FC Red Bull Salzburg 0 - 6 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Seg, 25 Abril, 2022, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV | Canal 11

     

    E À QUARTA FOI DE VEZ… É NOSSA!

     

    O Benfica conquistou a primeira UEFA Youth League na sua história, sagrando-se campeão da Europa. Na final, em Nyon, derrotou o Salzburgo com resultado mais desnivelado de sempre numa final da prova.

     

     

    É nossa! Os Sub-19 do Sport Lisboa e Benfica conquistaram a primeira UEFA Youth League do palmarés ao vencerem o Salzburgo, por 0-6, nesta segunda-feira, 25 de abril, no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon. Na final mais desnivelada de sempre na competição, o avançado Henrique Araújo esteve em destaque com um hat-trick no ataque dos novos campeões da Europa.

     

    Bancadas pintadas de vermelho com cerca de 5000 Benfiquistas num incessante apoio que motivou a águia a voar alto, a realizar uma exibição de gala que fez esquecer as finais perdidas em 2013/14 (Barcelona, 0-3), em 2016/17 (Salzburgo, 1-2) e em 2019/20 (Real Madrid, 2-3).

     

    Nas quatro linhas, o Salzburgo provou da força dos "15 minutos à Benfica". As águias entraram com tudo na final e aos 2' inauguraram o marcador. Jogada de Cher Ndour pela esquerda, cruzamento para primeiro remate de Henrique Araújo para defesa incompleta de Stejskal. Lance de insistência, com a bola a chegar a Martim Neto, que, com um remate cruzado, fez o 0-1. Festa vermelha e branca em Nyon!

     

     

    Bola ao centro e resposta do Salzburgo. Diakité, no corredor direito, ultrapassou Rafael Rodrigues e rematou para intervenção de André Gomes. Uma aproximação única na primeira meia hora desta final por parte dos austríacos, que apostavam num futebol mais direto, físico e com foco nos duelos individuais.

     

    O Benfica, por sua vez, jogava mais apoiado, a construir desde trás, a jogar entre linhas e a carburar ataques através do corredor central ou à largura. Sempre com mais bola e com as incidências da partida sob controlo, os encarnados voltaram a criar perigo aos 7'Henrique Araújo superiorizou-se à defensiva austríaca, galgou metros, entrou na área e disparou para defesa de Stejskal. O avançado madeirense ameaçou aqui e faturou pouco depois. Desdobramento ofensivo pelo flanco direito, jogada individual de Martim Neto, cruzamento e Henrique Araújo, cheio de sentido de oportunidade, a atirar para o 0-2 (15').

     

     

    Com 0-2 no marcador, o Benfica temporizava mais os ataques, circulava a bola e tentava deixar o Salzburgo desconfortável. Aos 31', livre direto a favor do Glorioso, mas o remate de António Silva saiu por cima. A partir daqui, os comandados por Rene Aufhauser subiram as linhas e acercaram-se mais da área encarnada…

     

    Aos 37', perda de bola do Benfica na saída para o ataque, o esférico sobrou para Roko Simic, que atirou para bela estirada de André Gomes. Volvidos três minutos, aos 40', num pontapé de canto, Wellner cabeceou para André Gomes encaixar. Aos 44' foi Kameri a rematar do meio da rua à figura de André Gomes. Antes do descanso, aos 45'+1', Pedro Santos ganhou espaço na direita, entrou na área e rematou, mas a bola saiu frouxa para Stejskal segurar. Ao intervalo, 0-2 para o Benfica.

     

    A etapa complementar arrancou com a bola mais longe das balizas, com mais duelos individuais no centro do terreno e com o Salzburgo ainda mais vertical, a tentar chegar rápido à área do Benfica. Ainda assim, o jogo parecia controlado pelos comandados por Luís Castro e mais fácil ficou aos 53'. Pedro Santos ganhou a linha de fundo à direita, cruzou e Cher Ndour, na área, a rematar para o 0-3.

     

     

    A Família Benfiquista sentia que esta já não fugia e que à quarta seria de vez, sendo que os Sub-19 iam juntar a sua conquista europeia à lograda pelo futsal do Clube neste mesmo dia 25 de abril, mas em 2010.

     

    Se dúvidas ainda houvessem, as mesmas ficaram dissipadas aos 57'. Diego Moreira recebeu o esférico ainda na intermediária benfiquista, deixou o opositor direto para trás e lançou Henrique Araújo, que ultrapassou Stejskal e atirou para a baliza deserta (0-4). Contra-ataque desenhado a régua e esquadro. Com a goleada a assaltar o marcador, Luís Castro começou a refrescar a equipa.

     

    Salzburgo parecia resignado perante o resultado e, principalmente, devido à maior qualidade individual e coletiva da turma da Luz. Os austríacos não criavam mossa no ataque, estavam perdidos na transição defensiva e o Benfica aproveitou para fazer o 0-5, aos 69', por intermédio de Luís Semedo – um dos futebolistas lançados no decorrer do encontro – após assistência de Pedro Santos. Referir a finalização à ponta de lança do camisola 17.

