Telma Monteiro - Judo (- 57 Kg) | Campeã Europeia

Stewie

vai ser campeã a Telma, não duvido...  :smitten:

Nelson Évora, Telma Monteiro, Vanessa Fernandes... o primeiro já é, as meninas vão ser campeãs do mundo. O mundo é nosso, Benfica! :slb2:

JM21

#16
28/08/2007 JUDO
Imitar Nélson Évora
Telma Monteiro no Mundial do Rio de Janeiro


Uma das "estrelas" do Benfica, Telma Monteiro, irá tentar, entre os dias 13 e 16 de Setembro, no Rio de Janeiro, imitar Nélson Évora, campeão mundial no triplo salto. «Depois da vitória dele, ainda fiquei mais optimista para a minha prova», revelou a judoca do Benfica, bicampeã europeia de judo em -52 kg e campeã mundial de Sub-23, na apresentação do 20.º Estágio Internacional de Coimbra.

Telma afiançou que no Brasil só terá como objectivo "conquistar uma das medalhas", apesar das dificuldades esperadas. "Sei que é um risco dizer que acho possível ser campeã, porque as expectativas sobem, mas acredito que posso fazê-lo", notou a judoca benfiquista, líder do ranking mundial na categoria de -52kg.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Judo/Noticias/noticiasjudo_judotelmamonteirodec_280807_29380.asp

JM21

Telma Monteiro quer sagrar-se campeã do Mundo no Brasil

A atleta portuguesa Telma Monteiro, bicampeã europeia de judo na categoria de -52 kg e campeã mundial de sub-23, afirmou que vai lutar para conquistar no Brasil o seu primeiro título mundial absoluto.

"O meu objectivo principal é chegar à final do Campeonato Mundial de Judo e sagrar-me campeã", disse Telma Monteiro em Coimbra, onde está a decorrer o estágio de preparação da Selecção para o torneiro que se realiza entre 13 e 16 de Setembro, no Rio de Janeiro.

A atleta líder do ranking mundial acredita na vitória, mas reconhece que vai ter algumas adversárias de elevada qualidade, salientando as japonesas, chinesas e norte-coreanas.

"No desporto, os resultados não estão garantidos, por isso vou lutar para, no mínimo, conseguir uma medalha", disse Telma Monteiro, afirmando ainda que, depois da vitória de Nelson Évora - hoje, em Osaca - se sente bastante mais empenhada para realizar uma boa prova.

Apesar de sentir alguma pressão para garantir um bom resultado, fruto também do protagonismo de que tem sido alvo, Telma Monteiro acredita que a expectativa criada pelas pessoas tem base no trabalho e nos resultados que apresenta.

Um estudo da empresa Cision Portugal mostra que, entre Janeiro e Julho de 2007, a atleta teve uma exposição mediática avaliada em um milhão de euros, tendo sido foi alvo de cerca de 200 notícias na imprensa nesse periodo.

"Este protagonismo deve-se às vitórias que consegui, e é muito importante para divulgação desta modalidade", concluiu a judoca, recém-contratada pelo Benfica/Construções Norte-Sul.

http://www.rtp.pt/index.php?article=295752&visual=16&rss=0

costa_goncalo

força telma dia 29 de setembro, estamos a tua espera na luz para te felicitar

#Micc

mais uma para ser homenageada na Luz dia 29. :)

pcssousa


riki


manageiro


JM21

Telma Monteiro: «Objectivo é ir à final»
JUDOCA MOTIVADA PARA O MUNDIAL DO RIO DE JANEIRO

Telma Monteiro (21 anos) já atingiu o pico da motivação para competir no Mundial do Rio de Janeiro, que se disputa entre os dias 13 e 16. A bicampeã europeia e líder do ranking internacional apresenta-se pela primeira vez na prova máxima da disciplina com o estatuto de favorita, pelo que o seu objectivo passam por melhorar o resultado de há dois anos no Cairo (Egipto), onde conquistou a medalha de bronze.

"No mínimo, quero subir ao pódio, mas o grande objectivo é disputar a final, apesar de ter adversárias muito fortes", considerou ontem a judoca do Benfica, antes do derradeiro treino da Selecção no Jamor, antes da partida (domingo) para a o Brasil, que receberá os campeonatos com recorde de participantes (mais de 700) e de países (140), de apuramento directo (cinco primeiros por categoria) para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=757040&idCanal=313

Freire

Força Telma, tamos a torcer por ti.  :slb2:


JM21

Judo: Telma procura o sonho
APONTA AGORA À CONQUISTA DO TÍTULO MUNDIAL

O olímpico João Neto não tem dúvidas. "Telma Monteiro é como uma extraterrestre no judo", tal a sua força mental e maturidade, que fazem dela uma das favoritas à conquista do Mundial do Rio de Janeiro, entre dias 13 e 16.

A bicampeã europeia (-52 kg), de 21 anos, tem a perfeita consciência de que está muito mais experiente ao nível técnico e táctico do que, por exemplo, no Mundial do Cairo, há dois anos, onde conquistou a medalha de bronze.

