Competição
Fase
Fase Regular
Ronda
2ª Jornada
Data
Sáb, 30 Novembro, 2024, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

PODERIO DOS TRICAMPEÕES TRAVOU OS ARGUMENTOS DO RIVAL


Numa exibição consistente, e embalado pelos adeptos, o Benfica superiorizou-se à UD Oliveirense, por expressivos 93-75, na partida da 2.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase da Liga Betclic.

 

Boa casa no Pavilhão Fidelidade, ao final da tarde deste sábado, 30 de novembro, para acolher o emocionante duelo entre o Benfica e a Oliveirense.

 

Para dar início à partida, Norberto Alves escalou um cinco composto por Eduardo Francisco, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho. Nota para a convocação de Raivo Butirins, extremo/poste Sub-23 chamado ao jogo pela ausência de Aaron Broussard, por questões físicas. De fora ficou também Diogo Gameiro, devido a uma gripe.

 

Perante uma Oliveirense forte, descrita pelo treinador encarnado e por José Barbosa como um dos candidatos ao título, na antevisão, o Benfica entrou em desvantagem (0-2). No minuto 3, com um triplo, José Barbosa colocou as águias na frente, por 3-2, um resultado avolumado para 5-2 com um afundanço de Eduardo Francisco.

 

A partir daqui, empates sucessivos (7-7; 9-9), a espelharem a entrega a que se assistiria até final. No minuto 7, Malik Morgan rubricou o 9-12 a favor dos visitantes. Lançado aos 6', Tyler Stone deu a resposta, com dois triplos que alavancaram o Benfica para o triunfo no 1.º quarto, por 17-15!

 

A qualidade defensiva e na ação de ressalto dos encarnados foram importantes no período seguinte, no qual, aos 5', os comandados por Norberto Alves se superiorizavam por 30-20, com 12 pontos da autoria de Tyler Stone.

 

Rápido na transição defesa-ataque e a conseguir libertar-se da pressão imposta pela Oliveirense, o Benfica, que circulava a bola numa boa exibição coletiva, ampliou a vantagem para 15 pontos, traduzidos em expressivos 39-24! Já na reta final do 2.º quarto (43-24), a Oliveirense esboçou uma reação e encurtou distâncias com um parcial de 0-7. Os tricampeões nacionais saíram para o intervalo a vencer por 43-31.

 

Grande entrada do Glorioso no regresso dos balneários, em particular de Trey Drechsel, a concretizar oito pontos consecutivos (51-31). Sem baixar os braços, seguiu-se um maior ascendente da Oliveirense e, aos 8', com o score em 57-47, Norberto Alves pediu desconto de tempo.

 

Com sangue-frio, as águias não se atemorizaram, mostraram agressividade no plano defensivo, e no ataque carregaram! Em cima da buzina, Trey Drechsel estabeleceu o 68-49 com que os encarnados entraram nos últimos 10 minutos do jogo.

 

O 4.º quarto foi inaugurado por Makram Ben Romdhane, que, com um triplo, colocou o Benfica a ganhar para lá dos 20 pontos de diferença (71-49). Animados, os Benfiquistas nas bancadas respondiam à exibição da equipa com palmas e cânticos, dando aos jogadores o impulso necessário para o salto final!

 

Dado o resultado (75-51), este até podia ter sido um período de maior gestão por parte do Benfica, mas os tricampeões continuaram a mostrar o seu poderio e a travar os argumentos do rival, protagonizando alguns momentos de espetáculo, com velocidade, afundanços e um domínio incontestável!

 

No Pavilhão Fidelidade, foi questão de tempo até a buzina soar e se festejar a vitória do Glorioso, por 93-75, a sexta na 1.ª fase da Liga Betclic, da qual é líder! Num jogo em que Norberto Alves deu minutos a todos os jogadores convocados, Raivo Butirins fez a estreia pela equipa principal do Benfica.

 

Segue-se o encontro da 7.ª jornada, frente à Ovarense, agendado para as 15h00 de sábado, 7 de dezembro, na Arena de Ovar.

 

DECLARAÇÕES


Nuno Ferreira (treinador adjunto do Benfica): "Fizemos uma excelente partida em todos os aspetos. O menos bom terá sido o ressalto ofensivo, permitimos muitos ressaltos na nossa tabela, mas também há que realçar os 33/35 pontos marcados em contra-ataque. A equipa esteve muito bem defensivamente, e vamos crescendo de jogo para jogo, trabalhamos para isso."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Eduardo Francisco, José Barbosa, Thomas Drechsel, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho

 

Suplentes: José Silva (J), Raivo Butirins (J), Ahmaad Rorie (J), Daniel Relvão (J), Betinho (J) e Tyler Stone (J)

 

Pontuadores do Benfica: José Barbosa (10), Eduardo Francisco (2), Thomas Drechsel (19), Makram Ben Romdhane (11), Tylor Stone (16), José Silva (11), Betinho (17), Nico Carvacho (4), Ahmaad Rorie (1) e Raivo Butirins (2)

 

INFORMAÇÃO DO JOGO


https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/30/basquetebol-jogo-benfica-ud-oliveirense-2-jornada-1-fase-liga-betclic

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Domingo, 8 Dezembro 2024