download MP4 [60MBytes]
"Confio nos meus jogadores a 100 por cento", garantiu, confiante, o treinador do SL Benfica, João Tralhão na antevisão da final de segunda-feira da UEFA Youth League contra o FC Barcelona, cujo técnico Jordi Vinyals quer impor "a filosofia" que os trouxe até à final.
Tralhão disse ao UEFA.com: "Preparámos os jogadores para a temporada completa pelo que eles estão preparados para o mais alto nível e para os testes mais duros". A equipa portuguesa eliminou na meia-final de forma impressionante o tradicional rival do Barcelona, o Real Madrid CF, alcançando uma vitória por 4-0. Tralhão, contudo, está ciente do desafio que a sua equipa terá de enfrentar bem como que o Benfica terá de adaptar-se em conformidade.
"Temos de nos assegurar de que estamos prontos para o jogo com o Barcelona, que vai ser de extrema dificuldade contra uma equipa forte", disse. "Eles têm grandes jogadores em todas as zonas do terreno. Possuem ainda excelentes suplentes. Jogam, também, de forma fantástica. Espero um adversário muito difícil e vamos ter de estar ao nosso melhor para os derrotar".
Não haverá adaptações ou alterações para o treinador "blaugrana", Vinyals, que eliminou o FC Schalke 04 recorrendo à metodologia do Barça de "progressivamente desgastar o sistema defensivo do adversário".
"Acima de tudo, neste clube temos uma ideia, uma ideia que nos trouxe até esta final", disse Vinyals. "Se tudo funcionar vamos tentar vencer, mas sempre dentro da nossa filosofia: não o sabemos fazer de outra maneira. Acredito que será esta filosofia que nos vai trazer sucesso e dar aos jogadores a oportunidade de ganhar".
Não que o atingir do sucesso, na segunda-feira, seja o princípio ou o fim de tudo para Vinyals, que sente que esta experiência na competição têm sido muito valiosa para os jogadores e também para ele. "Vencer entusiasma, traz confiança, faz-nos sentir melhor", disse "mas penso que o que aprendemos, o que aprendemos nesta competição, é magnífico. Não há outro torneio a este nível que se lhe possa comparar".
Estas convicções encontraram eco no treinador do próximo adversário, Tralhão: "Antes de tratar de tentar vencer esta competição, temos de considerar o objectivo, que é o de proporcionar um bom ambiente aos jogadores a um nível muito próximo aquele que terão nas suas carreiras profissionais. Penso que atingimos esse objectivo com grande sucesso.
No que concerne às aspirações nesta competição, queremos possibilitar a todos os jogadores estas experiências. Há mais uma grande experiência para eles".