Projecto Olímpico Benfica

ala esquerda

Citação de: DB4700 em 11 de Fevereiro de 2021, 15:11
Citação de: IPASLB em 11 de Fevereiro de 2021, 14:57
Eu nem falo agora nesta situação da pandemia, antes o SLB tinha tudo pra ter sempre orçamentos anuais superiores aos que quis ter, só não teve porque não quis e não vou dizer porque não quis, não me quero irritar ainda mais com esta corja que nos (não) Dirige!

O Benfica está a gastar imenso dinheiro. Em 19-20 saíram 9 milhões do futebol para financiar sobretudo as modalidades....
E porque dizes que sai do futebol.
Eu como muitos outros Benfiquistas gostamos tanto das modalidades cono de futebol.
Por isso o futebol recebe muito financiamento indireto das modalidades....

DB4700

Citação de: ala esquerda em 11 de Fevereiro de 2021, 23:19
Citação de: DB4700 em 11 de Fevereiro de 2021, 15:11
Citação de: IPASLB em 11 de Fevereiro de 2021, 14:57
Eu nem falo agora nesta situação da pandemia, antes o SLB tinha tudo pra ter sempre orçamentos anuais superiores aos que quis ter, só não teve porque não quis e não vou dizer porque não quis, não me quero irritar ainda mais com esta corja que nos (não) Dirige!

O Benfica está a gastar imenso dinheiro. Em 19-20 saíram 9 milhões do futebol para financiar sobretudo as modalidades....
E porque dizes que sai do futebol.
Eu como muitos outros Benfiquistas gostamos tanto das modalidades cono de futebol.
Por isso o futebol recebe muito financiamento indireto das modalidades....

porque são literalmente pagamentos da SAD para o clube sob a forma de royalties.

Jack Gonçalves

Fiz este post (para outro forum) sobre as origens estrangeiras dos atletas já qualificados para os Jogos por Portugal ou aqueles que certamente não falham a presença.

Como vários são do SLB deixo aqui.


I will do only for qualified athletes or for those that will surely qualify (example: very good rankings on Judo). I can update later as some others might join...



Athletics



Evelise Veiga - qualified - triple Jump W- Born in :CPV (grow in Portugal.

Patricia Mamona -  triple Jump W - Born in :POR of :ANG ancestry

Pedro Pablo Pichardo - Triple Jump M - From :CUB

Nelson Évora - Triple Jump M - born :CPV in :CIV, in Portugal since child.

Auriol Dongmo - Shot Put W - from :CMR




Canoeing



Antoine Launay - K1 Slalom M -  :FRA of :POR ancestry



Equestrian



Luciana Diniz - Jumping Individual - :BRA of :POR ancestry



Swimming



Tamila Holub 1500m F - :UKR, in :POR since child.



Table Tennis



Fu Yu - Woman singles - :CHN, in :POR for 20 years now, married to a Portuguese



Judo



Bárbara Timo - -70Kg - from :BRA

Rochele Nunes - +78Kg - from :BRA

Anri Egutidze - -81kg - :GEO, in Portugal since a young age.

Jorge Fonseca - -100Kg - born in :STP, in :POR since child

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/02/20/projeto-olimpico-entrevista-analise-ana-oliveira-jornal-o-benfica-toquio-2021

PROJETO OLÍMPICO

Ana Oliveira: "Nunca nos desviámos do nosso caminho nem da nossa ambição"
O jornal O Benfica dá-lhe a conhecer, na edição desta semana, os atletas do Clube já qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O projeto olímpico faz parte do ADN do Clube, e o Benfica, apesar de todas as adaptações que precisaram de existir em torno desta pandemia de COVID-19, não parou, e, até à data, 19 atletas estão em posição de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Numa entrevista recente à agência Lusa, a diretora do Benfica Olímpico levantou o véu e afirmou que o objetivo do departamento passa por colocar 25 atletas nos Jogos Olímpicos – à data e por apuramento direto/ranking, o Benfica conta com 19 atletas para Tóquio 2021 (18 conhecidos e outro numa decisão que será entre os cabo-verdianos Djamila Silva e Alexandre Silva, na modalidade de judo, medalhas de ouro no Open de Dacar 2020).

A poucos meses do maior evento mundial, os Jogos Olímpicos de Tóquio, Ana Oliveira esteve à conversa com o jornal O Benfica e olhou para os últimos quatro anos e meio deste projeto, que muito tem contribuído a nível nacional e internacional.

