Sporting CP 0 - 2 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Fase Regular
    Data
    Qua, 20 Dezembro, 2006, 11:00
    Estado
    Realizado

    O grande derby

    Aguardava-se um grande jogo de futebol na Academia. O Sporting, primeiro classificado da prova, recebia o segundo classificado, o Benfica. Com mais dois pontos que o Benfica, o Sporting entrava para esta jornada com a hipótese de fazer cinco pontos de avanço e garantir praticamente o título da primeira fase. Apesar deste ser um jogo que pouco irá decidir, vencer um derby é sempre importante. O Benfica mostrou toda a união que impera actualmente no clube, e fizeram-se deslocar a Alcochete muitas personalidades do Benfica. Bruno Lage, e muitos juniores e juvenis fizeram questão de marcar presença para apoiar os seus companheiros.

    João Couto de regresso a Alcochete

    O técnico encarnado regressava a Alcochete para defrontar o seu antigo clube. Com uma equipa excepcional, João Couto optou pelo seguinte onze: Hugo Figueiredo na baliza, Pedro Eugénio como defesa direito, Abel Pereira e João Pereira foram os centrais, jogando Ricardo Caetano como defesa esquerdo. Leandro Pimenta jogou como trinco, actuando a seu lado Vítor Pacheco. David Simão jogou na posição 10. Na frente de ataque, Rui Ferreira foi o avançado centro, apoiado nas alas por André Soares e Tumani, à esquerda e direita respectivamente.



    Resolver o jogo nos primeiros quarenta minutos



    O Sporting entrou muito forte no encontro. O factor casa ajudava os leoninos, e o Benfica não se aventurou muito no ataque nos minutos iniciais. Com algum domínio a meio-campo, o Sporting tentava criar perigo para as redes de Hugo Figueiredo. Aos seis minutos, Wilson Eduardo fez um remate colocado que Hugo Figueiredo, atento, desviou para canto. O Sporting crescia, e aos nove minutos, novo remate da turma de Alvalade desta vez por cima da baliza do guardião encarnado. O Benfica estava com algumas dificuldades para contrariar o jogo ofensivo do Sporting, e à passagem do quarto de hora, nova jogada perigosa do Sporting depois de um livre apontado junto à área. Foi a partir dos quinze minutos, que a equipa do Benfica se começou a soltar e a contrariar o poderio dos adversários. Sempre por intermédio de André Soares, o Benfica tentava desenvolver o seu futebol ofensivo. Foi na sequência de um canto, que Leandro Pimenta fez o primeiro aviso à baliza do Sporting. Cabeceamento que saiu por cima da trave. Dois minutos depois, grande jogada de André Soares que deixou para trás dois defensores contrários, sobrando a bola para Tumani que depois de um ressalto atirou para o fundo da baliza.





    Golo muito festejado pelo avançado senegalês! Dançou, dançou, correu, brindou a bancada leonina com um gesto menos bonito e acabou por levar a cartolina amarela. O Benfica cresceu imenso, e o domínio de jogo estava encarregue às jovens águias. Sem qualquer tipo de pressão, o Benfica ia desenvolvendo um futebol bonito, com André Soares em grande evidência nas acções ofensivas. Defensivamente, Abel Pereira que regressou à titularidade, fez uma exibição espantosa, a varrer todo o futebol ofensivo do Sporting. À passagem dos trinta e três minutos, Tumani correu pela direita, e acabou por ser travado em falta. Pedro Eugénio, outro regresso a Alcochete, apontou um livre extremamente colocado que teve uma grande resposta da parte de Leandro Pimenta, que colocou a bola no fundo da baliza do Sporting. Grande festa!





    Até ao intervalo não houve nada a destacar, com o Benfica a merecer inteiramente o resultado.

    Exibição de luxo

    Ao intervalo, Tumani foi substituído por Artur Lourenço. Já com cartão amarelo, o avançado senegalês estava bastante eufórico e João Couto jogou pelo seguro. O Sporting voltou a entrar melhor que o Benfica, mas os pupilos de João Couto iam mostrando uma grande segurança defensiva, que culminava quase sempre com tentativas rápidas de contra-ataque. David Simão ia sendo o principal municiador de jogo dos três avançados, e André Soares tentava sempre através da sua excelente técnica individual, criar embaraços ao defesa leonino.



