Época 2020/2021

MUMU

Citação de: psanches em 18 de Junho de 2021, 17:40
Citação de: Gradinni em 18 de Junho de 2021, 16:49
Citação de: psanches em 18 de Junho de 2021, 16:25
É uma questão interessante e que pode ser discutida (no basquetebol ainda mais, no andebol menos). São modalidades com fossos competitivos muito grandes e que requerem habilidades especificas e morfologia onde o portugues genérico parte sempre atrás de outras nações.
Por exemplo, num grupo de trabalho mais experiente e calejado não faz nenhum sentido serem submetidos a levarem humilhações. Esta é também uma decisão técnica e o treinador é contratado para fazer estas escolhas.
A desculpa da morfologia tem perna curta.
É verdade que nao somos dos mais altos, mas no andebol recentemente crescemos muito porque de repente apareceu muita gente grande e pesada. foi milagre?

A verdadeira desculpa é a gigantesca falta de cultura desportiva em Portugal e a gigante falta de investimento estatal no desporto, sobretudo a nivel escolar

A realidade nunca tem perna curta pois a mesma é imutável. A única forma que tens para mitigar este problema é priorizar a prática de modalidades (como a espanha faz com basket e andebol vs volley, um país 5 vezes maior que o nosso!) vs Portugal que trata tudo por igual e depois não é bom em nenhuma!

O andebol só confirma esta realidade, tiveste de importar 3 cubanos (mais um redes cubano e um jogador cabo-verdiano) para começares a ser competitivo. Trouxeram altura e peso. De facto os portugueses são fortes se não forem...portugueses.

Concordo muito com essa opinião.
É verdade que as coisas têm mudado muito!
Tenho 1,77m e hoje noto e muito, o crescimento de altura média dos jovens portugueses. Estamos a crescer imenso, graças a uma alimentação e qualidade de vida muito superior ao passado.
Se chegará, não sei, mas que é uma verdade, é!
A minha opinião, devido a este facto, é que o Benfica havia de apostar mais forte, nas modalidades que podemos ser gigantes na Europa (Campeões Europeia de Clubes).
Modalidades onde essa parte do físico, e o confronto físico não seja tão preponderante, como Hóquei em Patins, Futsal, Voleibol e Atletismo.
No Andebol e Basquete, essas vertentes, são determinantes, e só com enormes investimentos e muita sorte, conseguiremos competir para chegar ao título máximo!
Compreendo que não concordem comigo, mas é como vejo as coisas.
No futebol o panorama é muito idêntico!
Temos de saber conciliar a excelente qualidade técnica dos jogadores portugueses, com o físico em determinadas posições, para conseguirmos ser fortes na Europa.
Saudações Benfiquistas!

psanches

Citação de: Gradinni em 18 de Junho de 2021, 17:45
Citação de: psanches em 18 de Junho de 2021, 17:40
Citação de: Gradinni em 18 de Junho de 2021, 16:49
Citação de: psanches em 18 de Junho de 2021, 16:25
É uma questão interessante e que pode ser discutida (no basquetebol ainda mais, no andebol menos). São modalidades com fossos competitivos muito grandes e que requerem habilidades especificas e morfologia onde o portugues genérico parte sempre atrás de outras nações.
Por exemplo, num grupo de trabalho mais experiente e calejado não faz nenhum sentido serem submetidos a levarem humilhações. Esta é também uma decisão técnica e o treinador é contratado para fazer estas escolhas.
A desculpa da morfologia tem perna curta.
É verdade que nao somos dos mais altos, mas no andebol recentemente crescemos muito porque de repente apareceu muita gente grande e pesada. foi milagre?

A verdadeira desculpa é a gigantesca falta de cultura desportiva em Portugal e a gigante falta de investimento estatal no desporto, sobretudo a nivel escolar

A realidade nunca tem perna curta pois a mesma é imutável. A única forma que tens para mitigar este problema é priorizar a prática de modalidades (como a espanha faz com basket e andebol vs volley, um país 5 vezes maior que o nosso!) vs Portugal que trata tudo por igual e depois não é bom em nenhuma!