"Este é um projeto reconhecido e que muito orgulha os benfiquistas. É uma referência que avançou pelo nosso Presidente, Luís Filipe Vieira, e pelo vice-presidente Fernando Tavares. Nos últimos 15 anos, os resultados têm sido constantemente reforçados, e, apesar das dificuldades inerentes a esta pandemia, através do apoio diferenciado da nossa direção e de toda a estrutura multidisciplinar do Benfica, nunca nos desviámos do nosso caminho, nem da nossa ambição para Tóquio", vincou a responsável, relembrando o percurso de atletas do Benfica em 2016.

"Temos 7 atletas que vão estar presentes no Campeonato da Europa de atletismo"
"Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, contribuímos para a missão olímpica nacional com 10 atletas, em 11 apurados. Atualmente, para Tóquio, temos, de momento, 18 atletas qualificados e pensamos assegurar a presença de mais seis a oito atletas", revelou Ana Oliveira.

Ana Oliveira
"Muitas dúvidas e preocupações"
Retrocedendo até março de 2020, quando a COVID-19 se instalou no país e ditou o cancelamento de várias competições, Ana Oliveira relembrou esse período para explicar os níveis de incerteza, medo e ansiedade sentidos pelos atletas.

"Além de as provas, posteriormente, terem sido canceladas, as instalações desportivas encerraram... Os atletas não podiam deixar de treinar, isso seria prejudicial. Vivíamos com medo do desconhecido, mas o pior foi a ansiedade de todos os treinadores e atletas, porque os Jogos Olímpicos estavam calendarizados para julho e agosto. O sonho não podia parar ali", relembrou, e, a partir daí, surgiu o apoio do Benfica.

"Sempre estivemos muito à frente nos processos e nas tomadas de decisão"
"Quando as coisas tranquilizaram, percebemos que estar inseridos no Benfica Olímpico poderia ser uma vantagem, no sentido de que tínhamos instalações próprias e em que sempre estivemos muito à frente nos processos e nas tomadas de decisão, comparativamente a outras federações, governo e clubes, no que dizia respeito à segurança, tratamento, treino e recuperação dos atletas. Tivemos muito rigor na capacidade de testagem, que outros clubes e federações não tiveram, e começámos a planear e a praticar soluções, assim como estratégias organizadas, sempre de forma diferente, o que nos permitiu continuar a lutar e a manter o foco nos objetivos", analisou Ana Oliveira.

Ana Oliveira
Apoio manifestado aos atletas
Apesar das mudanças bruscas no mundo, ele não parou, e os atletas vivenciaram muitas emoções em menos de um ano. Têm sido vários os responsáveis que, desde a primeira hora, tentaram amenizar os efeitos causados pela incerteza e pela insegurança.

"Os confinamentos, as quarentenas, as necessidades de isolamento profilático e até situações de COVID-19, nestes últimos meses, têm sido um problema constante para o qual temos procurado prevenir, solucionar e resolver a tempo e da melhor maneira possível. O Departamento de Psicologia do Benfica e todos os restantes colegas das equipas multidisciplinares têm tido muito trabalho connosco. Os treinadores também têm tido um papel muito importante neste processo. As dificuldades para o treino e para competir de igual para igual, a nível nacional e principalmente internacional, têm obrigado a um trabalho de superação enorme", salientou.

"Temos, de momento, 18 atletas qualificados e pensamos assegurar a presença de mais seis a oito atletas"

Projeto que continua a dar frutos
A lidar com todas as circunstâncias em torno de uma pandemia que não dá tréguas, o Benfica Olímpico não parou de conquistar títulos individuais e coletivos, nas mais diversas especialidades. "No atletismo, temos continuado a arrecadar distinções. Alcançámos medalhas internacionais no judo, assim como na canoagem, no triatlo e, mais recentemente, na natação. Temos sete atletas que vão estar presentes no Campeonato da Europa de atletismo [Ricardo dos Santos, Isaac Nader, Samuel Barata, José Carlos Pinto, Pedro Pichardo, Francisco Belo e Marta Pen Freitas], já no próximo mês. Isso é uma demonstração de que este projeto continua vivo e a dar frutos", louvou a diretora, deixando em evidência, mais uma vez, todo o trabalho desenvolvido pelo Benfica sem nunca descuidar do objetivo principal: ser uma referência nacional e internacional.

