Sporting CP 0 - 1 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Apuramento Taça Revelação
    Data
    Qui, 1 Abril, 2021, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    Canal 11

     

    Voo incrível de Samuel Soares garante o triunfo no dérbi!

     

    O guarda-redes do Benfica mostrou-se a um grande nível sempre que foi chamado a intervir e as suas defesas permitiram às águias sair do reduto do rival com os três pontos.

     

    Na antevisão Luís Castro disse que o Benfica não jogava para cumprir calendário, e assim foi. Mesmo com a qualificação garantida, as águias foram a casa do Sporting e venceram por 0-1 na 14.ª jornada da fase de apuramento da Taça Revelação. Pedro Santos fez o golo, mas o protagonista viria a ser Samuel Soares, que no último minuto defendeu (irrepreensivelmente!) uma grande penalidade.

     

    Os primeiros dez minutos da partida não tiveram grandes situações de perigo iminente. Nota para o único remate enquadrado com a baliza por intermédio de Diogo Cabral. Um disparo de pé esquerdo que não fez mossa a Samuel Soares. O guardião encarnado estava atento e segurou o esférico com facilidade. Era notória a vontade dos leões de chegarem com celeridade a zonas de finalização, isto porque precisavam dos três pontos para ainda poderem tentar almejar a próxima fase. As águias estavam bem posicionadas ao longo do terreno de jogo e, mais confortáveis, iam gerindo as ocorrências da partida. 

     

    Aos 15', o conjunto benfiquista causou um momento de frisson perto da baliza leonina. Gerson Sousa, já na área, no lado direito, cruzou para o flanco contrário. Tiago Gouveia efetuou uma receção orientada, ajeitou e rematou, mas a trajetória da bola encontrou a defensiva contrária. Passados nove minutos (24'), Rafael Brito fez falta à entrada da área, foi admoestado com a cartolina amarela e o Sporting beneficiou de um livre direto em zona prometedora. Nazinho ficou encarregue de bater a falta e quase inaugurou o marcador. Uma bola em arco, bem colocada, que só não entrou na baliza porque o guarda-redes do Benfica se aplicou a um grande nível e desviou para canto.

     

    A resposta das águias surgiu aos 30'Rafael Rodrigues, capitão dos benfiquistas nesta tarde, subiu vários metros pelo flanco esquerdo, não encontrou pressão do adversário, continuou a avançar e centrou em direção ao segundo poste. Gerson Sousa foi veloz, ganhou posição e cabeceou a redondinha, contudo, a direção não foi a melhor e a bola passou alguns centímetros ao lado do poste direito.

     

    Não entrou aos 30', entrou aos 32'! Rafael Rodrigues, endiabrado, voltou a subir pelo flanco esquerdo, passou por alguns adversários e entregou a João Resende. O dianteiro, que se encontrava à entrada da área, recebeu de costas para a baliza, controlou e procurou a melhor opção. Gerson Sousa, do lado direito, disse "presente", simulou o remate, puxou para o pé esquerdo e disparou. Calai, algo atrapalhado por não ver a bola partir, defendeu, mas de forma incompleta e Pedro Santos apareceu para a recarga e consequente golo (0-1).

     

    O resultado não sofreu mais alterações até ao árbitro mandar as equipas para os balneários. Ao intervalo: 0-1. O recomeço da partida trouxe novidades – Henrique Pereira entrou para o lugar de Tiago Gouveia – e uma equipa do Sporting mais subida no terreno. O tempo para mudar o rumo dos acontecimentos era menor e Samuel Soares também tinha um papel importante nesta situação. O guardião de 18 anos, que cumpre a oitava época de águia ao peito, afastava o perigo com defesas vistosas e eficazes. 

     

    Luís Castro decidiu reforçar a frente de ataque e efetuou uma troca de pontas de lança. Luís Semedo entrou para o lugar de João Resende. O discernimento dos jogadores verdes e brancos já não era o mesmo. O Sporting optava por um futebol direto e por colocar bolas nas costas da defensiva, todavia, mérito para o Benfica porque não desmanchava o esquema e mantinha-se dono e senhor dos acontecimentos.

     

    O jogo estava mais lento e propício a várias alterações. Os técnicos mexiam e refrescavam porque os índices físicos já não eram os mesmos. Cher Ndour e Diogo Spencer entraram aos 83' para os lugares de Pedro Santos – autor do golo – e João Tomé. Aos 89', Matheus Fernandes foi derrubado por Rafael Brito no interior da área. O médio encarnado viu o segundo cartão amarelo e consequente cartão vermelho. O Sporting beneficiou de uma grande penalidade, que Renato Veiga não conseguiu converter. Samuel Soares voou para o lado correto e impediu a igualdadeUma defesa excecional! No período de compensação ainda houve tempo para mais uma mexida. Gerson Sousa saiu e cedeu o seu lugar a Luís Montenegro.

     

    A equipa Sub-23 do Benfica, que já havia garantido a qualificação para a Taça Revelação (quartos de final), selou o triunfo diante do Sporting e terminou no primeiro lugar desta fase de apuramento. Resultado final: 0-1.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Luís Castro (treinador do Benfica): "Foi um encontro muito dividido. As equipas não conseguiram assentar muito o seu jogo. Na primeira parte estivemos melhor, na segunda parte foi mais dividido. O Sporting também tem uma boa equipa, mas era evidente que queríamos vencer e felizmente conseguimos."

    "O balanço, até ao momento, é muito positivo. Alguns jogadores que começaram neste grupo agora estão a jogar regulamente na equipa B e, inclusive, têm ido treinar à equipa principal. Estamos a dar oportunidades a jogadores cada vez mais novos. Esta foi a quarta vitória contra o Sporting e isso também é muito bom."

     

    Pedro Santos (jogador do Benfica e autor do golo): "Este golo significou muito para mim porque foi o meu primeiro. Quero agradecer aos meus colegas, que sempre me apoiaram. Deram-me confiança e o golo acabou por surgir. Cada jogo é para ganhar e foi isso que tentámos fazer ao longo de toda a época. Primeiramente quero ganhar a Taça Revelação, mas pretendo evoluir como jogador, evoluir com a equipa e isso é o fundamental."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/04/01/futebol-sub-23-direto-sporting-benfica-14-jornada-apuramento-taca-revelacao

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 28 Outubro 2023