Judo

Messi87

CN Equipas Juvenis

Femininos
1° - SL Benfica
2° - Judo Clube Lisboa
3° - Escola de Judo Ana Hormigo
3° - Judo Clube Lagoa

Masculinos
1° - Sport Algés Dafundo
2° - SL Benfica
3° - Judo Clube Portimão
3° - Judo Clube Lisboa


Messi87

Benfica venceu o CN em juniores masculinos

Jack Gonçalves

Pinto da Costa presente no 60.º aniversário da Federação Portuguesa de Judo. Vai ser distinguido... gostava de ver o discurso... será que o Porto se vai juntar ao judo?

Bárbara Timo, Telma Monteiro distinguidas.

https://www.record.pt/modalidades/judo/detalhe/pinto-da-costa-presente-no-60-aniversario-da-federacao-portuguesa-de-judo?ref=Modalidades_DestaquesPrincipais

Benfica e federação de judo normalizam relação com vista a Tóquio2020.

https://www.record.pt/modalidades/judo/detalhe/benfica-e-federacao-de-judo-normalizam-relacao-com-vista-a-toquio2020?ref=Saber%20Mais_BlocoSaberMais

TeamRocket37

Quigdao Masters 2019

Bárbara Timo
Rochelle Nunes
Telma Monteiro
Anri Egutidze

Jack Gonçalves

Telma vai disputar o bronze contra a sul coreana Lien.

Telma tem um outro, uma prata e um bronze em Masters.

Inqualificável a federação internacional de judo continuar a organizar os Masters num país que não permite a transmissão de nada sem ser o bloco de finais... qualquer dia metem na Coreia do Norte e nem isso pode ser transmitido...

TeamRocket37


IPASLB

Excelente notícia!

Agora não têm desculpa para desinvestir!

TeamRocket37

As Judocas Nathália Brigida e Jimena González estão a treinar no Benfica.

Serão reforços?!

TeamRocket37

https://desporto.sapo.pt/modalidades/artes-marciais/artigos/patricia-sampaio-e-futura-jornalista-em-stand-by-para-se-dedicar-ao-judo?fbclid=IwAR0inlodWQQ_sEl6rN3o72yU-2UGLTd5FuBk-XdfMxwl5SrvwFOgaomwZuY

Patrícia Sampaio é futura jornalista em 'stand by' para se dedicar ao judo

A universidade e o investimento no judo, com dois títulos europeus em juniores e três subidas ao pódio em Mundiais, obrigam Patrícia Sampaio a concentrar a sua vida em Lisboa

Patrícia Sampaio estuda comunicação e no futuro quer ser jornalista de desporto, mas, para já, é no tatami que se dedica ao judo, modalidade em que é líder mundial de juniores e uma das mais fortes promessas nacionais.

"Quero ser jornalista desportiva, depois do judo, quando acabar o curso [de ciências da comunicação]. Agora quero focar-me só no judo. Estou a fazer o curso aos bocadinhos, a tempo parcial", afirmou a judoca, em entrevista à agência Lusa.

A 'casa' onde treina, em Tomar, mostra os retângulos amarelos dispostos alinhadamente uns junto aos outros, formando um amplo tapete que lhe ampara as quedas, sob o 'olhar' de Jigoro Cano, o fundador do judo, numa moldura junto a uma das paredes.

É nesse espaço, na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, que a judoca treina, com a orientação do irmão e seu treinador, Igor Sampaio, antigo judoca e o 'mestre' para quem Patrícia olha como exemplo e inspiração.

"O meu irmão sempre foi o meu ídolo. E à medida que fui crescendo, e observo o judo, se calhar [mais] uma pessoa ou duas da minha categoria [Kayla Harrison e Mayra Aguiar], que têm um palmarés muito avançado e que um dia gostava de conseguir atingir, não digo ídolos, mas inspirações. E a Telma, claro, ainda por cima agora que convivo com ela", contou.