"Já no Egipto estava bem, mas não era uma das candidatas à medalhas. Desta vez, se tudo correr bem poderei ser campeã mundial, e é por isso que vou lutar. Temos sempre de salvaguardar que até posso ser eliminada no primeiro combate, já que existem cinco atletas com aspirações, mas lido bem com a pressão e não costumo cometer muitos erros", considerou Telma Monteiro, recente contratação do Benfica, que nas oito últimas provas realizadas, sempre ao mais alto nível internacional – leia-se Taças do Mundo e Europeu –, atingiu as respectivas finais, vencendo cinco e perdendo apenas três, um recorde inédito na história do judo português.

Tranquilidade

A equipa das quinas já se encontra instalada tranquilamente no Hotel Intercontinental, no Bairro de São Conrado, depois de uma viagem cansativa mas que decorreu sem incidentes de maior, a não ser uma suspeita de bomba no aeroporto da Portela, mas a Polícia e os Bombeiros fizeram explodir uma mala abandonada, restabelecendo a normalidade.

Ao fim da tarde de ontem, os nove atletas escalados para o Rio realizaram um primeiro treino. Apenas Pedro Dias tem uma pequena infecção, mas está devidamente medicamentado para estar a 100% no seu dia de competição.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=757529&idCanal=313

JM21

Telma Monteiro na corrida ao ouro

O sonho de se ver um português campeão do Mundo de judo nunca esteve tão perto de se concretizar como agora, com Telma Monteiro na primeira linha dos favoritos entre os inscritos para a competição que se disputa de 13 a 16 de Setembro no Rio de Janeiro.


Telma, campeã da Europa e líder indiscutível do ranking mundial parte para o Mundial como a grande favorita na categoria de -52 kg, procurando agora fazer um pouco melhor que o conseguido há dois anos no Cairo, quando foi uma das terceiras, ficando com o bronze.

Um terceiro lugar que Portugal obtinha pela quinta vez em seis edições, só falhando o pódio em 1999.

A "pioneira" foi Filipa Cavalleri, em Chiba'1995, seguindo-se Guilherme Bentes, em Paris'97, Catarina Rodrigues, em Munique2001, João Neto, em Osaca2003, e Telma Monteiro, no Cairo2005.

Agora, a judoca do Benfica - Construções Norte/Sul traça como "objectivo mínimo" a conquista de uma medalha, mas admite sem qualquer subterfúgio que vai mesmo para ganhar, ela que aparece com o já invejável estatuto de bicampeã europeia. "Há favoritas e sei que estou entre elas", diz, sem hesitação.

Telma concentra as atenções portuguesas, neste Mundial do Rio de Janeiro, numa selecção de nove unidades, com todos à procura de posições de destaque, nomeadamente a sempre apetecida qualificação olímpica, que se consegue com um dos lugares até quinto.

Aliás, o único Mundial em que Portugal não foi às medalhas, nestes últimos anos, acabou por ser determinante para a carreira de Nuno Delgado: ao ser quinto posicionado, "carimbou o passaporte" para os Jogos Olímpicos de Sydney2000, onde foi ao bronze, no que ainda é o melhor resultado de sempre do judo luso.

Os objectivos "oficiais" de Portugal, defendidos por Luis Monteiro, director técnico da Federação Portuguesa de Judo, estão apontados para uma a duas qualificações olímpicas, a par de mais duas classificações de semi-finalista, ou seja até ao nono lugar.

A prudência parece ser o mote, o que é explicado pela enorme qualidade do torneio, que bate recordes absolutos de participação, com 140 países e cerca de 700 judocas, não faltando uma única nação ou atleta minimamente representativos.

Telma Monteiro, que vai depois implementar a criação de uma escola de judo no Benfica (que passa a estar associado ao seu anterior emblema, Construções Norte-Sul), é o trunfo principal da selecção para o Rio de Janeiro, mas não a única aposta numa boa classificação, podendo bem Pedro Dias, João Neto e João Pina chegar aos melhores seis dos seus escalões.

Luís Monteiro aponta esses três judocas, que estão no programa de preparação para Pequim2008, como estando muito bem preparados também, mas não esconde que possa aparecer uma surpresa dos outros cinco - Ana Hormigo, Joana Ramos, Ana Cachola, Yahmina Ramirez e João Cardoso.

João Cardoso, Joana Ramos e a antiga atleta de Cuba Yahmina Ramirez não tinham os mínimos definidos pela Federação Portuguesa de Judo, mas acabaram por ser convocados, por um conjunto de circunstâncias convergentes: a dificuldade de obtenção de mínimos, o facto da organização pagar a estadia a todos os atletas e ainda estes Mundiais serem, para todos, uma real possibilidade de qualificação olímpica.

No Mundial do Rio de Janeiro os técnicos responsáveis serão Michel Almeida (masculinos) e António Matias (femininos), sendo a selecção composta por: Ana Hormigo (-48), Telma Monteiro (-52), Joana Ramos (-57), Ana Cachola (-70), Yahima Ramirez (-78), João Cardoso (-60), Pedro Dias (-63), João Pina (-73) e João Neto (-81).

