BC Parma 89 - 92 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Fase de Grupos
    Ronda
    5ª Jornada
    Data
    Qui, 11 Novembro, 2021, 14:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    BENFICA GARANTE APURAMENTO NA RÚSSIA!

     

    Os encarnados venceram 89-92 no prolongamento do jogo da 5.ª jornada do grupo C da FIBA Europe Cup, em que asseguraram o 1.º lugar.

     

     

    Benfica venceu o Parma Parimatch, por 89-92, nesta quinta-feira, no Universal Sports Palace Molot, em encontro da 5.ª jornada do grupo C da FIBA Europe Cup, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição no primeiro lugar. Que jogo!

     

    Uma entrada forte da equipa russa, procurando sempre o jogo interior dos seus elementos mais altos, casos de Artsiom Parakhouski (2,12 metros) e Artem Zabelin (2,15 metros), tornou os primeiros minutos complicados para a equipa comandada por Norberto Alves. Alguns turnovers das águias, e o esclarecimento e eficácia do base do Parma Parimatch, Jeremiah Hill, conduziram a uma vantagem dos da casa de 9 pontos no final do primeiro quarto (24-15).

     

     

    Benfica reagiu bem, sobretudo a partir de meio do segundo parcial, após ter estado a perder por 10 pontos de diferença. Mesmo com uma eficácia de 29,41% de lançamentos de três pontos, cinco em 17 tentativas, os encarnados encurtaram a distância e, não fossem alguns momentos de menor acerto na definição dos lançamentos, a diferença de cinco pontos não se verificaria (42-37).

     

    Após ter vencido o segundo quarto do encontro por quatro pontos, o Benfica procurou encostar no marcador aumentando a agressividade na luta das tabelas, onde a inferioridade em altura era evidente e partilhando a bola no ataque de modo a criar momentos para os tiros exteriores. A diferença mínima no marcador do terceiro quarto alimentava a esperança dos encarnados em vencer o duelo (59-58).

     

    No último bloco de dez minutos a tendência do Benfica para perder pontos desde a linha de lançamentos livres acentuou-se, aliás, em todo o jogo, as águias tiveram somente 54% contra os 88% dos russos. A cinco minutos do final do período os comandados de Norberto Alves ainda passaram para a frente do marcador, mas não conseguiram dar continuidade a essa vantagem. 

     

     

    Mas o acerto nos triplos (Benfica teve uma percentagem de aproveitamento de 37,93%, fruto dos 11 em 29 tentativas) colocou os visitantes na luta até final, verificando-se um empate a 78 pontos.

     

    Os russos entraram melhor no período suplementar de cinco minutos e cavaram uma diferença de seis pontos. Norberto Alves olhou para os 84-78 e parou o jogo. O timeout foi determinante! O Benfica conseguiu um triplo por José Barbosa, Aaron Broussard fez mais dois pontos e com o desenrolar do encontro, a 1,38 minutos do final foi a vez do técnico Kazys Maksvytis parar o jogo nos 86-88.

     

    A partir de então, o Benfica ficou por cima do jogo mental e coletivamente, contando com o acerto de Arnette Hallmann nos lançamentos livres. O Benfica acabou por vencer por três pontos, 89-92, garantiu o primeiro lugar no grupo C e a última jornada frente ao Opava não influenciará a classificação das duas equipas.

     

     

    DECLARAÇÕES  

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Penso que foi um jogo que reflete o espírito da nossa equipa, que num ambiente difícil e depois de uma longa viagem, conseguiu bater uma equipa de um dos melhores campeonatos da Europa, que é o campeonato russo. O Benfica nunca baixou os braços, conseguiu, e agora é seguir em frente. A equipa está muito agradecida aos adeptos que têm estado connosco no Pavilhão, mas queremos ainda mais gente a apoiar-nos, porque nós vamos lutar sempre para ganhar. Os rapazes estão de parabéns, bem como todo o staff. Todos têm feito um trabalho magnifico e eu estou aqui apenas para ajudar."

     

    Makram Ben Romdhane (extremo/poste): "Foi uma grande vitória, mostrámos que somos uma equipa forte. Fomos a primeira equipa portuguesa a ganhar na Rússia, frente a uma equipa russa. Gostei muito da atitude e da mentalidade da equipa, nunca desistimos, lutámos sempre e conseguimos vencer. Estou muito feliz."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Local: Universal Sports Palace Molot

     

    Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Makram Ben Romdhane, Betinho Gomes, José Barbosa  e James Farr 

     

    Suplentes: Eduardo Francisco, Diogo Gameiro, Travis Munnings, José Silva, Guilherme Saiote, Khaliq Spicer e Arnette Hallman 

     

    Pontuadores do Benfica: Aaron Broussard (19), Makram Ben Romdhane (14), Betinho Gomes (12), Arnette Hallman (10), José Barbosa (9), José Silva (8), Khaliq Spicer (8), James Farr (7) e Travis Munnings (5) 

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/11/11/basquetebol-jogo-parma-parimatch-benfica-5-jornada-grupo-c-fiba-europe-cup

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 6 Janeiro 2024