O andebol só confirma esta realidade, tiveste de importar 3 cubanos (mais um redes cubano e um jogador cabo-verdiano) para começares a ser competitivo. Trouxeram altura e peso. De facto os portugueses são fortes se não forem...portugueses.
Mesmo tirando os cubanos, o tamanho dos portugueses de nascença na seleção de andebol é bem maior do que há uns anos atrás.
Mas a realidade é essa, nem é o tratar tudo por igual, é tratar todas abaixo do que deviam

Se tivesses ligas muito fortes em algumas modalidades, isso seria a melhor forma de alavancar melhores condições na base da piramide. Se fosse eu, e sabendo bem o quão radical seria a proposta (até por ser a 2a maior modalidade do mundo ocidental), claramente priorizava o voleibol e o andebol em vez do basquetebol por algumas razões: basket exige mais fisicamente que as outras duas, basket ao alto nível é muito caro, espanha tem um campeonato fraco de volley e o de andebol é demasiado centrado no barça. Imagina o que era começares a pegar na malta do basket e começares a ensiná-los a jogar andebol e volley...
Os gregos por exemplo não concordam comigo e têm uma liga muito forte de basket, estão-se a cagar para o andebol e têm uma liga menor de volley.

JMiguel23

Citação de: MUMU em 18 de Junho de 2021, 18:02
Citação de: psanches em 18 de Junho de 2021, 17:40
Citação de: Gradinni em 18 de Junho de 2021, 16:49
Citação de: psanches em 18 de Junho de 2021, 16:25
É uma questão interessante e que pode ser discutida (no basquetebol ainda mais, no andebol menos). São modalidades com fossos competitivos muito grandes e que requerem habilidades especificas e morfologia onde o portugues genérico parte sempre atrás de outras nações.
Por exemplo, num grupo de trabalho mais experiente e calejado não faz nenhum sentido serem submetidos a levarem humilhações. Esta é também uma decisão técnica e o treinador é contratado para fazer estas escolhas.
A desculpa da morfologia tem perna curta.
É verdade que nao somos dos mais altos, mas no andebol recentemente crescemos muito porque de repente apareceu muita gente grande e pesada. foi milagre?

A verdadeira desculpa é a gigantesca falta de cultura desportiva em Portugal e a gigante falta de investimento estatal no desporto, sobretudo a nivel escolar

A realidade nunca tem perna curta pois a mesma é imutável. A única forma que tens para mitigar este problema é priorizar a prática de modalidades (como a espanha faz com basket e andebol vs volley, um país 5 vezes maior que o nosso!) vs Portugal que trata tudo por igual e depois não é bom em nenhuma!

O andebol só confirma esta realidade, tiveste de importar 3 cubanos (mais um redes cubano e um jogador cabo-verdiano) para começares a ser competitivo. Trouxeram altura e peso. De facto os portugueses são fortes se não forem...portugueses.

Concordo muito com essa opinião.
É verdade que as coisas têm mudado muito!
Tenho 1,77m e hoje noto e muito, o crescimento de altura média dos jovens portugueses. Estamos a crescer imenso, graças a uma alimentação e qualidade de vida muito superior ao passado.
Se chegará, não sei, mas que é uma verdade, é!
A minha opinião, devido a este facto, é que o Benfica havia de apostar mais forte, nas modalidades que podemos ser gigantes na Europa (Campeões Europeia de Clubes).
Modalidades onde essa parte do físico, e o confronto físico não seja tão preponderante, como Hóquei em Patins, Futsal, Voleibol e Atletismo.
No Andebol e Basquete, essas vertentes, são determinantes, e só com enormes investimentos e muita sorte, conseguiremos competir para chegar ao título máximo!
Compreendo que não concordem comigo, mas é como vejo as coisas.
No futebol o panorama é muito idêntico!
Temos de saber conciliar a excelente qualidade técnica dos jogadores portugueses, com o físico em determinadas posições, para conseguirmos ser fortes na Europa.
Saudações Benfiquistas!
Acho o físico (aka altura) menos importante/determinante no Andebol do que no Voleibol e Basket.

