Râguebi Masculino

Bombastic

Excelente resultado. Jogo capital no próximo fds, em "casa", com a equipa do RC Lousã que será sem dúvida, a par do RC Montemor, um dos nossos concorrentes diretos para a subida.

BlankFile


Gradinni

Citação de: ze do café em 30 de Setembro de 2018, 22:28
Sorteio da Taça:

2ª eliminatória (1/2 Dez.)
Galiza ou Setúbal - Benfica

1/8 final (5/6 Jan.)
Galiza / Setúbal / Benfica - CDUL
Galiza 49-12 Setúbal

Eagle Heart

Citação de: ze do café em 15 de Outubro de 2018, 01:08
Citação de: ze do café em 30 de Setembro de 2018, 22:28
Sorteio da Taça:

2ª eliminatória (1/2 Dez.)
Galiza ou Setúbal - Benfica

1/8 final (5/6 Jan.)
Galiza / Setúbal / Benfica - CDUL
Galiza 49-12 Setúbal

Galiza (?) vs. Benfica

joaoaria


Miguelito22


Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Bombastic em 14 de Outubro de 2018, 21:09
Excelente resultado. Jogo capital no próximo fds, em "casa", com a equipa do RC Lousã que será sem dúvida, a par do RC Montemor, um dos nossos concorrentes diretos para a subida.

A que horas é o jogo?

Bombastic

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 16 de Outubro de 2018, 09:11
Citação de: Bombastic em 14 de Outubro de 2018, 21:09
Excelente resultado. Jogo capital no próximo fds, em "casa", com a equipa do RC Lousã que será sem dúvida, a par do RC Montemor, um dos nossos concorrentes diretos para a subida.

A que horas é o jogo?

Está agendado para as 16h deste sábado, na nossa casa para esta época, o Estádio Primeiro de Maio.

Mikaeil


Thorondor

Citação de: Eagle Heart em 12 de Outubro de 2018, 15:48
Citação de: Bombastic em 12 de Outubro de 2018, 13:42
Citação de: Eagle Heart em 12 de Outubro de 2018, 02:36
Citação de: Slipknot_BMC em 11 de Outubro de 2018, 13:59
Citação de: ze do café em 11 de Outubro de 2018, 12:03
Citação de: xtream em 11 de Outubro de 2018, 11:42
Citação de: Carlsberg87 em 10 de Outubro de 2018, 23:25
Citação de: carvalho0407 em 10 de Outubro de 2018, 21:19
Citação de: Megaphone em 10 de Outubro de 2018, 09:56
Citação de: carvalho0407 em 10 de Outubro de 2018, 07:55
eu ate penso que o benfica tem equipas a mais, qual o clube em portugal com tantas modalidades? nenhuma, e ate mundial, existe pouca, ou seja faz mais o benfica por portugal que o resto dos clubes junto, isso é que é o problema deles.
Que modalidades cortarias?
raguebi feminino, se no masculino ja tens poucos praticantes, entao no feminino sao cerca de 200 atletas nacionais, e so compreendo o masculino porque é das 1ªs modalidades, nao faz sentido, canoagem, nao faz sentido, triatlo, tambem nao, e outras tantas, isto num é 1 poço de petroleo, ate porque modalidades a existir ou é para competir a serio e lutar por titulos, ou entao nao existe, temos de canalizar cada vez melhor os recursos, para dotar essas equipas pelo melhor, é preferivel qualidade a quantidade, nao é possivel lutar por titulos nisto tudo.
depois queixam-se que as pessoas nao acompanham, mas como?, tens jogos e mais jogos, é modalidades atras de modalidades, e o futebol senior e jovem, as pessoas tem empregos e familia, nao podem abdicar de tudo e chegar aos pavilhoes de manha e sair a noite, por isso defendo qualidade....

Cortar em nomes como Fernando Pimenta, Telma Monteiro, Vanessa Fernandes, 3 medalhados olímpicos, não preciso ler mais.
pois mas basta ir a espanha e ninguém liga o nome desses todos ao SLB, eu concordo q o SLB devia apostar forte apenas em 2 ou 3 modalidades com visibilidade na europa, tipo andebol q com um orçamento de 3M formarias uma grande equipa em vez de se ter uma equipa ok pois temos várias modalidades a consumir 1M+1M+....
Fechar modalidades? O ultimo presidente que o tentou foi, felizmente digo eu, esmagado em Assembleia Geral

Eu acho que o nosso "mal" e termos demasiadas modalidades ...lá fora qual é o clube que tem as 5 modalidades de pavilhão?