A primeira a entrar em acção, na quinta-feira 13, é Yahima Ramirez, antiga internacional junior de Cuba que se casou com um português, dando actualmente aulas de Judo na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Sexta-feira 14 entram em acção Ana Cachola e João Neto.

O dia mais concorrido - e aquele de que se esperam mais sucessos - é o sábado 15, com Telma Monteiro, Joana Ramos, Pedro Dias e João Pina. Encerram, no domingo 15, Ana Hormigo e João Cardoso.

http://www.rtp.pt/index.php?article=297648&visual=16&rss=0

Jakub


JM21

Mundiais de judo: Portugal com nove atletas e Telma Monteiro favorita

Portugal parte para o Campeonato do Mundo de judo, que decorre entre quarta-feira e domingo, com nove atletas e Telma Monteiro como principal candidata à conquista de uma medalha de ouro.

Bicampeã da Europa e líder do «ranking» mundial, Telma Monteiro procura melhorar a medalha de bronze que ganhou há dois anos, no Cairo. Agora, a judoca do Benfica-Construções Norte/Sul assume a conquista de uma medalha como «objectivo mínimo». «Há favoritas e sei que estou entre elas», afirma Telma Monteiro, citada pela Lusa.

Todos os judocas portugueses presentes procuram lugares de destaque e nomeadamente a qualificação olímpica, através de uma posição até ao quinto lugar.

Luís Monteiro, director-técnico da Federação Portuguesa de Judo, define como objectivos uma a duas qualificações olímpicas e mais duas de semi-finalista, até ao nono lugar. De acordo com a Lusa, Luís Monteiro considera que Pedro Dias, João Neto e João Pina estão muito bem preparados e em condições de chegar aos melhores seis dos seus escalões. E admite uma surpresa por parte de Ana Hormigo, Joana Ramos, Ana Cachola, Yahmina Ramirez e João Cardoso.

A primeira atlelta portuguesa a competir, na quinta-feira, é Yahima Ramirez. Sexta-feira entram em acção Ana Cachola e João Neto. No sábado é a vez de Telma Monteiro, Joana Ramos, Pedro Dias e João Pina. No domingo, Ana Hormigo e João Cardoso completam a presença portuguesa.

O Rio de Janeiro será o palco da competição, que junta 700 judocas de 140 países

Os nove portugueses no Mundial:

-60 kg
JOÃO Alexandre Medalhas Gonçalves CARDOSO (25 anos), Sport Algés e Dafundo
1ºDan
Estudante de Engenharia
54º do ranking
Sétimo nos Europeus de 2005 e 2006. Segunda participação em Mundiais

-66 kg
PEDRO Daniel Castelo Branco Miranda DIAS (25 anos), Sport Algés e Dafundo
1º Dan
Estudante de Gestão e Administração Pública
18º do ranking
Quinto no Europeu de 2006. Segunda participação em Mundiais

-73 kg
JOÃO Alexandre Ferreira de PINA (26 anos), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
1º Dan
Estudante de fisioterapia
20º do ranking
Sétimo nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, quinto no Mundial de Osaca2003. Quarta participação em Mundiais

-81 kg
JOÃO André Pinto NETO (25 aos), Associação Cristã da Mocidade - Torres Novas
1º Dan
Estagiário de Farmácia
14º do ranking
Sétimo nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, terceiro no Mundial de Osaca2003. Segunda participação em Mundiais.

-48 kg
ANA Cristina Teles de Menezes HORMIGO (26 anos), Academia de Judo de Castelo Branco
1º Dan
Empresária, licenciada em Tradução e Relações Internacionais
34ª do ranking
Sétima nos Europeus de 2006 e 2007, Nona nos Mundiais de 2003 e 2005. Terceira participação em Mundiais.

-52 kg
TELMA Alexandra Pinto MONTEIRO (21 anos), Benfica - Construções Norte/Sul.
1º Dan
Estudante de Educação Física
1ª do ranking
Campeã europeia de 2006 e 2007, terceira no Mundial de 2005. Segunda participação em Mundiais.


-57 kg
JOANA Isabel Ventura RAMOS (25 anos), Associação Cristã da Mocidade - Torres Novas
1º Dan
Estudante de Direito
58ª do ranking.
Terceira no Europeu sub-23 de 2004. Terceira participação em Mundiais.

-70 kg.
ANA CACHOLA (20 anos), Judo Clube do Algarve.
1º Dan
Estudante de Medicina.
Sem ranking internacional (esteve lesionada).
Campeã europeia sub-23 de 2006, Campeã Europeia júnior de 2005. Estreia em Mundiais.

-78 kg.
YAHMINA Menendez RAMIREZ (28 anos), Casa do Povo de Rio Maior - Cubana de nascimento, naturalizada portuguesa
2º Dan
Professora de Judo na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, licenciada em Cultura Física.
66ª do ranking.
Quinta no Mundial júnior de 1996. Estreia em Mundiais.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=852895&div_id=1493