Tomahawk

Citação de: Thorondor em 17 de Junho de 2021, 10:41
Citação de: Xinas em 17 de Junho de 2021, 08:26
Continuo a dizer,não percebo esta secção ser tão bem gerida e depois haver dificuldades em outras!!! Deveria ser transversal...


Para além de outras diferenças a principal:

o José Jardim é benfiquista e competente. Soube quando deveria afastar-se e trazer sangue novo.

Nas outras modalidades, reina o despesismo, tachismo, parasitismo e lavagem de dinheiro no futebol. Nas outras de pavilhão faltam Josés Jardins.
Concordo com quase tudo à excepção de que se soube afastar na altura certa. Não soube. Saiu com 2 anos de atraso, e perdemos de forma vergonhosa pelo menos 1 Campeonato para o Espinho por culpa sua. Felizmente percebeu a contestação e acabou por sair pelo seu pé e, sobretudo acertaram no seu substituto!

Covenant

Citação de: Tomahawk em 18 de Junho de 2021, 22:54
Citação de: Thorondor em 17 de Junho de 2021, 10:41
Citação de: Xinas em 17 de Junho de 2021, 08:26
Continuo a dizer,não percebo esta secção ser tão bem gerida e depois haver dificuldades em outras!!! Deveria ser transversal...


Para além de outras diferenças a principal:

o José Jardim é benfiquista e competente. Soube quando deveria afastar-se e trazer sangue novo.

Nas outras modalidades, reina o despesismo, tachismo, parasitismo e lavagem de dinheiro no futebol. Nas outras de pavilhão faltam Josés Jardins.
Concordo com quase tudo à excepção de que se soube afastar na altura certa. Não soube. Saiu com 2 anos de atraso, e perdemos de forma vergonhosa pelo menos 1 Campeonato para o Espinho por culpa sua. Felizmente percebeu a contestação e acabou por sair pelo seu pé e, sobretudo acertaram no seu substituto!
Ele acreditava que podia levar a equipa ao sucesso. O importante a reter é ter percebido que depois de falhar demasiadas vezes soube assumir uma outra posição e muito bem.

MrFire

Passei aqui só para dizer que o Sr. José Jardim é um Senhor Benfica.

Tomahawk

Citação de: Covenant em 19 de Junho de 2021, 09:13
Citação de: Tomahawk em 18 de Junho de 2021, 22:54
Citação de: Thorondor em 17 de Junho de 2021, 10:41
Citação de: Xinas em 17 de Junho de 2021, 08:26
Continuo a dizer,não percebo esta secção ser tão bem gerida e depois haver dificuldades em outras!!! Deveria ser transversal...


Para além de outras diferenças a principal:

o José Jardim é benfiquista e competente. Soube quando deveria afastar-se e trazer sangue novo.

Nas outras modalidades, reina o despesismo, tachismo, parasitismo e lavagem de dinheiro no futebol. Nas outras de pavilhão faltam Josés Jardins.
Concordo com quase tudo à excepção de que se soube afastar na altura certa. Não soube. Saiu com 2 anos de atraso, e perdemos de forma vergonhosa pelo menos 1 Campeonato para o Espinho por culpa sua. Felizmente percebeu a contestação e acabou por sair pelo seu pé e, sobretudo acertaram no seu substituto!
Ele acreditava que podia levar a equipa ao sucesso. O importante a reter é ter percebido que depois de falhar demasiadas vezes soube assumir uma outra posição e muito bem.
O Lisboa também ainda acredita que é o homem certo para levar o Benfica ao sucesso. José Jardim foi completamente comido, pelo menos num dos campeonatos pelo Treinador do Espinho e não teve a humildade, na altura, de perceber que, com um plantel superior tinha perdido o Campeonato , sobretudo por sua culpa. Foi preciso aumentar e muito a contestação à sua continuidade para ter tido o bom senso de sair, e depois, aí sim muito bem, teve a lisura de não boicotar o trabalho do seu sucessor.

