Fonte
zz
Ljubinko Drulović representou o FC Porto entre 1993/94 e 2001 e daí seguiu para o Benfica onde jogou nas duas épocas seguintes. O sérvio congratula-se com o interesse que a liga portuguesa tem apresentado esta temporada, com três pontos a separar líder e vice-líder, e considera que o jogo da época e que decidirá o título será o clássico entre águias e dragões, previsto para abril, pois não acredita que nenhuma das equipas escorregue até lá.
«O campeonato está bastante interessante», atira, entre sorrisos, próprios de quem gosta de futebol e de uma boa disputa e rivalidade: «O Benfica quando teve uma oportunidade de fugir do FC Porto, contra o Paços de Ferreira, aumentava para nove pontos, não conseguiu. Perdeu pontos agora, o FC Porto teve oportunidade de reduzir contra o Nacional da Madeira e empatou», resumiu, comprovando o facto de nos ter dito que seguia com enorme atenção a liga portuguesa e o que por cá se tem passado, apesar de, atualmente, viver em Belgrado.
Drulovic jogou dos dois lados, elogiou ambos os conjuntos e não tomou qualquer partido na conversa que manteve com o zerozero.pt. Mais ainda porque o antigo extremo esquerdo acha mesmo «que vai ser uma luta até ao fim do campeonato», primeiro porque «há muita pressão sobre os dois clubes», segundo porque «nenhum dos dois vai facilitar».
«Talvez o FC Porto tenha a tarefa mais difícil por causa da Liga dos Campeões», considera, apesar de o conjunto azul e branco ter valias suficientes para fazer frente às dificuldades.
«Tem excelentes jogadores, fizeram excelentes jogos e estão a fazer uma época espetacular. O Brahimi, o Tello, que ultimamente tem jogado muito bem, o Jackson Martínez que vai voltar bem e é um jogador importantíssimo, o Danilo, o Quaresma que faz quase sempre a diferença...»
Drulovic elogia Jesus ©Carlos Alberto Costa
Drulovic não se cansa de enumerar as qualidades do plantel azul e branco, algo que o FC Porto «sempre teve» e continua a ter: «Uma equipa com grande valor individual e coletivo, que trabalha muito e que tem sempre uma enorme vontade de ganhar».
Os elogios, no entanto, não ficam para trás quando se trata de falar do Benfica, «uma equipa muito forte», que «tem feito bons jogos este ano» e tem uma «pequena vantagem por não estar nas competições europeias» o que lhe permite «descansar um pouco mais em termos físicos».
«O Jonas tem feito excelentes jogos, marca golos... Saiu do Valencia e é um jogador que se integrou bem na equipa. O Pizzi tem jogado bem, apesar de haver jogadores na equipa que são importantíssimos, como o Gaitán, o Lima e o Salvio, que têm feito a diferença».
Equilíbrio até ao confronto
Tudo isto faz Drulovic acreditar que será nas «pequenas coisas» que o campeão se vai decidir. Não só porque «as duas equipas têm excelentes jogadores» mas também porque nenhuma irá escorregar até ao confronto entre elas, em abril.
«Só no clássico entre eles é que se vai decidir alguma coisa em termos de campeonato», frisou, sem qualquer dúvida, ironizando: «Se fosse aqui na Sérvia era ainda mais escaldante», brincou, entre sorrisos, mas sem qualquer dúvida da importância dessa partida da jornada 30.
O sérvio diz que Lopetegui tem mais a provar ©Catarina Morais
«Vai ser o jogo da época, importantíssimo para as duas equipas. De um lado e do outro há jogadores bons e as duas equipas são grandes e estão habituadas à pressão».
Lopetegui tem mais a provar
Numa visão imparcial e descomprometida, Drulovic considera que quer Jorge Jesus, quer Julen Lopetegui têm feito um excelente trabalho no comando das respetivas equipas e ambos possuem «escolas futebolísticas parecidas em termos de mentalidade». O portista, no entanto, tem mais a provar que o treinador das águias.
«Lopetegui é mais novo, foi campeão da Europa Sub-19 e Sub-21 e chega ao FC Porto com todo o mérito porque fez um excelente trabalho em Espanha. É um treinador jovem, está a fazer um bom trabalho no FC Porto. Agora depende. Se ganhar o campeonato, é um excelente trabalho, se não ganhar, talvez possa ser considerado mau...»
Ao invés, «Jesus conhece muito bem o campeonato português e as suas equipas, é um excelente treinador, muito experiente e depois da época passada, em que conseguiu ganhar o campeonato, tem o mesmo desejo este ano».
A renovação do técnico com o Benfica tem estado na ordem do dia mas, fique ou não, as provas estão dadas, considera o sérvio.
«Não sei se vai ou não ficar, fala-se muito disso mas acho que é um excelente treinador que já fez coisas muito muito boas», destacou.
Acompanhe aqui o Benfica x FC Porto em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.