Fonte
www.ojogo.pt
O erro fatal associado à falhada contratação de Jardel, a compra de "jogadores lesionados", a criação de um clima de guerrilha constante para "velar" erros próprios e explicar as derrotas são as razões de Lopo de Carvalho na qualificação do trabalho do gestor de futebol
Antes de ser administrador da Benfica, Multimédia... já não o é. Lopo de Carvalho considera, todavia, que qualquer projecto que englobe o actual gestor do futebol "encarnado" perde aliciantes. "Talvez seja ele o próximo presidente da Multimédia. As palavras são sempre as mesmas, não é? 'Gestão, liderança e estratégia.' Tenho a certeza de que é um especialista...", ironiza. Em declarações a O JOGO, Lopo de Carvalho considera que "uma vez mais, Luís Filipe Vieira tudo fez para criar um facto político que serviu para acautelar a derrota e empurrar, uma vez mais, o problema para Manuel Vilarinho. Nas vitórias os louros são dele, nas derrotas a culpa é sempre dos outros. Enfim... "
Conforme ontem O JOGO, o homem convidado por Manuel Vilarinho para a administração da Multimédia (por sugestão de Silva Gomes) indisponibilizou-se para ocupar o cargo. "Quando soube que queriam limitar o meu direito à livre expressão, comuniquei que não aceitaria integrar a empresa", reitera. Cáustico em relação ao comportamento do gestor da SAD, Lopo de Carvalho faz uma pergunta de retórica: "Já está agendada a 24.ª manifestação de solidariedade por parte dos Órgãos Sociais e dos jogadores?"
Sem tirar o dedo da ferida, lembra que, "entre muitos erros, o mais importante é o da não contratação do Jardel. Ele achou que não servia para o clube, mesmo a um preço acessível, como era o caso e como o próprio Filipe Vieira admitiu. Se o Benfica o tivesse contratado, ontem tinha ganho, no mínimo, por 2-0 e teria todas as condições para ser campeão. Mas ele é capaz de dizer agora que foi o presidente Vilarinho que não quis avançar", comenta ainda. Outro dos erros é o da "aquisição de atletas lesionados".
Gestor é a fonte dos problemas
Apesar da dureza do seu discurso, Lopo de Carvalho mostra-se tranquilo e sublinha que, do ponto de vista pessoal, mal conhece o gestor do futebol. "Não faço nenhuma apreciação do carácter desse senhor, mas a sua incompetência é uma realidade incontornável. Infelizmente, não antevejo sucesso para o clube com a sua gestão. Repare: quantas pessoas de mérito insuspeito já saíram do clube por causa de Luís Filipe Vieira ? Mário Negrão, Luís Nazaré, João Carvalho e outros... Os problemas no interior do Benfica começaram com a sua chegada ao clube", analisa. "Já para não falar do episódio dos papagaios. Curiosamente, ele parece considerar que o clube só passou a existir com a sua vinda... Não tem noção da realidade."
Contudo, a verdade é que Manuel Vilarinho acaba de reiterar o voto de confiança no gestor. A esse facto, Lopo de Carvalho responde desta forma: "Normalmente, os votos de confiança dão-se aos treinadores antes do despedimento..." O antigo "vice" de Damásio não deixa de desejar "felicidades a Vilarinho, a Toni e à equipa de futebol".