xtream

das 3 modalidades de pavilhão q são olímpicas a única onde Portugal pode lutar por algo é no andebol, mas seria necessário encaminhar os jovens de 1.95m-2.00m q jogam basquetebol ou voleibol para o andebol. Eu lembro-me de ver o Pedro belo com 18 anos e 2.12m e via-se q não tinha jeito para o basquetebol, neste caso o SLB devia ter experimentado outra modalidade para ele pois se calhar seria bom defensor no andebol ou bom bloqueador no voleibol

Dandy






   E fechar este tópico, não? ...




O-Rível

Citação de: Dandy em 21 de Junho de 2021, 13:09





   E fechar este tópico, não? ...

Não está nenhum moderador com mais de 2,06m online.

Dandy

Citação de: O-Rível em 21 de Junho de 2021, 13:40
Citação de: Dandy em 21 de Junho de 2021, 13:09





   E fechar este tópico, não? ...

Não está nenhum moderador com mais de 2,06m online.




   Denunciado, obviamente.




Jack Bauer

Citação de: xtream em 21 de Junho de 2021, 01:41
das 3 modalidades de pavilhão q são olímpicas a única onde Portugal pode lutar por algo é no andebol, mas seria necessário encaminhar os jovens de 1.95m-2.00m q jogam basquetebol ou voleibol para o andebol. Eu lembro-me de ver o Pedro belo com 18 anos e 2.12m e via-se q não tinha jeito para o basquetebol, neste caso o SLB devia ter experimentado outra modalidade para ele pois se calhar seria bom defensor no andebol ou bom bloqueador no voleibol



Compreendo a lógica, mas no andebol o Pedro Belo não durava 5m em campo.


Não me parece que o PBelo tivesse aptidão para o desporto.



O mal é pensarmos que por ser grande dá para qualquer coisa.

O-Rível

Citação de: Jack Bauer em 21 de Junho de 2021, 15:18
Citação de: xtream em 21 de Junho de 2021, 01:41
das 3 modalidades de pavilhão q são olímpicas a única onde Portugal pode lutar por algo é no andebol, mas seria necessário encaminhar os jovens de 1.95m-2.00m q jogam basquetebol ou voleibol para o andebol. Eu lembro-me de ver o Pedro belo com 18 anos e 2.12m e via-se q não tinha jeito para o basquetebol, neste caso o SLB devia ter experimentado outra modalidade para ele pois se calhar seria bom defensor no andebol ou bom bloqueador no voleibol



Compreendo a lógica, mas no andebol o Pedro Belo não durava 5m em campo.


Não me parece que o PBelo tivesse aptidão para o desporto.



O mal é pensarmos que por ser grande dá para qualquer coisa.

O Vólei, por exemplo, é muito difícil começar tarde. Vê-se uma grande diferença técnica entre quem começa mais tarde, já no final da adolescência, e quem começa cedo. O Andebol, pelo que vi in loco, não é tão difícil de alcançar bom nível começando mais tarde, mas é preciso ter algum potencial de aprendizagem. Conheci malta muito alta, para cima de 2,00m, que eram apenas isso, altos. Não tinham coordenação nenhuma, eram lentos, com a agilidade da minha avó, e mais moles do que um marshmallow a derreter ao sol. Vi centrais e laterais, alguns com bem menos de 1,90m, a ganharem facilmente quase todos os duelos com um tipo que tinha mais de 2,05m e que até jogou na nossa formação. Altura é um elemento muito importante, até determinante em alguns contextos (lá fora, sobretudo), mas se nem aqui alguns matacões fazem a diferença, não é nesses tais contextos que o vão conseguir.


Dandy






   Da mesma forma que haverá quem espere pelo 01 de Julho para fechar tópicos (como este) e abrir os da próxima época ... se calhar, digo eu, também estarão à espera do 01 de Julho para anunciar a saída de Carlos Lisboa.