Sporting CP 43 - 45 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Dom, 11 Setembro, 2022, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    RTP 2

     

    ESTOICA CONQUISTA DA 7.ª SUPERTAÇA!

     

    Que final! Benfica suplantou o Sporting por 43-45, após dois prolongamentos.

     

     

    O Benfica venceu o Sporting por 43-45 (após dois prolongamentos!), neste domingo, 11 de setembro, no Pavilhão Municipal Carlos Pinhão, em Serpa, e conquistou a Supertaça de andebol.

     

    Dérbi de emoções fortes, como de resto são normalmente revestidos estes duelos entre Benfica e Sporting. Início de jogo com os nervos à flor da pele, mas que rapidamente deram lugar a um choque de titãs do andebol nacional.

     

    Após ultrapassado o FC Porto (com dois prolongamentos) a equipa de Chema Rodríguez aplicou a mesma receita da véspera. Coesão defensiva e grande organização ofensiva foram a chaves do primeiro tempo.

     

    Marcador repartido nos primeiros minutos, mas gradualmente o Benfica superiorizou-se na defesa e no ataque. Na baliza, Sergey Hernández brilhou com mais de dez defesas, só no primeiro tempo, e na frente o reforço Ádám Juhász pautava o jogo com qualidade.

     

    Com o passar do tempo, os encarnados foram ganhando vantagem, com o Sporting a estar sete minutos sem marcar qualquer golo. Os remates dos seis metros foram recorrentes e de sucesso ao longo de todo o primeiro tempo e os primeiros trinta minutos terminaram com o Benfica confortável na frente do marcador por 8-15.

     

    O Benfica reiniciou o jogo em desvantagem numérica, fruto da exclusão de Ádám Juhász ainda na primeira parte (os encarnados tiveram quatro exclusões no primeiro tempo). Este fator não tirou ânimo ás águias, que marcaram primeiro na segunda parte, por intermédio de Källman, e igualaram a vantagem de sete golos já tida no primeiro tempo. O sueco quis mais e logo a seguir o Benfica dobrou o Sporting no marcador com um 9-18.

     

    O jogo entrou numa toada de parada e resposta, com o Benfica a ter Juhász e Hernández a continuarem a exibição de alto nível.

     

    O Sporting mudou a defesa e fez um parcial de 3-0, obrigando Chema Rodríguez a parar o jogo. A equipa leonina investiu e encurtou a distância para três golos de diferença.

     

    Sem antídoto para o cansaço acumulado do jogo anterior, o Benfica viu mesmo o Sporting empatar a 32 golos no último minuto e o jogo foi para prolongamento.

     

    Do céu ao inferno em poucos minutos, a equipa treinada por Chema Rodríguez foi estoica e uniu esforços.

     

    Um primeiro prolongamento com alternância no marcador, com Ole Rahmel a empatar a partida no último segundo do tempo extra a 38-38.

     

    Na etapa final os benfiquistas superiorizaram-se, com Sergey Hernández (MVP da final) a voltar a aparecer no encontro. Minutos de nervos nas bancadas (repletas de adeptos das duas equipas), mas no campo veio ao de cima a frieza encarnada, com a ajuda dos incansáveis Benfiquistas fora da quadra. Levou a melhor o Benfica ao vencer por 43-45, e assim conquistou a 7.ª Supertaça do palmarés.

     

    Um êxito fruto de uma exibição que chegou a roçar a perfeição e que encontrou no sacrifício a chave da vitória.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Fernando Tavares (vice-presidente do Benfica): "É uma vitória épica desta equipa magnífica e de todos os nossos adeptos, extraordinários no apoio à equipa. Hoje foi uma equipa com menos pernas, mas com muita alma e muita entrega. É o que esperamos das nossas equipas. Foi um fim de semana à Benfica em Famalicão, em Barcelos, em Tomar e fechámos com esta vitória em Serpa. As modalidades estão num processo de transformação com o apoio do nosso Presidente Rui Costa. Nós temos de acreditar nesse processo, e essa transformação leva o seu tempo. Vai dar resultados, é extraordinário construir sobre vitórias, mas quando elas não aparecem temos de continuar a trabalhar e a desenvolver. Tudo isto é feito para o Benfica e para os nossos adeptos. A alma hoje apagou a fadiga, com uma entrega e coração enorme, com muita vontade de ganhar."

     

    Chema Rodríguez (treinador do Benfica): "Parece que esta equipa gosta de lutar até ao final, de coisas épicas. Sabíamos que depois de uma partida com 80 minutos  [na véspera], hoje seria parecido. Após termos tido uma vantagem dilatada e de eles [Sporting] terem feito a reviravolta, os jogadores continuaram a acreditar e a lutar e conseguiram ganhar a Supertaça. Creio que poucas equipas conseguiriam fazer isto, depois de uma reviravolta assim. Estes jogadores fizeram algo incrível, encheram-me de orgulho, a mim e aos adeptos benfiquistas. É uma grande vitória, vencemos o FC Porto e o Sporting, com dois prolongamentos em cada jogo."

     

    Paulo Moreno (capitão e pivô): "Vitória na garra, na determinação e na vontade. Fomos a equipa que mais quis. É uma vitória à Benfica e é um início ótimo de temporada."

     

    Alexis Borges (pivô): "Ontem [sábado] foi um grande jogo contra um rival, demos tudo em 80 minutos. Mostrámos que somos uma equipa, e hoje fizemos o mesmo. Fizemos um grande jogo e está aqui a Supertaça. Quando lutamos por um título não pensamos que estamos cansados. Estamos de parabéns!"

     

    Sergey Hernández (guarda-redes, MVP do jogo): "O segredo foi a união da equipa, confiarmos uns nos outros. A ambição permitiu que acreditássemos. Queríamos muito este troféu, dar uma conquista nacional ao nosso Museu. É muito importante começar bem. É incrível!"

     

    Bélone Moreira (lateral-direito): "É uma Supertaça atípica. Depois de 180 minutos é nossa. O trabalho do staff foi incrível na recuperação e viemos para este jogo sem desculpas e com muita vontade de ganhar. Soube muito bem. Trabalhámos muito para isto. Acreditar dá-nos forças quando não sabemos aonde ir buscá-las. A união foi mais forte. Todos merecem esta vitória. É o primeiro de muitos."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/09/11/andebol-direto-jogo-sporting-benfica-supertaca-final

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024