Barcelona:
Basquetebol, futsal, andebol, voleibol, hoquei em patins.




Mas querem comparar a cultura desportiva portuguesa com a cultura desportiva noutros países?

A maioria dos clube tugas foram fundados por pessoal que pratica mais do que um desporto.
Dai existirem clube como o nosso, que se chama Sport Lisboa e Benfica e não Futebol Lisboa e Benfica.
O nosso clube foi fundado como um clube desportivo ecléctico e não como uma equipa de futebol. Muitos dos nossos atletas lendários eram praticantes de mais do que um desporto.
Os nossos fundadores como Cosme Damião, não jogava só futebol.
Mas a verdade é que temos modalidades/actividades que são mais de laser do que desportivas.

Bilhar? Campismo? Golfe? Pesca Desportiva? Paintball?
Isto são modalidades para existir num clube desportivo nacional ou num ATL?
Para não falar nos parceiros.
Motocrosse? Tenis?
E parceiros no triatlo para que se já temos a modalidade no clube?

Mas queixamo-nos que o dinheiro não chega?
O Benfica o clube mais rico de Portugal. O clube português com menos dividas. O clube português que esta longe de estar à beira da falência e não consegue manter modalidades, algumas delas históricas no clube?

Expliquem-me então como aqueles seres que habitam no outro lado da 2ª Circular.
Aquela agremiação com complexos e que segundo as noticias esta em falecia, consegue ter tantas modalidade e em algumas dominar e até a nos ultrapassar?
Vejam esta lista de modalidades que eles afirma que possuem:


Mas o mal disto tudo é da cultura desportiva em Portugal.
Antes dos ano 90 o Benfica enchia campos e pavilhões nas mais variada modalidades.
O Benfica tinha Volei, Andebol, Basket, Hoquei, Rugby e em todas o Benfica dominava e era o clube com mais títulos nessas modalidades.
Havia atletas que sonhavam representar o Benfica nas mais diversas modalidades
A partir de 90 para cá a cultura desportiva diminuiu
E não ajudou em nada a que a sporcotv aglutinasse tudo.
O facto de deixar de haver transmissões dos campeonatos nacionais de rugby, etc, fez com que o interesse em certa modalidades diminuísse.
Hoje em dia o povo tuga só quer é bronca e polémicas no futebol entre os 3 Grandes.
3 canais generalistas e com os seus respectivos canais de informação e o que eles tem de programas desportivos?
3 paspalhos aos berros sobre tudo menos desporto.
3 jornais diários que se dizem serem desportivos. E do que escrevem e noticiam eles?
Tudo, menos desporto.

Desculpem, mas para mim as principais modalidades do Benfica deveriam ser modalidade de equipa e deveriam ser:
futebol, rugby, andebol, futsal, hoquei, basket, volley e ciclismo.
Tanto em masculino como em feminino.
E depois poderia ser atletismo e natação.
Tudo o resto seria um pequeno bónus que poderia existir ou nao existir consoante o numero de praticantes

E mais onde quer que o Benfica entre é sempre para ganhar e dominar.

Para completar o excelente post do Eagle Heart:

O Barça tem equipas profissionais capazes de disputar títulos nacionais e europeus em 5 modalidades -apenas o vôlei está um bocado atrás, mas tem vindo a crescer e é possível que venha a juntar-se às restantes modalidades num futuro próximo. Além disso, tem equipas de primeira divisão no hóquei em campo, no hóquei em gelo e no râguebi, onde a popularidade da modalidade na Catalunha Norte (região de Perpinhã, com o clube local a vir disputar jogos no Nou Camp) tem criado certo estímulo, sendo que já existiam clubes históricos que, tal como em Euskadi, popularizaram modestamente este desporto no resto do país. Se olharmos para as modalidades coletivas, apenas falta o polo aquático, que tem muitíssimos praticantes na Catalunha. Também tiveram uma secção de basebol que foi abandonada em 2012 e chegaram a ter uma parceria com os Barcelona Dragons na NFL Europe nos anos 90. Também têm uma discreta secção de atletismo onde, ainda assim, há atletas de craveira internacional, como a triplista colombiana Ibarguen. Talvez a única diferença com o Benfica seja o desenvolvimento do desporto feminino -fora do futebol, que venceu títulos nacionais e disputa a Liga dos campeões com regularidade, apenas o basquete e o vôlei têm equipa feminina. Poderíamos encontrar outros exemplos de ecletismo na Grécia, com o Pana e o Olympiakos, ou a Turquia, com os três grandes de Istambul, ou de forma mais modesta em França (com o PSG ou o Racing, ou ainda o Marselha que tem equipas de judo e atletismo).

