Quinze portugueses nos Mundiais de atletismo de Pequim

Fonte
correio manhã

Portugal vai competir com pelo menos 15 atletas, seis homens e nove mulheres, nos Mundiais de atletismo, competição que terá lugar de 22 a 30 de agosto em Pequim, depois de a federação confirmar todos os que conseguiram mínimos. A lista, esta terça-feira divulgada em comunicado pela Federação Portuguesa de Atletismo, deverá aumentar nas próximas horas, com o convite a Hélio Gomes e Marta Pen, pelo 'ranking' que tem esta época, em 1.500 metros.

 

Os 15 atletas hoje oficializados são todos os que estavam pré-selecionados ou que conseguiram mínimos no prazo regulamentar - alguns dos quais já iniciaram mesmo estágio final no Japão, como é o caso do triplo-saltador Nélson Évora. Nelson Évora, que já está em estágio em Fukuoka, no Japão, é a figura mais em destaque na comitiva, com um título olímpico e um mundial no currículo, apresentando-se agora como um claro candidato para o top-8 no triplo salto, eventualmente com medalha.

 

Face a Moscovo2013, a seleção cresce um pouco - de 12 para 15/17 - mas continua distante dos 24 que competiram na Coreia do Sul, em Daegu2011, no último ano em que a comitiva lusa esteve acima dos 20 elementos. Na Rússia, há dois anos, Portugal teve dois atletas entre os oito melhores, que agora repetem a presença na seleção: os marchadores João Vieira, quarto nos 20 km masculinos, e Ana Cabecinha, oitava nos 20 km femininos. Com 39 anos e com nove presenças em campeonatos do Mundo, João Vieira é o mais experiente, em plano oposto ao estreante Tsanko Arnaudov, o luso-búlgaro de 23 anos que é recordista nacional do peso.

Além de Tsanko, também são estreantes, em Campeonatos do Mundo, a maratonista Filomena Costa e a triplo-saltadora Susana Costa, além de Hélio Gomes e Marta Pen, quando receberem os convites da IAAF. Os restantes 12 têm pelo menos a experiência de um Mundial antes deste.