Fonte
www.record.pt
O canal de desporto foi o grande beneficiado com esta decisão. O clube rompeu com a estação de Carnaxide, mas continua a enviar as letras de pagamento
O TRIBUNAL Cível de Lisboa chumbou ontem o pedido de renovação da providência cautelar interposta pela SIC para garantir a transmissão dos jogos do Benfica no Estádio da Luz.
O tribunal considerou que não havia nenhum facto novo a acrescentar relativamente à providência cautelar emitida a 2 de Agosto – e cujo prazo terminou no passado dia 2 –; por isso rejeitou o pedido da estação de Carnaxide.
O encontro dos encarnados com o Santa Clara na 13ª jornada, tal como já aconteceu na última ronda frente ao V. Guimarães, vai ser transmitido em directo na Sport TV. Aliás, a haver transmissão televisiva dos jogos dos benfiquistas no Estádio da Luz, estes só poderão acontecer no canal codificado de desporto, porque a estação de Carnaxide já esgotou os três directos em sinal aberto a que o Benfica tinha direito esta época.
O presidente do clube encarnado, Manuel Vilarinho, reagiu com satisfação à decisão judicial: “Foi feita justiça, como eu entendo que devia ter sido feito da primeira vez. É uma vitória do Benfica. Claro que fico satisfeito com a decisão do tribunal, dado que, se os jogos não pudessem ser transmitidos pela Sport TV, teríamos enormes prejuízos financeiros.”
Um dos advogados da SIC neste processo, Nuno Libano Monteiro, preferiu não tecer qualquer comentário sem antes receber a notificação do tribunal – o que deverá acontecer ainda hoje – e conhecer as razões que levaram a estação de Carnaxide a perder este processo. No entanto, acrescentou:
“Consideramos que havia um elenco muito grande de factos novos por parte do Benfica que justificavam a atribuição de uma nova providência cautelar.” E concluiu: “Houve uma decisão de forma e não de substância. Não houve julgamento. Nem sequer conhecemos os argumentos do Benfica.”
SIC continua a pagar
O Benfica rompeu o contrato com a SIC, mas continua a enviar para a estação de Carnaxide as letras de pagamento.
Para assegurar, pelo menos provisoriamente, a transmissão dos jogos, a SIC interpôs em Julho uma providência cautelar contra o Benfica, alegando que já tinha adiantado as verbas relativas a esta época, cerca de 2,5 milhões de euros (500 mil contos) por cinco jogos em directo do estádio da Luz. Como o clube ficou em 6º lugar no campeonato da época passada, só teve direito a três directos; o que a SIC interpretou como quebra contratual. Foi também por este motivo que a estação de Carnaxide levantou uma acção judicial contra o Benfica que já corre nos tribunais.
Com a decisão proferida ontem, a resolução deste diferendo ficará para mais tarde. E assim a SIC só regressará à Luz para exibir os jogos da Taça de Portugal, negociados directamente com a Federação Portuguesa de Futebol.