    Por volta dos seis minutos da segunda parte, Pedro Eugénio num lance de contra-ataque, tentou o chapéu ao guarda-redes leonino que saiu perto do poste direito. O Sporting respondeu bem, e através de um livre directo quase fazia golo. Boa defesa do guardião encarnado, bola que ainda foi embater no ferro. Aos quinze minutos do segundo tempo, Abel Pereira saiu lesionado e Abdel Vieira entrou para o seu lugar. O Benfica manteve a segurança defensiva, e viu André Soares e Pedro Eugénio desperdiçarem boas situações para aumentar a contagem. O Benfica foi mais forte, venceu por duas bolas a zero, e João Couto era um homem feliz depois de mais uma vitória que faz aumentar a contagem dos Juvenis para dez vitórias consecutivas.



    Comentários finais:

    O Benfica fez uma exibição segura a todos os níveis, muito forte tanto defensivamente como ofensivamente.

    Hugo Figueiredo esteve bastante bem. Quando chamado a intervir, o guardião encarnado esteve sempre à altura e acabou por dar uma grande segurança a toda a equipa.

    A defesa foi um verdadeiro muro. Pedro Eugénio na direita, teve uma primeira parte razoável, subindo claramente de rendimento na segunda metade. Regressando a Alcochete, o jovem jogador fez a assistência para o segundo golo, e no segundo tempo foi muito forte nas subidas pelo seu flanco, criando ainda algumas oportunidades de perigo para as redes leoninas. Os centrais do Benfica estiveram excelentes. João Pereira esteve seguro, sem cometer qualquer falha. Abel Pereira teve uma exibição espectacular. Fortíssimo a defender, foi uma verdadeira carraça para o ataque sportinguista. Caetano fez mais uma boa exibição, sendo nos últimos dez minutos o jogador mais tranquilo e com melhor rendimento da equipa.

    O meio-campo foi a principal arma do Benfica nesta partida. Com Leandro Pimenta a controlar o mesmo, o Benfica venceu o jogo através deste importante sector. Passados os quinze minutos iniciais, Leandro Pimenta controlou todo o meio-campo, cobrindo os principais desiquilibradores leoninos, e também, muito forte na forma como saiu a jogar. Vítor Pacheco foi um grande auxílio de Leandro Pimenta, excelente a defender, e muito importante no jogo ofensivo da equipa. David Simão esteve bem, seguro, e com poucos erros. Foi o principal municiador do ataque. Saiu dez minutos do fim do encontro.

    O ataque esteve magnifico. Rui Ferreira foi talvez o jogador menos em evidência da equipa. Apesar disso, correu imenso e cansou muito a defesa leonina. André Soares, foi o melhor em campo. Que grande jogo do avançado do Benfica. Com a bola nos pés é um regalo para qualquer adepto. Grandes recepções de bola, foi sempre ele o motor da equipa. Espectáculo! Tumani, é um jogador muito emotivo, e que através da sua personalidade cria um ambiente bastante alegre ao jogo. É uma constante os seus gestos de incentivo para a bancada, e o golo que marcou foi festejado em grande estilo pelo senegalês. É um jogador rápido, muito explosivo e possuidor de uma boa técnica individual. Está longe de André Soares, mas pode vir a ser bastante importante nesta carreira do Benfica.

    Artur Lourenço entrou para o lugar de Tumani, e fez uma boa segunda parte. Deu dinamismo ao ataque, e foi uma pedra muito importante na equipa. Abel Vieira rendou Abel Pereira, e não ficou atrás do número três do Benfica. Com pouco trabalho é verdade, sempre que chamado a intervir correspondeu em grande estilo. Valdo Águamel teve pouco tempo para se mostrar, mas correu muito no flanco direito.

    Notas individuais:

    1. Hugo Figueiredo - 4
    2. Pedro Eugénio - 4
    3. Abel Pereira - 5
    4. João Pereira - 4
    5. Ricardo Caetano - 4
    6. Leandro Pimenta - 4
    7. Tumani Sambou - 4
    8. Vítor Pacheco - 4
    9. Rui Ferreira - 3
    10. David Simão - 4
    11. André Soares - 5

    14. Abel Vieira - 3
    16. Artur Lourenço - 3
    17. Valdo Águamel - 3

    Estatística de jogo:

    Remates:

    Sporting - 8
    Benfica - 8

    Remates à baliza:

    Sporting - 2
    Benfica - 2

    Cantos:

    Sporting - 6
    Benfica - 5



    Juvenis: Sporting 0 - Benfica 2

    André Sabino, Serbenfiquista.com

    Equipa inicial

    Treinador

    Momentos

      24 Toumany Sambú
      24 Toumany Sambú
      33 Leandro Pimenta
      40 Toumany Sambú Substituído por Artur Lourenço
      56 Abel Pereira Substituído por Abdel Vieira
      68 David Simão Substituído por Valdo Águamel

    Coming soon


    Por administrador a Sexta, 5 Janeiro 2024
    • Shoky a Terça, 15 Outubro 2013