Donar Groningen 73 - 81 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Qualificação - Final
    Data
    Sex, 1 Outubro, 2021, 18:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    YouTube FIBA

     

    EXIBIÇÃO DE CLASSE CARIMBA PRESENÇA NA FASE DE GRUPOS DA FIBA EUROPE CUP

     

    O Benfica venceu o Donar Groningen na final A do torneio de qualificação e vai estar no Grupo C da competição.

     

     

    Grande exibição! Enorme Benfica! As águias ganharam ao Donar Groningen, na Martini Plaza, por 73-81, venceram assim a final A do torneio de qualificação da FIBA Europe Cup e garantiram, com toda a justiça, um lugar na fase de grupos da competição.

     

    Frente a frente duas formações conhecidas e ambas com aspirações europeias. Nas meias-finais do Torneio de qualificação da FIBA Europe Cup, o Benfica deixou para trás CSO Voluntari (83-77), enquanto os neerlandeses do Donar Groningen bateram os austríacos do Gmunden Swans (80-53).

     

    Contas feitas, grande embate em perspetiva na Martini Plaza, em Groningen, nos Países Baixos, com as duas equipas, numa grande final, a lutarem por um dos lugares disponíveis na fase de grupos da competição. Para isso, jogo a eliminar, 'mata-mata', um só objetivo: a vitória!

     

    E que grande entrada do Benfica, a fazer estragos na defesa contrária e a cavar uma vantagem de 9 pontos (5-14) com quatro minutos disputados. Eficazes no ataque, coesas no sector mais defensivo, as águias superiorizavam-se em quadra, perante um adversário algo atordoado.  E os pontos sucediam-se, com a formação comandada por Norberto Alves a carregar. Com três minutos para fechar o primeiro quarto, resposta do outro lado da barricada, e as distâncias a encurtarem-se (17-18). Paragem pedida de pronto e a dar resultados práticos: 17-22 a fechar os dez minutos iniciais.

     

    Reinício e triplo para os anfitriões, a mostrarem, nesta fase, maior assertividade e a quererem claramente inverter o rumo dos acontecimentos. Novo lançamento de três pontos colocou o marcador na margem mínima (25-26), com os encarnados a enfrentarem algumas dificuldades, mas Clifford, com um afundanço disse 'presente' e deu o mote. Do outro lado o lançamento exterior continuava a resultar, mas o Benfica não se atemorizou. Minutos seguintes de vários erros para ambas as formações, com os índices de eficácia a caírem, mas com o Benfica a manter-se na frente. Ao intervalo32-37.

     

     

    Segunda parte e tudo em aberto, com a expectativa a manter-se na Martini Plaza. O Benfica, à semelhança dos dois quartos anteriores, entrou bem em quadra e conseguiu manter a vantagem (37-46). O Donar Groningen carregava com tudo, contudo, este Benfica estava firme e coeso e mostrava coragem e ambição em quadra. Com quatro minutos para jogar, empate a 48 pontos e muita emoção! Ora, perante a ameaça, as águias puxaram dos galõesnunca perderam o foco e Arnette Hallman, em cima do soar da buzina, com um triplo, colocou o Benfica a vencer por 52-59. Grande jogo!

     

    E recomeçou como acabou! Arnette Hallman acreditou e lançou para colocar o marcador num 52-62… dez pontos a separar as equipas, mas ainda tanto para jogar! Grande intensidadeenorme disputa em quadra, com as duas equipas a acreditarem e a sonharem com a vaga disponível na fase de grupos. Com cinco minutos para jogar, 63-64… impróprio para cardíacos! Mais uma vez, perante a perigosa aproximação, as águias não vacilaram, partiram para uns minutos finais de muita raça, solidez e classe, terminando o desafio com uma justa e preciosa vitória, por 73-81.

     

    Com este resultado, o Benfica vence a final A do torneio de qualificação e vai marcar presença no grupo C da FIBA Europe Cup.

     

     

    FICHA DE JOGO

     

    Local: Martini Plaza

     

    Cinco inicial do Benfica: José Barbosa, Betinho Gomes, Makram Ben Romdhane, Dennis Clifford e Aaron Broussard

     

    Suplentes: Tomás Barroso, James Farr, Travis Munnings, Arnette Hallman, Diogo Gameiro, José Silva e Hugo Silva

     

    Pontuadores do Benfica: José Barbosa (9), Betinho Gomes (7), Makram Ben Romdhane (19), Dennis Clifford (11), Aaron Broussard (12), Travis Munnings (7), Arnette Hallman (13) e Diogo Gameiro (3)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/10/01/basquetebol-donar-groningen-benfica-final-a-torneio-qualificacao-fiba-europe-cup

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 6 Janeiro 2024