A universidade e o investimento no judo, com dois títulos europeus em juniores e três subidas ao pódio em Mundiais, obrigam Patrícia Sampaio a concentrar a sua vida em Lisboa, mesmo que o coração esteja na sociedade tomarense.

"Tenho uma ligação emocional a este clube e, claro, também passa pelo facto de o meu irmão ser meu treinador, há uma proximidade diferente, que nem toda a gente tem a sorte de ter. Sinto-me muito bem aqui, cresci aqui...", diz, quando questionada em relação à possibilidade de ir para um 'grande' clube.

Em Lisboa, tem contado com o apoio do Judo Clube de Lisboa, onde treina quando não tem preparação na seleção, que habitualmente acontece às terças e quintas-feiras, dias em que trabalha com as outras internacionais.

Entre elas, Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016 e a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, que considera uma inspiração, ou Rochele Nunes e Bárbara Timo, com quem se dá muito bem.

Patrícia vive um dos melhores momentos no judo feminino português, que a seis meses de fechar a qualificação para os Jogos de Tóquio2020 tem atletas em lugares elegíveis em quase todas as categorias, com a própria a ser décima nos -78 kg.

TeamRocket37

https://desporto.sapo.pt/jogo-olimpicos-2020/artigos/patricia-sampaio-quer-chegar-ao-topo-do-judo-e-ser-cabeca-de-serie-em-toquio2020

Patrícia Sampaio quer chegar ao topo do judo e ser cabeça de série em Tóquio2020

O ano de 2019 voltou a colocar a atleta de Tomar como a melhor júnior mundial da sua categoria.

Os resultados e o crescimento que teve em 2019 mostram uma judoca confiante, com Patrícia Sampaio sem medo de dizer que quer estar entre as melhores, a pensar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

"Os meus objetivos neste momento são chegar ao 'top-8' [da qualificação], ainda melhor chegar ao 'top-4', mas já estar no 'top-8' do 'ranking' olímpico era muito bom para conseguir ser cabeça de série nos Jogos", disse a judoca, atual 12.ª, em entrevista à agência Lusa.

O ano de 2019 voltou a colocar a atleta de Tomar como a melhor júnior mundial da sua categoria, nos -78 kg, na qual conquistou em setembro o segundo título europeu na Finlândia, e em outubro o terceiro bronze em Mundiais do escalão, em Marrocos.

"Claro que os objetivos passam por pontuar em todas as provas a que vou. Fazer os melhores resultados possíveis, para depois também estar confortável no apuramento e poder focar-me em treinar para fazer uma boa prestação nos Jogos Olímpicos", acrescentou.

Antes da competição em Tóquio, com as categorias de judo a decorrerem entre 25 de julho e 01 de agosto, a judoca olha também para os Europeus, a última grande prova antes dos Jogos e que fecham o apuramento.

"Se penso numa medalha? Penso sim. Especialmente, depois de ter estado a um bocadinho da medalha no Mundial, penso completamente em conseguir uma medalha", disse à Lusa a judoca, lembrando o quinto lugar no Mundial de seniores.

No campeonato, que decorreu também na capital japonesa, a judoca da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, ficou à porta do pódio, depois de perder no combate para o bronze com a brasileira Mayra Aguiar, uma das adversárias que mais admira no circuito.

"Conseguimos criar uma boa relação, gosto muito de treinar com ela, de a ver no tapete, de ver a postura, de a ver trabalhar. Claro, depois de tudo o que já atingiu é uma inspiração para mim, é uma das pessoas mais fortes na minha categoria", explicou.

Além de Mayra, que foi bronze em dois Jogos Olímpicos, Patrícia Sampaio tem como referência a norte-americana Kayla Harrison, bicampeã olímpica, em Londres2012 e Rio de Janeiro2016, e que, entretanto, se retirou.

Nos -78 kg, considera que ainda são muitas as adversárias a ter em conta, numa categoria com nomes fortes: "ainda tenho várias. Brasileira, francesa, as holandesas também são muito fortes no meu peso, e as alemãs".