Ana Oliveira
"Acreditamos muito em todos"
Com a esperança de que mais "seis a oito atletas" atletas possam garantir presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Ana Oliveira realçou que todos os integrantes do projeto Olímpico "têm possibilidade de lá estar", mas que, para isso, "terão de o demonstrar". "Creio que o Rui Bragança tem uma alta probabilidade de estar em Tóquio, assim como todos os que estão em busca de tempos mínimos", salientou a responsável, concluindo: "Acreditamos muito em todos, até porque muitos cresceram imenso com a ligação ao Benfica."

Entre os atletas que ainda estão à procura de mínimos para os Jogos
Olímpicos, além de Rui Bragança (taekwondo), algumas das esperanças recaem sobre Diogo Ferreira, João Vítor Oliveira, Diogo Antunes, Isaac Nader e Samuel Barata (atletismo), Rodrigo Lopes (judo), Victoria Kaminskaya e Miguel Nascimento (natação), e ainda sobre João Silva, João Pereira e os irmãos Vasco e Vera Vilaça (triatlo).

TeamRocket37

OS 18 ATLETAS QUALIFICADOS*
(*Serão 19, havendo uma decisão entre os cabo-verdianos Djamila Silva e Alexandre Silva)

Francisco Belo
FRANCISCO BELO
Especialidade: Lançamento do peso.
Fase atual: O campeão de Portugal deste ano, e que em 2019 garantiu o 4.º posto no Campeonato Europeu indoor, detém a melhor marca do ano na secção (20,54 metros).

JOÃO PEREIRA
Especialidade: Triatlo.
Momentos: O campeão da Europa da modalidade (2017) viveu uma experiência única nos últimos Jogos Olímpicos, ao terminar a sua participação em 5.º lugar.

MESSIAS BAPTISTA
Especialidade: Canoagem.
Momentos: O canoísta vai estrear-se no evento mundial. Em 2019, conquistou 2 medalhas de bronze em Taças do Mundo. Palmarés de 47 medalhas (14 de ouro, 13 de prata e 20 de bronze).

BÁRBARA TIMO
Especialidade: Judo (-70 kg).
Momentos: A 11.ª classificada do ranking mundial, e vice-campeã do mundo, somou um 1.º lugar importante num dos seus melhores anos (2019), no Grand Prix de Tbilissi.

TSANKO ARNAUDOV
Especialidade: Lançamento do peso.
Fase atual: O atleta que tem a 2.ª melhor marca no lançamento do peso em 2020/21, estabelecida nos 20,20 metros, vai somar a sua 2.ª participação nos Jogos Olímpicos. Em 2016, atingiu a marca de 18,88 metros.

MELANIE SANTOS
Especialidade: Triatlo.
Momentos: A campeã nacional absoluta, em 2018, foi medalha de ouro em setembro do ano passado, no Campeonato do Mediterrâneo. Vai avançar para a sua 1.ª presença nos Jogos Olímpicos.

TERESA PORTELA
Especialidade: Canoagem.
Momentos: Com um histórico de conquistas relevantes, a experiente canoísta foi a 5.ª classificada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016). Vai para a sua 4.ª presença no evento mundial.

ROCHELE NUNES
Especialidade: Judo (+78 kg).
Momentos: A medalha de bronze no Europeu de judo do ano passado, e atual 12.ª melhor judoca do mundo, avança para a estreia nos Jogos Olímpicos.

RICARDO DOS SANTOS
Especialidade: Atletismo (400 m).
Fase atual: 2021 está a correr de feição ao atleta, que, durante este mês de fevereiro, bateu o recorde nacional da distância, fixando-o em 46,64 segundos (pista coberta), fazendo a melhor marca indoor em 2020/21.

PEDRO PABLO PICHARDO
Especialidade: Triplo salto.
Fase atual: Mês de ouro para o vice-campeão do mundo (em 2013 e 2015), que conquistou a melhor marca da secção (17,36 metros) nos Campeonatos de Portugal, e catapultou para a liderança europeia.

FERNANDO PIMENTA
Especialidade: Canoagem (K1 1000 m).
Momentos: Um dos melhores na secção soma um currículo invejável de 85 medalhas ao longo da sua carreira. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres (2012 – K2 1000 metros).

ANRI EGUTIDZE
Especialidade: Judo (-81 kg).
Momentos: O 19.º do ranking mundial conquistou, em 2019, o 3.º lugar no Grand Slam de Brasília e, no mesmo ano, em Minsk, alcançou o 2.º lugar (equipas mistas nos Jogos Europeus).

DIANA DURÃES
Especialidade: Natação (800 e 1500 m).
Momentos: A campeã nacional em 5000 metros livres foi a primeira atleta a garantir qualificação para os Jogos Olímpicos – que marcam a sua estreia. Detém vários recordes nacionais, entre eles os de 200, 400 e 800 metros.

