Fonte
www.record.pt
AVANÇADO TEM PRETENDENTES
André brilha na Bahia
André, jovem avançado brasileiro contratado pelo Benfica ao Atlético Mineiro em Novembro de 2000, foi o melhor marcador do campeonato baiano e o respectivo passe poderá ser adquirido em definitivo pelo Vitória da Bahia, clube a que se encontra cedido pelos encarnados. O ponta-de-lança obteve 11 golos em 12 jogos e contribuiu de forma decisiva para o título da equipa de Salvador, consumado na madrugada de anteontem, frente ao Fluminense de Feira de Santana.
O jogador, que o Benfica cedeu ao Marítimo e posteriormente ao Vitória da Bahia, deu aliás um importante contributo no jogo da final, em que a turma orientada por Joel Santana triunfou por 5-0. André apontou os últimos três tentos da partida, depois de Fernando e o internacional colombiano Aristizábal já terem colocado a formação de Salvador em vantagem.
LUCRO. A aparente confirmação das potencialidades do ponta-de-lança poderá trazer mais-valias aos encarnados, traduzidas mais em termos financeiros que desportivos. André não faz parte dos planos do Benfica e o próprio jogador pretende continuar a carreira no Brasil. Os encarnados podem tentar, isso sim, recuperar o forte investimento feito na compra do passe do jovem avançado.
No final de 2000, numa operação simultânea à que trouxe Roger para a Luz, o Benfica adquiriu metade do passe de André, ao Atlético Mineiro, por dois milhões de dólares, cerca de 2,2 milhões de euros. O ponta-de-lança não vingou na Luz, teve uma passagem intermitente pelo Marítimo e acabou cedido até Dezembro deste ano ao Vitória da Bahia.
Neste momento, satisfeitos com o desempenho de André, os responsáveis do clube de Salvador colocam já a possibilidade de negociar a compra do passe. Se o jogador continuar a notabilizar-se, existirá obviamente a possibilidade de mais interessados surgirem. Recorde-se, no entanto, que a verba a angariar com um eventual negócio terá de ser dividida com o clube de Belo Horizonte, que continua a deter metade dos direitos desportivos do jovem brasileiro.