José Rodrigues - Piloto

faneca_slb4ever


Universo Benfica

EXPERIÊNCIA POSITIVA NO TCR BENELUX
Piloto José Rodrigues

Experiência positiva é que se pode dizer da presença de José Rodrigues, piloto português apoiado pelo Sport Lisboa e Benfica, na jornada do TCR Benelux, que pontuou também para o Campeonato Europeu, no circuito belga de Zolder este fim-de-semana.

O piloto bracarense fez equipa com Francisco Mora, seu adversário no Campeonato Nacional de Velocidade Turismo, e não esteve aos comandos do seu habitual Honda Civic TCR, mas de um Seat Leon TCR.

Com as dificuldades inerentes ao desconhecimento do carro e do circuito, José Rodrigues conseguiu superá-las da melhor forma possível: "Julgo que o regulamento belga não beneficia, em nada, os pilotos de fora, pelo facto de só haver 20 minutos de treino para cada piloto. Mas, mesmo assim, acho que tive uma adaptação muito rápida ao Seat TCR (DSG) e ao traçado", explicou o piloto, prosseguindo: "Na sessão de treinos livres, e na corrida de qualificação, aproveitei para me adaptar, ainda sem rodar com pneus novos. Na primeira corrida, arranquei do 11º lugar, e logo consegui recuperar algumas posições. Estive a rodar grande parte do tempo no grupo dos 6 da frente, logo atrás do Matt Neal, mas um pequeno erro, fez-me perder uma posição e terminei depois em oitavo."

Para a segunda abordagem à pista, agora com partida lançada, o azar bateu-lhe à porta. "Saindo mais à frente e, cada vez mais adaptado ao carro e á pista, poderia ter atacado os primeiros lugares, mas um despiste de um adversário logo na primeira curva, retirou-me da corrida. Mesmo com muito cuidado, não consegui evitar o toque", explicou José Rodrigues, que considerou esta participação no geral: "Uma experiência positiva, onde consegui ganhar ritmo competitivo e andar rápido com condições diferentes das que estou habituado. Agora o foco é a próxima prova em Jerez La Frontera (Espanha), onde quero continuar na senda dos bons resultados no Campeonato Nacional de Velocidade."

Acrescente-se ainda que Francisco Mora, que disputou a terceira e quarta corridas, conseguiu ser sexto na primeira, obtendo depois na derradeira um lugar no pódio, ao ser terceiro classificado.

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/jDY7Yu0TwECdvR89yuu3zA

faneca_slb4ever



faneca_slb4ever


Universo Benfica

JOSÉ RODRIGUES EM JEREZ DE LA FRONTERA
11 e 12 de setembro

O Campeonato Nacional de Velocidade Turismos vai entrar na reta final com a disputa da penúltima etapa, nos dias 11 e 12 de setembro, da única jornada fora de Portugal, onde José Rodrigues volta a apostar forte.

No traçado espanhol de Jerez de La Frontera, o piloto de Braga - atualmente quarto classificado, e terceiro da classificação TCR Internacional - joga uma cartada importante com vista aos seus objetivos que passam pela luta pelo título nacional.

Com duas corridas desta vez, e mais quatro, na derradeira prova no Estoril a 26 e 27 de novembro, tudo está em aberto.

"O regresso à competição é sempre muito entusiasmante! Nesta penúltima jornada, espero conseguir continuar com boas prestações para poder lutar por vitórias", referiu inicialmente José Rodrigues que vai enfrentar uma pista desconhecida em absoluto.

"O circuito é novo para mim, mas o meu desejo é adaptar-me rapidamente", acrescentou.

Vamos entrar na reta final da competição portuguesa e o piloto bracarense sabe que a sua tarefa não vai ser fácil, mas motivação é o que não falta.

"Todos os pilotos estão num nível muito alto, e por isso espero focar-me para conseguirmos evoluir durante todo fim-de-semana", concluiu o piloto apoiado pelo Sport Lisboa e Benfica.

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/Kh0qX73Dk0mYCvDy1g4BdA

Universo Benfica

PÓDIO RETIRADO EM JEREZ DE LA FRONTERA
Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos

Não foi a presença desejada de José Rodrigues em Jerez de La Frontera, palco de mais uma jornada do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos este fim de semana, pois o conjunto de resultados foi o possível.