MARTA PEN FREITAS
Especialidade: Atletismo (1500 m).
Momentos: Em setembro do ano passado, a atleta que quebrou 12 vezes recordes pessoais em 2018 e estabeleceu um novo recorde nacional na milha fixou a melhor marca do ano nos 800 metros (2.03,02 minutos).

JOÃO SILVA
Especialidade: Triatlo
Momentos: Integrou a equipa (estafetas) vice-campeã no Campeonato Europeu de Clubes, em 2019, e vai viver a sua 3.ª grande experiência mundial, depois de ter ficado em 9.º lugar nos Jogos Olímpicos de 2012.

JOÃO RIBEIRO
Especialidade: Canoagem (K4 500 m).
Momentos: Com a conquista de 21 medalhas enquanto sénior (8 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze), nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro alcançou o 4.º lugar em K1 1000 metros e o 6.º posto em K4 1000 metros.

TELMA MONTEIRO
Especialidade: Judo (-57 kg).
Fase atual: A medalhada olímpica, em 2016, e por várias vezes em campeonatos europeus sagrou-se vice-campeã da Europa no ano passado. A número 7 do mundo parte para a sua 5.ª participação nos Jogos Olímpicos.

OUSSAMA SAHNOUNE
Especialidade: Natação (águas abertas).
Momento: Participou, na semana passada, em Barcelona, no Troféu Alejandro Lòpez, onde arrecadou uma medalha de bronze na prova de 50 metros livres.

TeamRocket37

Citação de: TeamRocket37 em 22 de Fevereiro de 2021, 21:47
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/02/22/dressage-benfica-daniel-pinto-qualificacao-jogos-olimpicos-toquio-2021

DRESSAGE

Daniel Pinto qualificado para Tóquio 2021
Cavaleiro do SL Benfica assegurou a terceira presença em edições dos Jogos Olímpicos.


O cavaleiro do SL Benfica Daniel Pinto e o seu cavalo Santurion de Massa estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.
Sendo uma referência incontornável no cenário da Dressage internacional, o atleta do Benfica já representou Portugal em dois Jogos Olímpicos: 2000 em Sydney e 2008 em Pequim.

Com a participação em dois CDI 3*, Daniel Pinto assegurou as duas qualificações necessárias para poder integrar a equipa portuguesa a representar Portugal em Tóquio. A última qualificação obtida no CDI 3* em novembro de 2020 garantiu também ao cavaleiro o título de vice-campeão nacional de seniores.

O apuramento destes dois atletas está assegurado – o conjunto aguarda agora com expectativa a chamada à Seleção por parte do selecionador nacional da Federação.





hugo1904

Os objetivos de resultados desportivos em Tóquio estão, desde o início de 2018, plasmados no Contrato-Programa que rege o atual Programa de Preparação Olímpica do COP: a obtenção, no mínimo, de duas posições de pódio, de 12 diplomas e de 26 posições até ao 16º lugar.

TeamRocket37

Pensar em medalhas e finais nos Jogos
"Temos cerca de 20 atletas qualificados para os Jogos [Olímpicos]. Uma vez mais, a crise pandémica criou alguma perturbação, porque muitas competições e marcas foram congeladas, não contaram para a qualificação. Essa reabertura aconteceu agora e há aqui a possibilidade de qualificar mais atletas para os Jogos, num número que andará entre os 20 e os 30, números que estavam no nosso planeamento. Os atletas vão tentar superar-se. Os Jogos Olímpicos serão, quiçá, o patamar mais competitivo e importante da vida destes atletas. Há um conjunto significativo de atletas que pode pensar em medalhas e em finais. Isso só ajudaria o Benfica e Portugal."

Jayson Tatum

Alguém me consegue dizer que declarações fez desta vez a Ana Gomes, para o Fernando Tavares ter ido à Btv falar da importância dos clubes, designadamente o Benfica, no "apoio" aos atletas olímpicos?


BlankFile

Citação de: J. Tatum em 19 de Abril de 2021, 22:25
Alguém me consegue dizer que declarações fez desta vez a Ana Gomes, para o Fernando Tavares ter ido à Btv falar da importância dos clubes, designadamente o Benfica, no "apoio" aos atletas olímpicos?

https://www.record.pt/modalidades/judo/detalhe/ana-gomes-orgulhosa-de-telma-mas-deixa-recado-aos-clubes-podiamos-fazer-mais-e-melhor