamente, é tentar procurar um local isolado e voltar para casa", explicou à Lusa o atleta olímpico do Benfica.

Natural de Ponte de Lima, onde se encontra atualmente, Fernando Pimenta, seja no rio Lima, em Ponte da Barca ou no Gerês, em busca de "diversificar um bocado", não sabendo ainda se, decretado o estado de emergência, poderá treinar de igual forma.

"Sei que, em outros países onde foi declarado o estado de emergência, os atletas de alta competição que estão apurados para os Jogos Olímpicos podem continuar a exercer as suas atividades, desde que respeitem as normas, que é treinarem sozinhos, não pode ser em grupo", contou.

Medalha de prata em Londres2012, o atleta, de 30 anos, já com vaga assegurada para Tóquio2020, frisou que, enquanto o Comité Olímpico Internacional (COI) e o comité organizador mantiverem os Jogos Olímpicos nas mesmas datas, de 24 de julho a 9 de agosto, os atletas têm "de tentar procurar treinar o melhor possível".

"Sou muito pragmático. Só acredito que cancelem ou que alterem as datas com a decisão tomada. Até lá, a decisão do COI e do comité organizador é de manter. Por isso, temos de tentar procurar treinar o melhor possível, para poder chegar aos Jogos Olímpicos na melhor forma possível", afirmou.

Fernando Pimenta tinha planeado competir no campeonato nacional de fundo, em Mirandela, este fim de semana, bem como na Taça do Mundo de canoagem, em Racice, na República Checa, mas as duas provas foram canceladas.

A pandemia de Covid-19 tem obrigado a alguns cuidados extra, que Fernando Pimenta já seguia, mas redobrou a atenção e tem seguido todas as regras impostas.

"Já tinha cuidado com a higiene das mãos, por exemplo. Agora, muito mais. Redobrámos esses cuidados, redobrámos também a distância, seguimos as regras que estão impostas, pois queremos que nada aconteça, quer a nós, quer às outras pessoas. Todos os cuidados são poucos neste momento", realçou.

https://observador.pt/2020/03/20/covid-19-canoista-fernando-pimenta-treina-sozinho-e-com-o-treinador-a-distancia/


Universo Benfica

16 Mai 21h00 - Fernando Pimenta no Instagram do SL Benfica.



Universo Benfica

FERNANDO PIMENTA: "O MELHOR QUE FIZ FOI TER VINDO PARA O BENFICA"

Em entrevista no Instagram do Benfica o canoísta Fernando Pimenta lembrou como começou a sua relação com o Clube, afirmando que é "muito motivador" vestir de águia ao peito.

Namoro que deu casamento...

"Eu e o Benfica já andávamos a namorar desde 2011, salvo erro. A nossa diretora das modalidades, Ana Oliveira, começou com a Joana Vasconcelos, depois com a Teresa Portela e o João Ribeiro, e dizia-me sempre que queria que eu fosse para o Benfica. Eu pedia sempre que fosse um processo tranquilo e foi isso que aconteceu. Penso que as coisas aconteceram no momento que tinham de acontecer. Foi numa fase em que eu senti que precisava de um clique na minha carreira desportiva."



Visibilidade, afeto e apoio

"O Benfica é um clube que representa uma grande parte dos atletas de alta competição que estão ligados ao projeto olímpico e que vão estar, seguramente, a lutar por um grande resultado nos Jogos Olímpicos ao serviço também de Portugal, mas sem dúvida que é motivador. Agora que visto uma camisola que tem mais de visibilidade, parece que para qualquer lado que vá até sou mais respeitado. Mesmo o afeto e o apoio vindo de outros clubes me confirmaram que o melhor que fiz foi ter vindo para um clube como o Benfica."



Sentimento

"De vez em quando ainda aparecem algumas provocações de que eu não sou benfiquista, mas se há alguém que tem coisas do Benfica que pouca gente tem, sou eu. Tenho um relógio do centenário do Benfica e, se eu procurar muito bem, tenho o kit entregue na inauguração do Estádio da Luz. São coisas que provavelmente são edições limitadas e que mais ninguém tem."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/06/01/canoagem-benfica-fernando-pimenta-entrevista-direto-instagram

TeamRocket37

Mesmo se não fosse Benfiquista, o Fernando Pimenta era talvez o maior desportista português fora o futebol.

É claramente a cara do Projecto Olímpico do Benfica.


Universo Benfica

FERNANDO PIMENTA: "É SEMPRE UMA HONRA VENCER COM O MANTO SAGRADO"

Fernando Pimenta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Nacional de Fundo 2020 de canoagem, que se realizou no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. O canoísta do Benfica soma assim o seu 12.º título consecutivo em K1 5000 metros,e não esconde o orgulho de representar o Clube: "Vencer esta competição, que é sempre muito disputada e considerada umas das provas-rainha da canoagem, é sempre um prazer imenso, ainda para mais a vestir o Manto Sagrado", confessou, à BTV


Flavius

GNR recupera caiaque furtado a canoísta olímpico Fernando Pimenta

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, no dia 11 de setembro, constituiu arguido um homem de 48 anos, por suspeita do crime de furto, no concelho do Porto.

No passado mês de março, foi furtado o caiaque do campeão mundial e medalhado olímpico Fernando Pimenta, utilizado por este na prova que o sagrou campeão do mundo nos Mundiais de Canoagem, em 2018. Neste âmbito, os militares da Guarda encetaram um conjunto de diligências policiais e de investigação que permitiu a recuperação do referido caiaque e a identificação do principal suspeito do furto.

O caiaque, avaliado em cerca de 3.000 euros, será entregue ao seu legítimo proprietário.

O suspeito, com antecedentes criminais neste tipo de crimes, foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

https://semanariov.pt/2020/09/13/gnr-recupera-caiaque-furtado-a-canoista-olimpico-fernando-pimenta/