Este ano, Patrícia Sampaio foi destaque no portal na Internet 'Judo Inside', como uma das judocas mais promissoras em 2019, algo que desconhecia, mas que não a deixou indiferente, num ano que reconhece ter sido de mudança.

"Houve esse 'boost', ganhei muito mais experiência, comecei a fazer mais estágios internacionais, a conhecer melhor as atletas, e eu própria tornei-me mais forte, claro. Acho que foi por isso que houve esse 'boost' do ano passado para este ano. Entrar no escalão e conseguir começar a afirmar-me", justificou.

Ultrapassada a transição em 2016 dos -70 para os -78 kg, e, depois, em 2018, a integração entre juniores e seniores, fez parte do crescimento da judoca, com maior e mais regular participação no escalão maior.

"Era júnior e comecei a competir nos seniores, sabia que tinha de ser forte mentalmente, não ia ter os resultados que pretendia logo no momento e ia ter que aguentar e crescer com isso", disse.

Com a adaptação praticamente concluída, a judoca revela quais as técnicas preferidas: "os meus ataques mais efetivos são projeções de joelhos, virar as costas", revelou, adiantando que as técnicas de 'seoi nage' e 'sode', para a esquerda, são as favoritas, numa modalidade de que não gostou à primeira, mas à qual acabou por se 'render'.

TeamRocket37

https://desporto.sapo.pt/modalidades/artes-marciais/artigos/judoca-catarina-costa-tem-a-academica-no-coracao

Judoca Catarina Costa tem a Académica no "coração"

A judoca rejeita a possibilidade de mudar de clube, mesmo que apareçam convites..

A judoca Catarina Costa, sexta no 'ranking' olímpico da categoria de -48kg, representa a Académica há mais de uma década e rejeita a possibilidade de mudar de clube, mesmo que apareçam convites.

"Ainda não tive nenhum convite, mas é algo que não sei se conseguiria aceitar, porque a Académica é o meu clube de coração", frisou a atleta, de 23 anos, que tem tido uma evolução muito consistente na modalidade.

Em entrevista à agência Lusa, Catarina Costa assumiu-se "muito feliz no clube", concretizando "um sonho de criança representar a Académica", pelo que nem pondera vestir outro kimono.

A judoca, que este ano venceu o Grand Slam de Brasília, em outubro, e conquistou a medalha de prata no Grande Prémio de Montreal, admitiu ser "complicado" conciliar os estudos universitários com a prática da modalidade.

"É difícil, com muitas viagens, estágios e treinos. As viagens é o que me consomem mais tempo", reconheceu Catarina Costa.

Com estatuto de atleta de Alta Competição, a estudante de Medicina acrescenta que é "uma questão de organização, de prioridade, saber o que é prioritário naquele momento".

"Se tiver um exame mais importante é possível que eu possa até adiar e fazer noutra data, já que tenho essa facilidade através do estatuto atleta-estudante", sublinhou, elogiando o apoio "muito importante para os atletas estudantes" do gabinete de desporto da Universidade de Coimbra.

Praticante de judo desde os "10, 11 anos", por ação de um professor que a desviou do futebol e a convidou a experimentar a modalidade, a judoca conimbricense assumiu que, nos combates, a estratégia e a calma são os seus pontos fortes.

"Tento manter a calma e seguir a estratégia que delineámos no início e, isso, às vezes, é um ponto chave para combates mais complicados, que se podem prolongar e ir a ponto de ouro", revelou.

Nesta fase decisiva, a sua concentração costuma ser decisiva: "O cansaço começa a sentir-se nos atletas e acho que aquele que leva a sua estratégia até ao fim acaba por vencer e consigo fazer isso muito bem".

Em contraponto, admite alguma fraqueza na parte motivacional.

"Quando vejo uma atleta que é muito forte, às vezes não consigo pensar que sou capaz de ganhar, mas acabo por ganhar", realçou.