Mesmo assim, apesar de alguns contratempos, o piloto de Braga conseguiu ir ao pódio na segunda corrida, mas viria a ser penalizado, enquanto na primeira, foi quarto entre os concorrentes portugueses presentes. Esta presença na única prova fora do país da principal competição do automobilismo de velocidade português ficou marcada bem cedo, por um acidente.

Não foi, assim, um início de jornada fácil para José Rodrigues, pois nas sessões de treinos livres não evitou uma saída de pista quando seguia a uma grande velocidade. "Numa curva rápida, o carro pisou uma parte com gravilha e entrou em despiste. Ainda tentei tudo, mas fui bater uma barreira de pneus", explicou. Com isto, apenas fez uma sessão de qualificação, mas o carro apresentava danos que se prolongaram por todo o fim de semana. Na primeira corrida, arrancou bem, ganhando de imediato três posições: "Enquanto o ritmo da corrida estava lento, andei sempre em disputa com os meus adversários. Contudo, com o passar do tempo, com os problemas do embate dos treinos livres, nomeadamente com o eixo de trás empenado, começou a ser impossível acompanhar os mais rápidos. De qualquer forma, ainda recolhi pontos importantes para o Campeonato."

Na segunda corrida, com os problemas ainda no seu carro, José Rodrigues fez tudo o que estava ao seu alcance e cortou mesmo a meta no terceiro lugar, mas mais tarde sofreu uma penalização de 30 segundos: "Arranquei muito bem e cheguei mesmo a liderar entre os portugueses. No entanto, com os problemas no eixo traseiro, era muito complicado segurar a posição", referiu o piloto, acrescentando: "Comecei a perder, naturalmente, terreno, mas mesmo assim cortei a meta em terceiro. Fiquei muito satisfeito, mas logo a seguir chamaram-me ao Colégio de Comissários e informaram-me que tinha excedido os cinco minutos para troca de pneus na grelha de partida. Verifiquei que outros pilotos estiveram na mesma situação, e não foram penalizados".

Mesmo assim, José Rodrigues retirou algumas coisa positivas num fim de semana muito complicado: "Com o carro totalmente desalinhado, consegui rodar muito bem nas corridas, mas foi pena o desfecho final", concluiu o piloto que conta com o apoio do Sport Lisboa e Benfica.

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/yV9M8PAJXk6lBi6dxWVSdg


Universo Benfica

JOSÉ RODRIGUES APOSTA FORTE NO TÍTULO
Piloto parceiro do SL Benfica

O Autódromo do Estoril recebe nos dias 26 e 27 de novembro a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos, jornada onde José Rodrigues tem uma palavra a dizer na discussão do título nacional.

Atualmente o piloto de Braga está no quinto lugar em termos absolutos, mas a diferença pontual para a primeira posição é perfeitamente recuperável, pois cifra-se apenas em 26 pontos quando há ainda 106 em disputa distribuídas pelas quatro corridas «Sprint» deste encerramento de temporada.

José Rodrigues conta este ano com cinco presenças no pódio, entre as quais uma vitória no mítico Circuito de Vila Real, e não são mais, porque na última prova disputada já em setembro, em Jerez de La Frontera, Espanha, foi-lhe retirada essa presença com uma penalização.

Agora, depois deste longo interregno, o piloto parceiro do Sport Lisboa e Benfica aponta todas as suas forças rumo ao título nacional, neste seu primeiro ano na principal categoria do automobilismo de velocidade nacional: "Chegamos ao Estoril com a certeza que qualquer um dos cinco atuais candidatos pode vencer. Isso mostra a qualidade presente no atual campeonato. Talvez o mais forte a nível competitividade/qualidade nos lugares da frente dos últimos anos" refere o piloto, sublinhando: "Será um fim-de-semana de nervos e de muita emoção".

De qualquer forma, o piloto da capital do Minho parte com toda a motivação: "Tenho a certeza que vou ter uma palavra a dizer na luta pelo título de campeão nacional. Enquanto for possível matematicamente, vou dar tudo dentro de pista".