- A pergunta é "porquê esta aposta no ecletismo em Portugal"? Por razões históricas, como tem frisado o Eagle Heart, mas que não têm que ver unicamente com a vontade dos indivíduos, embora tenha que ser tomada em conta. Podemos ver três modelos de desenvolvimento do desporto na Europa, que são apenas "ideal-tipos" típicos da sociologia e que não são exclusivos, ou seja, um caso pode misturar características de dois ou três modelos. Apenas frisamos aqui tendências:
- um sustentado apenas no tecido empresarial, sendo que os clubes desenvolveram-se paralelamente à indústria e ao capital. Este é o caso do desporto inglês, por exemplo, tanto para o futebol como outras modalidades como o boxe, o ciclismo ou râguebi desde que se tornou profissional. Os clubes nasceram de fábricas que procuravam criar equipas primeiro para canalizar as energias dos seus trabalhadores, e depois promover a sua produção, a equipa tornando-se num objeto marketing... ou patrocinava-se corridas ou combates, etc. As federações geralmente têm apenas um papel de coordenação de recursos.
- um sustentado no Estado, particularmente em economias centralizadas onde o tecido empresarial tem sido desenvolvido com a ajuda da entidade estatal. Este é o modelo francês, onde os clubes vivem de subsídios e da ajuda dos poderes públicos (por exemplo, os estádios costumam pertencer aos municípios, só o Lyon é proprietário do seu recinto). Aqui, as federações têm um peso tremendo, com um financiamento estatal importante.
- Portugal, à semelhança da Grécia, não tem um tecido económico denso, nem um Estado sólido que faria do desporto uma prioridade entre as suas políticas públicas. Por isso, os clubes foram assumindo um papel assumido em outros países quer pelo capital industrial ou financeiro, quer pelo Estado. Se os clubes foram assumindo um ecletismo crescente, foi pela importância dos clubes enquanto entidades sociais densas que promoveram desde o seu início um amplo abanico de actividades. Mas também porque a oferta e o incentivo pela pratica desportiva não eram plenamente assumidos por outras entidades, quer públicas ou privadas.

Por isso, o Projeto Olímpico seria quase impensável em outros países. O Racing em París tinha essa dimensão, mas porque era um clube de e da elite numa época onde o olimpismo era um espaço exclusivamente aristocrático (e oposto às pretensões dos primeiros futebolistas que exigiam indemnização para a participação a jogos paralelamente ao seu trabalho na fábrica), o desenvolvimento do desporto olímpico foi graças a associações desportivas ligadas a espaços de trabalho como os correios (as ASPTT) ou de lazer, especializadas numa modalidade só. Em Inglaterra, os clubes são também negócios, e o desporto olímpico pelo geral é mal negócio.

Ao criar um projeto olímpico, o Benfica vem portanto preencher um vazio abismal no nosso país, dando condições decentes a atletas condenados a sobreviver ou ao exílio se não fosse o SLB. São poucas hoje as federações sólidas em Portugal e o COP tem os recursos que tem em tempos de crise. Os benefícios não são a curto prazo e dificilmente podem ser contabilizados em termos financeiros, como no futebol. O facto é que uma medalha olímpica para o Benfica é de um prestígio enorme, que lhe dá uma dimensão única em comparação a outras entidades desportivas que dominam o seu desporto. Mas Portugal tem obtido resultados inéditos em termos de finalistas, tanto nos JO como nos Mundiais de atletismo, de natação ou canoagem, em parte graças ao investimento do Benfica e do Sporting (e também de estruturas mais pequenas que conseguem fazer um belíssimo trabalho apesar das dificuldades, como o Ponte de Lima em canoagem). Mas além disso, o investimento no ecletismo também contribui para o desenvolvimento do desporto em geral em Portugal, quer através da realização de eventos "de massa" como a Corrida António Leitão, e num futuro próximo oxalá, uma Maratona do Benfica, quer através da criação de escolas das modalidades do Benfica, que permitem promover a prática desportiva além do futebol e de popularizá-la, num país onde a prática desportiva é desesperadamente baixa e que a escola pública não incentiva.

