Águias exigem respeito na polémica com a Câmara

Águias exigem respeito na polémica com a Câmara.
 Enumeram razões que justificam perdão
 sexta-feira, 27 fevereiro de 2015 | 17:42

 

O Benfica emitiu um comunicado, no site oficial, sobre a polémica em relação à isenção de taxas por parte da Câmara Municipal de Lisboa  exigindo respeito e enumerando as razões que no seu entender fundamentam esse perdão, nomeadamente o apoio dado pela Fundação Benfica a crianças carenciadas.


Comunicado


"O espaço mediático dos dias de hoje concorre e estrangula a razão de muitas das medidas e propostas apresentadas no domínio público.


É uma consequência da multiplicação dos media e das suas plataformas, mas também da forma distorcida e pouco rigorosa com que alguns protagonistas políticos falam de determinados temas, substituindo os locais próprios onde devia ser feita a discussão e a troca de argumentos pelo espaço mediático.


Em vez da sobriedade e do rigor da análise, o caso das chamadas taxas urbanísticas do Sport Lisboa e Benfica, tornou-se objecto de sucessivas intervenções inflamadas onde se distorcem factos, se ignoram razões, compromissos e protocolos.


O Sport Lisboa e Benfica é uma instituição centenária que merece ser tratada com respeito e os seus responsáveis sempre estiveram disponíveis para prestar todos os esclarecimentos considerados necessários, nos locais próprios.


Em face do ruído gerado e alimentado nos últimos dias, e das declarações mais recentes de algumas pessoas com responsabilidades públicas, impõe-se um esclarecimento em relação ao que verdadeiramente está em causa:


Mais de 4 mil jovens frequentam semanalmente as instalações do Estádio da Luz, onde desenvolvem a sua pratica desportiva. Não são atletas profissionais, são jovens que praticam várias modalidades amadoras. Desde o hóquei em patins ao atletismo, do voleibol ao futsal, do basquetebol ao andebol.


Mais de 6 mil crianças carenciadas recebem apoio da Fundação Benfica a nível escolar. Uma intervenção social relevante, com visitas regulares às instalações do estádio onde desenvolvem actividades desportivas complementares.


Uma elevada percentagem dos atletas portugueses que irão estar presentes no Rio de Janeiro em  2016 trabalham no “Projecto Olímpico” totalmente suportando pelo Sport Lisboa e Benfica.


As piscinas do estádio da Luz são frequentadas por 2700 utentes, 1800 deles crianças.


O trabalho realizado pelo Clube é reconhecido pelos seus beneficiários e é do conhecimento da Câmara Municipal de Lisboa.


A Assembleia Municipal de Lisboa, tal como a Câmara  Municipal, têm responsabilidades crescentes perante uma realidade económica, jurídica, social e cultural cada vez mais complexa que não pode permitir analises contaminadas pela demagogia de alguns dos seus agentes.


O SL Benfica faz parte da solução e não do problema. Assim foi no passado e assim continuará a ser no futuro.


Temos a esperança que, respeitando os protocolos de 1989, 1995 e 2003, os órgãos competentes do município de Lisboa saberão encontrar a solução mais adequada às legitimas pretensões do Sport Lisboa e Benfica, respeitando a boa fé e o bom senso que deve imperar entre todos os protagonistas envolvidos."