Nesta sua primeira época no Campeonato Nacional, José Rodrigues considera que tem: "Evoluído muito neste tipo de carros e sinto que fiz uma progressão enorme durante esta época com o apoio da JAS. Sinto-me preparado para qualquer desafio. Quem nos acompanhou sabe que, em condições normais, estaríamos no topo da tabela, mas alguns problemas adversos à equipa não o permitiram. Mas seja qual for o desfecho do Estoril, penso que foi um ano positivo porque para mim piloto, e para a equipa GEN Motorsport, num ano de estreia, estar logo ao mais alto nível do panorama nacional é francamente positivo", concluiu o piloto.

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/RlIOpaVUSk-O_rLO52QDpg

faneca_slb4ever


Universo Benfica



JOSÉ RODRIGUES EM 4.º LUGAR NO ESTORIL
26 e 27 de novembro

O Autódromo do Estoril recebeu, no fim de semana de 26 e 27 de novembro, a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos, jornada onde, matematicamente, José Rodrigues ainda tinha uma palavra a dizer na discussão do título nacional.

Conseguida a qualificação no sábado - nesta sua primeira época no Campeonato Nacional -, o piloto apoiado pelo SL Benfica ficou, já na manhã de domingo, na primeira corrida do dia, na sétima posição (2:08.377).

No Estoril Racing Festival 2016, na segunda corrida, o piloto de Braga ao comando de um Honda Civic subiu uma posição, percorrendo o percurso em 2:03.067.

A corrida da tarde não correu tão bem a José Rodrigues. Depois de um terceiro lugar na primeira corrida (a terceira do dia, com 1:51.160), o português seguia no segundo lugar mas o rebentamento de um pneu atirou-o para a oitava posição (1:58.828). Ainda assim, resultados suficientes para conseguir conquistar o quarto lugar da geral.

Recorde-se que José Rodrigues conta este ano com cinco presenças no pódio, entre as quais uma vitória no mítico Circuito de Vila Real, e não são mais, porque na última prova disputada já em setembro, em Jerez de La Frontera, Espanha, foi-lhe retirada essa presença com uma penalização.

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/og67cBB13kacPZn9uI1K7A

faneca_slb4ever


Universo Benfica

"MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA E ORGULHO"
Piloto apoiado pelo SL Benfica

Após a sua primeira participação no Campeonato Nacional de Velocidade Turismos em 2016, José Rodrigues prepara-se para mais um salto em frente na sua carreira, ao optar em 2017 pelo TCR Germany, ou seja, o Campeonato Alemão de Carros de Turismos.

Com uma coleção de excelentes resultados no primeiro ano em que esteve aos comandos de um Honda Civic TCR da JAS Motorsport, onde lutou pelo titulo e pelas vitórias até final, o piloto de Braga, e do Sport Lisboa e Benfica, optou este ano por um desafio maior enfrentando uma das maiores competições do género na Europa, contando com mais cerca de quatro dezenas de carros e pilotos de doze nacionalidades diferentes.

Sem dúvida que se trata de um grande desafio para José Rodrigues, que está pronto para enfrentar os melhores.

"É para mim um motivo de grande alegria e orgulho poder disputar um dos melhores campeonatos do mundo de turismos. Um campeonato constituído por mais de 40 carros e mais de uma dezena de nacionalidades. Na minha opinião é mais que um campeonato nacional", esclarece o piloto.

"Julgo que chegou a hora de uma internacionalização por completo. Por outro lado, a organização ADAC garante a todos os participantes condições extraordinárias e, isso também pesou na minha decisão", acrescentou.

Com este passo tão arrojado, ainda é cedo para definir objetivos, como reconhece José Rodrigues.