Obviamente, não ganharemos em tudo sempre. Mas devemos criar as condições de uma prática desportiva de excelência no que diz respeito a atletas de elite, sendo essa prática sustentada por outra, que é ajudar ao desenvolvimento do desporto a nível nacional promovendo-a através de uma diversidade de estruturas, quer secções próprias, quer parcerias locais para a criação de escolas de modalidades, criando-se assim uma base de praticantes que possa garantir que haja novos talentos a crescerem. Isto não é um sonho. É o que o Benfica faz já hoje.

Portanto, para mim, não faz sentido estar a especular sobre as modalidades que deveríamos conservar ou sobre outras que deveriam ser extintas. Apenas devemos consolidar aquilo que já existe: judo, canoagem, triatlo, atletismo, natação são os pilares do projeto. Mas não há razão de pensar que outras não deveriam ser incluídas a futuro -o sentido mesmo desse projeto é que possa ser expandido ao máximo. É apenas uma questão de oportunidades.

Isso não significa que as modalidades não incluídas no Projeto deveriam desaparecer. A pesca desportiva, o paintball ou o bilhar têm funções sociais e são sustentados por voluntários que, à sua maneira, contribuem à grandeza do Benfica. Tenho tanto orgulho no Benfica pelos títulos da equipa sénior de futebol como pelo facto de sermos capazes de  reunir as nossas inumeráveis casas para torneios de futsal e sueca. O Benfica também é ISTO! E ISTO também é parte da sua MÍSTICA! Por isso é que acho que o Benfica até podia acrescentar actividades de uma forma autosustentável e inovadora em certos aspetos: achava acertada, por exemplo, a aposta numa secção "Benfica Aventura" que oferecia aos sócios um abanico de actividades outdoor há uns anos atrás. Não vejo porquê não teríamos uma "box" de crossfit ou um centro de actividades de saúde para o público e os sócios com o nosso nome. Ou ainda uma pista de gelo cujo custo seria sem dúvida amortizado bem rapidamente numa cidade como Lisboa. Seria promover actividades, com prioridade para os sócios, que teriam que ver com a divulgação da prática desportiva e que contribuiriam à sua vez à grandeza do Benfica no que diz respeito à sua dimensão social.

Eu bem sei que cada vez que venho reclamar aqui mais trabalho e mais recursos, há quem sempre me diz, "oh rapaz, mas não há dinheiro para tudo". Só que acho que faltamos às vezes de ambição e de certa visão e fico feliz por ver dirigentes da dimensão do Fernando Tavares -podem errar em certos dossiêrs, como no caso do râguebi, mas fazem mesmo tudo para consolidar o ecletismo e o olimpismo próprios da nossa história. Fico feliz por irmos buscar treinadores como o Resende, inconformados com a situação do desporto português e que querem assumir um crescente protagonismo nos palcos europeus. Tenho muitas críticas ao Vieira na gestão do futebol, mas no que diz respeito ao ecletismo, soube sair o clube de uma situação dramática e demonstrou respeitar a sua história. Para mim, esta conversa demonstra sobretudo o que ainda falta no clube: dar às modalidades, das mais profissionais às mais amadoras, todo o seu espaço no universo benfiquista, de forma a que o nosso ecletismo seja visto como uma evidência, e uma prova da nossa força.

Não vou mentir. Têm todo o direito de achar que devíamos fechar modalidades. Mas também estou feliz que isso não seja a visão desta direção. E só friso aqui que o desprezo pelas modalidades foi sempre geralmente associado às páginas mais tristes da história do nosso clube. Dito isso, é bom que haja debate.