Catarina Costa tem como referências judocas nacionais como João Neto, seu treinador, ou Jorge Fonseca, recentemente campeão do mundo em -100kg, mas também Telma Monteiro ou Patrícia Sampaio, que, mesmo sendo mais nova, considera uma inspiração.

"A nível internacional tenho não só os que me inspiram como também os que já são meus amigos, o que é muito curioso, como a argentina Paula Pareto, campeã olímpica do meu peso, que me inspira e, neste momento, também é uma amiga", revelou.

Noutras modalidades, a judoca acompanha os desempenhos de outros atletas, como o seu amigo Rui Bragança, no taekwondo, ou do surfista Frederico Morais.

TeamRocket37

https://desporto.sapo.pt/jogo-olimpicos-2020/artigos/catarina-costa-ambiciona-participar-nos-jogos-olimpicos-2020-e-subir-ao-podio

Catarina Costa ambiciona participar nos Jogos Olímpicos 2020 e subir ao pódio

Antes dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Catarina Costa tem de confirmar a qualificação em várias provas.

A judoca Catarina Costa, atual sexta classificada no 'ranking' olímpico, na categoria de -48 kg, sonha com a subida ao pódio em Tóquio2020, na sua primeira participação em Jogos Olímpicos.

"É um grande sonho estar nos Jogos Olímpicos, em que ambiciono chegar o mais longe possível e atingir ao pódio, tendo em conta o percurso feito até agora", disse à agência Lusa a judoca da Académica, de 23 anos.

A jovem estudante de Medicina considera que uma subida ao pódio na sua categoria seria "fabuloso" e garante que vai trabalhar para deixar a sua "marca".

"Acho que não faz sentido se assim não for, quero deixar a minha marca. Quero estar bem no dia, no meu pico de forma e poder chegar muito longe na prova e fazer história por Portugal", sublinhou.

Antes dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que tem as competições de judo calendarizadas entre 25 de julho e 01 de agosto, Catarina Costa tem de confirmar a qualificação em várias provas, nomeadamente nos Europeus, em Praga.

"Agora, é preparar bem mais duas a três provas para ter bons resultados, fechar o apuramento e depois focar-me totalmente nos Jogos Olímpicos", salientou a judoca, reconhecendo ser "um longo percurso", mas que "está muito bem encaminhado".

No próximo ano, a atleta prevê participar nos Grand Slam de Paris e Dusseldorf e, eventualmente, num Grande Prémio.

"Se tudo correr bem, fechamos por aí as nossas provas", vincou.

Em 2019, Catarina Costa venceu os o Grand Slam de Brasília, vice-campeã no Grande Prémio de Montreal e conquistou a medalha de bronze nos Grand Slam de Dusseldorf, Baku e Abu Dhabi.

Kurt Cobain 10

Citação de: TeamRocket37 em 19 de Dezembro de 2019, 17:21
As Judocas Nathália Brigida e Jimena González estão a treinar no Benfica.

Serão reforços?!
https://www.facebook.com/286262644912077/posts/1451301161741547/

Não tem tópico  O0

TeamRocket37

Citação de: Kurt Cobain 10 em 13 de Janeiro de 2020, 22:04
Citação de: TeamRocket37 em 19 de Dezembro de 2019, 17:21
As Judocas Nathália Brigida e Jimena González estão a treinar no Benfica.

Serão reforços?!
https://www.facebook.com/286262644912077/posts/1451301161741547/

Não tem tópico  O0

Não se justifica abertura do tópico, não é atleta senior.

Jack Gonçalves

Então!
Parece que o Benfica tem um novo reforço Brasileiro:

KAINAN PIRES (-60)...

Que hoje no seu instagram se divertiu a dizer o seguinte:

"O que marca em Portugal são os Portugueses em relação à ignorancia, são muito ignorantes (...) que povinho ignorante (...) a maioria são muito ignorantes, vontade de dar um soco neles"
https://www.instagram.com/kainan_pires/ (stories)

De minha parte digo não a um atleta com estas declarações!