PRÓXIMA PARAGEM: FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL!
Na final da Taça de Portugal! Ao triunfar sobre a Stuart Massamá, por 0-4, na tarde desta sexta-feira, 16 de maio, nas meias-finais da final four da prova-rainha, o Benfica apurou-se para o jogo decisivo, onde, neste sábado, dia 17, a partir das 20h00, enfrenta a AD Sanjoanense, que afastou a AE Física, ao vencer por 4-6.
Com uma entrada muito forte no jogo, as águias desde cedo começaram a visar a baliza adversária, vendo em Inês Caldeira um verdadeiro muro. A guarda-redes da formação de Massamá exibiu-se em grande nível, tendo, inclusive, defendido um livre direto cobrado por Aimée Blackman (6'), sustendo ainda a recarga.
Aos 8', Maria Sofia Silva, no lado esquerdo do ataque, recebeu a bola e atirou com força, mas, mais uma vez, Inês Caldeira negou o tento ao Benfica.
Depois de um período em que a Stuart Massamá aguentou o ímpeto ofensivo benfiquista, as águias conseguiram mesmo chegar ao golo. Aos 15', Elena Tamiozzo colocou a bola no coração da área, onde apareceu Maria Sofia Silva a atirar para o fundo das redes, inaugurado o marcador (0-1, aos 15').
Com a contagem aberta, dois minutos depois, as encarnadas voltaram a fazer funcionar o placar. No lado direito do ataque, Sofia Moncóvio recebeu de Elena Tamiozzo, e, de primeira, rematou para o golo (0-2, aos 17'). Foi a segunda assistência da jogadora italiana na partida.
Completamente por cima no jogo, já dentro dos últimos cinco minutos da 1.ª parte, o Benfica chegou ao 0-3. Servida por Rita Batista com uma bola picada, Marlene Sousa recebeu no interior da área, driblou a guarda-redes adversária e atirou a contar, aos 23'.
Já dentro do minuto 25, nova grande defesa de Inês Caldeira, que, por instinto, travou um remate à queima de Raquel Santos.
Pouco depois a buzina soou, e as águias foram a ganhar por 0-3 para o intervalo, colando-se em excelente posição para atingir a final da Taça de Portugal.
A bola não entrou aos 25', entrou na 2.ª parte, aos 31', e, novamente, por Maria Sofia Silva, que, à boca da baliza, só teve de emendar uma bola cruzada por Beatriz Figueiredo no lado direito do ataque (0-4).
Com a vitória muito bem encaminhada, as encarnadas foram controlando o ritmo dos acontecimentos, acelerando e travando sempre que o entendessem. O resultado só não se foi avolumando porque Inês Caldeira continuou a demonstrar muita segurança entre os postes.
Ainda assim, aos 43', a Stuart Massamá esteve perto de reduzir, através de um excelente movimento de Marta Marujo, que levantou a bola e atirou a rasar o poste esquerdo da baliza à guarda de Maria Vieira.
O esférico não voltaria a entrar, e o Benfica carimbou o apuramento para a final da Taça de Portugal, em que vai lutar pela 11.ª conquista da prova... consecutiva. O jogo decisivo disputa-se no sábado, 17 de maio, às 20h00, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, palco desta final four.
DECLARAÇÕES
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Quando estava 0-3 – no pavilhão está muito calor –, foi tentar gerir a equipa na 2.ª parte, a pensar no jogo da final, como é lógico. Sabia que, provavelmente, na 2.ª parte, a Stuart, fisicamente, também ia cair, e eu poderia gerir a equipa e as jogadoras da melhor maneira. A época já vai longa, com muitos jogos, por isso, foi gerir para amanhã [17 de maio] estarem todas a 100 por cento para a grande final."
Elena Tamiozzo (defesa do Benfica): "Preparámos muito bem o jogo. Jogámos nos pontos fracos delas. Acho que a melhor coisa que fizemos foi a definição final. Elas caíam muito no nosso primeiro remate, têm uma boa guarda-redes, então, tentámos jogar ao segundo poste. Correu bem."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/05/16/hoquei-em-patins-feminino-jogo-stuart-massama-benfica-meia-final-final-four-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 12 Maio 2025
- Universo Benfica a Domingo, 20 Abril 2025