E PLURIBUS UNUM!
Nestes ultimos anos a secção do rugby tem sobrevivido da carolice e teimosia dos jogadores e dirigentes e segundo sei pouco ou nada da direcção tinham
E foi aí que a secção feminina se desenvolveu.
Como é que com o aumento de ajuda da direcção as coisas pioraram para elas?
A equipa masculina arrebatou tudo o que seria para dividir pelas duas equipas ou que?

Voltando a pegar no meu post.
O Benfica como clube que é e todos sabemos que onde o Benfica esta metido é sempre noticia e desperta interesse, tem o dever de promover o desporto.
Eu pego sempre no exemplo do futsal.
Nunca ninguem ligava muito à modalidade e os lagartos ja andavam por ela à bastantes anos.
Bastou ao Glorioso entrar e é o que se tem visto, um aumento nao so na qualidade da Selecção, como da notoriedade. De algo praticamente desconhecido para talvez a 1ª modalidade de pavilhão e a talvez a 2ª mais importante no panorama geral desportivo nacional.
Agora é assim há modalidades que à partida dificilmente seremos alguem na Europa/mundo.
E o rugby é uma delas.
Que outro país pode fazer frente às principais potencias do rugby.
Que outro país pode fazer frente à Inglaterra, Escocia, Gales, França?
Deveria existir uma especie de Liga Europa para os restantes paises europeus poderem ter as suas equipas e as cronicas 6 Nações ficarem de fora.
Aí é que poderiamos almejar ser alguem na Europa.
É custoso para o Benfica, mas a soluçã poderia ser por apenas O Benfica ter instalações disponiveis para a practica e treino das modalidades.
Volto a dar um exemplo que uma vez dei e alguns de voces ja deve ter lido esse exemplo.
O Benfica ceder o nome, o simbolo e as cores a uma equipa e essa equipa a unica coisa que tinha que dar ao clube seria o facto de ser considerada equipa do clube tal como o futebol, todas as vitorias e palmares pertenciam ao clube.
Uma especie de franchise.
O Benfica te autoriza a usares o nome e simbolos, mas tudo o resto é a equipa que gere. É a equipa que tem de se preocupar em fazer aparecer o dinheiro.
Não sei se me fiz entender.
Uma equipa autonoma ao Benfica, mas que pertencen-se ao Benfica.

No fundo o que esta modalidade (e outras dentro do clube) e mais algumas que deviamos ter e não temos precisava era que os dirigentes fossem Benfiquistas. O dinheiro apareceria se existisse vontade.

Mikaeil

@BenficaRugby

9 Taças de Portugal
9 Campeonatos Nacionais
4 Taças Ibéricas
Com o objectivo de voltar ao sucesso do passado, estamos a renovar as infraestruturas da modalidade e com uma forte aposta na Formação.
#RugbyBenfica 🏉
#UmaCamisolaVáriasEmoções 🏉
#FormaçãoRugbyBenfica 🏉
#Época20182019


Eagle Heart

Onde posso comprar uma camisola da equipa?

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Eagle Heart em 17 de Outubro de 2018, 02:51
Onde posso comprar uma camisola da equipa?

O meu filho mais novo pergunta o mesmo anda ansioso para entrar para o rugby do Benfica o que só poderá acontecer para o ano com seis

Bombastic

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 17 de Outubro de 2018, 09:20
Citação de: Eagle Heart em 17 de Outubro de 2018, 02:51
Onde posso comprar uma camisola da equipa?

O meu filho mais novo pergunta o mesmo anda ansioso para entrar para o rugby do Benfica o que só poderá acontecer para o ano com seis

Põe-o no judo! Isso irá prepará-lo para os contactos físicos e além disso, o judo é um desporto fantástico em si! Há muitos jogadores de râguebi que fizeram ou fazem artes marciais, ou boxe, paralelamente à sua prática e que dizem que complementa-se muito bem.

pirolito1

Citação de: Mikaeil em 16 de Outubro de 2018, 21:49
@BenficaRugby

9 Taças de Portugal
9 Campeonatos Nacionais
4 Taças Ibéricas
Com o objectivo de voltar ao sucesso do passado, estamos a renovar as infraestruturas da modalidade e com uma forte aposta na Formação.
#RugbyBenfica 🏉
#UmaCamisolaVáriasEmoções 🏉
#FormaçãoRugbyBenfica 🏉
#Época20182019


São 10 campeonatos nacionais.