"Não é fácil perceber onde nos vamos situar. Com mais de 40 TCR`s será necessário ter muito ritmo de competição e, sobretudo boas decisões na hora de atacar nas qualificações. Mas a ambição será sempre andar no lote da frente, tal como em toda a minha carreira. No entanto, não será uma tarefa fácil pois não conheço nenhuma pista em que vou estar. E, por isso conto com o grande apoio da Target Competition e GEN Motorsport, tal como dos meus colegas de equipa, que são excelentes pilotos - o Josh Files, o Kris Richard e o Jurgen Schmarll. Espero conseguir representar com boas exibições, todos os meus patrocinadores, o Sport Lisboa e Benfica e todos os portugueses ", concluiu o piloto com o apoio do Sport Lisboa e Benfica, BP Ultimate, McDonald`s Braga, General Autocentro, Pronto - Lojas de Conveniência, Rodareas, Camac, GEN Motosport e JAS Motorsport.

Calendário

28.04. - 30.04. - Oschersleben

9.06. - 11.06. - Red Bull Ring

07.07. - 09.07. - Oschersleben

21.07. - 23.07.  - Zandvoort

06.08. – 07.08. - Nûrburgring

15.09. - 17.09.  - Sachsenring

22.09. - 24.09.  - Hockenheim

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/3pjuOkdU2U2ybl72xeeyAA

Universo Benfica

JOSÉ RODRIGUES BRILHA NO TCR GERMANY
Este fim de semana

Bem se pode dizer que José Rodrigues brilhou na estreia do TCR Germany, ou seja, um Campeonato Alemão de Carros de Turismos que teve a primeira jornada este fim-de-semana.

Um quarto lugar na segunda corrida do programa, ficando bem perto do pódio, foi uma estreia auspiciosa no melhor campeonato TCR do Mundo. Para além disso, o sexto lugar na qualificação veio confirmar o seu andamento e só foi pena dois percalços na primeira corrida, que o obrigaram a recuperar 20 posições.

Começou muito bem a participação de José Rodrigues neste primeiro desafio alemão ao estabelecer o sexto tempo na qualificação total, depois de na sua série ter sido o terceiro mais rápido em pista. Acabou por ser excelente, visto as cerca de quatro dezenas de carros em pista e ser a primeira vez que o piloto correu neste traçado de Oschersleben.

Tudo se conjugava para que, logo na primeira corrida, o piloto bracarense pudesse discutir um dos principais lugares. Como é seu apanágio, arrancou muito bem, subiu ao quinto lugar, mas mais à frente não evitou um ligeiro pião que o fez perder dois lugares. Logo depois, na tentativa de recuperar, novo pião, mas este maior o que o atirou para os últimos lugares.

Como a corrida teve muitos períodos de Safety-Car em pista, não houve muito tempo para recuperar, mas mesmo assim ainda assim chegou ao 20.º lugar final.

"Não tinha ainda os pneus na temperatura ideal e por isso os dois piões que sofri. Tive muita sorte que ninguém me tocou, mas caí para o último lugar", explicou o piloto, prosseguindo: "Depois, só me restava a recuperação e foi isso que fiz. Apesar de algumas interrupções na corrida, ganhei 20 lugares. Só de uma vez, foram quatro, e posso mesmo dizer que foi uma das corridas mais divertidas da minha vida".

Tudo estava em aberto para a segunda abordagem à pista, com José Rodrigues a arrancar em quinto. Como sempre, um bom arranque e rapidamente coloca-se no segundo lugar. Ainda aguenta a posição durante algum tempo, mas perde duas posições. Até final da corrida, que foi interrompida duas vezes, ainda tentou ir ao pódio, mas não foi possível.

"Esta segunda corrida traduziu em justiça, o meu desempenho durante o fim-de-semana. Tem um sabor a vitória, visto que todos os pilotos tiveram três dias de testes e conheciam Oschersleben e eu, não competia desde Novembro", começou por dizer o piloto.

"Estou muito contente, e dedico a todos os que sempre acreditaram em mim. Não posso deixar de agradecer a todos os meus patrocinadores e à Target Competition que me entregou um carro perfeito para lutar com os melhores do mundo. Obrigado. Sair daqui no oitavo lugar do campeonato é excelente", "concluiu o piloto com o apoio do Sport Lisboa e Benfica, BP Ultimate, McDonald`s Braga, General Autocentro, Pronto - Lojas de Conveniência, Rodareas, Camac, GEN Motosport e JAS Motorsport.

http://www.slbenfica.pt/30/news/info/pOtCTNtTi0i08VFiVfSBQg