     

     

    A final caminhava a passos largos para o fim, mas ainda houve tempo para mais um… Antes disso, aos 81', Ricardo Marques trabalhou na direita, deixou para Hugo Félix, que rematou cruzado a centímetros do golo. O mesmo jogador, aos 88', num livre direto, testou a atenção de Stejskal. Logo de seguida, Hugo Félix entrou na área e foi derrubado por Ibertsberger. O árbitro Harm Osmers assinalou grande penalidade, que Henrique Araújo converteu no hat-trick e no 0-6, aos 89'.

     

    Pouco depois ouviu-se o apito final no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon, e os Benfiquistas faziam a festa, finalmente! À quarta foi de vez! É caso para dizer que, em dia de Liberdade, o Benfica libertou-se da malapata e conquistou a primeira UEFA Youth League do palmarés. Em agosto, os encarnados vão disputar a 1.ª edição da Taça Intercontinental de Sub-19, diante dos uruguaios do Peñarol.

     

     

    DECLARAÇÕES

     

    Luís Castro (treinador do Benfica): "O balanço é muito positivo [na UEFA Youth League], os jogadores demonstraram a qualidade que têm, a qualidade da Formação do Benfica, e passo a passo fomos sempre pressionantes, uma equipa com posse, a querer jogar, mas com planos de jogo diferentes. Fizemos um plano de jogo que acreditámos ser o melhor, como fizemos com a Juventus e com o Sporting. Frente à Juventus podíamos ter ganhado por mais, a expulsão tirou aquilo que podia ser o jogo. Os jogadores são fantásticos, perceberam tudo o que tínhamos de fazer. Foi um jogo perfeito e a qualidade deles fez o resto. É uma vitória de todos no Benfica, desde os CFT até à equipa A. Pessoalmente quero dedicá-la ao meu pai."

     

    Henrique Araújo (avançado): "É muito importante, o Benfica já tinha estado em três finais, era muito importante para o Clube mostrar esta força, este poder na Europa. É isto que queremos fazer mais e mais vezes. A Formação trabalha muito bem, queremos ganhar muitos troféus. Fomos muito melhores que o Salzburgo. Conseguimos gerir o resultado o jogo todo. Quando vi o Samuel Soares a ser expulso [frente à Juventus], abria-se uma vaga [para um jogador com mais de 19 anos] e senti que podia ser chamado. Era uma oportunidade de vingar a final de há dois anos. Temos muito respeito pelo nosso adversário, mas conseguimos meter o nosso futebol. Foi muito importante o apoio dos adeptos, tivemos cinco mil pessoas a ver o nosso jogo. Temos muitos emigrantes na Suíça e não só, pessoas que vieram de Lisboa, esse apoio foi fundamental. E depois veio a qualidade dos nossos jogadores."

     

    Martim Neto (médio): "Esta é uma equipa de grande qualidade, de grande trabalho! Desde o primeiro dia em que nos juntámos para esta competição que demos tudo de nós. Estou muito orgulhoso desta equipa e do que conquistámos para o Clube. Tivemos uma entrada em jogo muito forte. Sabíamos que não ia ser fácil, mas a equipa entrou muito bem, deu uma excelente resposta e estamos muito felizes com esta conquista. Infelizmente não começámos bem a competição, mas demos uma grande resposta. Estamos muito felizes com esta conquista!"

     

    Pedro Santos (médio/extremo): "Entrámos em todos os jogos para ganhar, este não foi diferente. Entrámos superconcentrados, fomos para cima, não tivemos medo e marcámos. [Mais duas assistências] Como sou médio adaptado a extremo, gosto muito de assistir, mas se puder marcar também é bom, o importante é ajudar a equipa. Ganhar este troféu é um orgulho para todos nós. A união e a família fazem a diferença. Foi fundamental! Temos o sentimento de orgulho e de dever cumprido."

     

    Diego Moreira (extremo): "Entrámos no jogo completamente a sério, estávamos à espera de um adversário muito difícil, mas jogámos juntos, como uma família. É sempre bom jogar perto dos adeptos, dão-nos confiança. Não tenho palavras para descrever o sentimento por este triunfo, é incrível. Sempre formos uma família, queríamos conquistar e conseguimos. Quero agradecer todos os adeptos pela confiança, apoio e a quem esteve em Nyon."

     

    Hugo Félix (médio): "Foi especial esta semana, incrível, principalmente o dia de hoje. Falei com o João [Félix], foi a primeira pessoa a quem liguei. Estava super feliz, pois sei o que lhe custou perder aquela final em que participou. Nunca o tinha visto tão em baixo como naquele dia em que perdeu a final. Esta vitória é dedicada muito a ele. É muito bom ter esta vitória, é o título mais importante desta carreira que ainda está no início. Agora há que dar continuidade e para o ano que consigamos mais uma UEFA Youth League. Quero agradecer aos adeptos, foram excecionais na bancada. Acredito que em Lisboa, em todo o lado no mundo, estiveram Benfiquistas a torcer pela nossa vitória." 

     

    FICHA DE JOGO

     

     

    YOUTH LEAGUE: AS IMAGENS DA CONQUISTA!

     

    Reportagem Fotográfica: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/media-list/gallery/2022/04/25/futebol-sub-19-benfica-conquista-a-uefa-youth-league

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/04/25/futebol-direto-jogo-salzburgo-benfica-final-youth-league

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 28 Outubro 2023