Fonte
www.record.pt
"Plantel
O QUE DIZ O TREINADOR
"Já tenho uma ideia de quantos jogadores terá o plantel. Será de 25, admitindo que o vigésimo sexto jogador possa ser Sokota, porque embora estejamos esperançados que ele recupere rapidamente, também admitimos poder demorar algum tempo. Também admitimos que, transitoriamente, poderá estar no plantel mais um ou outro jogador mas o núcleo, aquilo que constituiu o plantel do Benfica será de 25 jogadores. Já os escolhi mas não vou dizer quem são os jogadores que deverão sair."
O QUE PODE SUCEDER
Jesualdo admite 26 jogadores no plantel. Tem 29 na Suíça, aos quais se juntarão Fehér, Hélder e, possivelmente, Nuno Gomes. Ao todo 32 elementos, sendo, pelas palavras do técnico, forçosa a dispensa de seis. George, Zé Roberto, Aguiar, Andersson e Geraldo são, para já, os nomes mais evidentes. Mas falta mais um.
Baliza
O QUE DIZ O TREINADOR
"É preciso mais um guarda-redes. Uma equipa como o Benfica não vai deixar de ter três guarda-redes no plantel. Não quer dizer que seja o Quim, ou o Ricardo, mas vamos tratar disso."
O QUE PODE SUCEDER
Francisco Ramos, júnior que está no estágio, rumará à equipa B. Falta um "keeper" para juntar a Moreira e Nuno Santos, e o provável é a contratação (talvez por empréstimo) de Yannick. Isto porque o negócio com o Sporting de Braga relativo a Quim, está num impasse – os nortenhos querem dinheiro e o Benfica ainda só apresentou jogadores como troca. O próprio Jesualdo Ferreira admite que a solução para a baliza pode passar por outro que não o bracarense. Ricardo, do Boavista, está descartado há dias.
Defesa
O QUE DIZ O TREINADOR
"Houve sempre uma crise de laterais, tanto em qualidade como em quantidade. Temos quatro, antes havia menos. Para o lado esquerdo tenho o Cristiano. Vou à procura de um lateral-esquerdo para que, quando for preciso, esteja alguém perfeitamente identificado para entrar. Para já, não é necessário. Quanto a centrais, temos quatro e o Geraldo é um jogador de grande futuro. Tenho plena confiança nele."
O QUE PODE SUCEDER
São quatro os defesas-centrais desejados no grupo. João Pinto, Argel, Ricardo Rocha e Geraldo já lá estão, mas vem aí Hélder. Por isso, Geraldo, mesmo agradando, deve ir rodar para outro lado. Relativamente aos laterais, deverão permanecer todos os que estão no estágio. Armando e Éder para a direita e Cristiano e Cabral para a esquerda, sendo que este último, pela sua polivalência, também poderá aparecer no lugar de Armando. Um outro lateral- esquerdo ainda pode aparecer, possivelmente em Dezembro.
Meio-campo
O QUE DIZ O TREINADOR
"Já vi escrito em alguns sítios que o plantel tem oito médios defensivos. Não penso assim. O Roger é um médio-ofensivo, se quiser que lhe junte outro, é o Zahovic e os outros dois são o Petit e o Tiago. Quando se tem dois jogadores que são capazes de jogar de área a área, ou 'box to box' como dizem os ingleses, como é o caso do Tiago e do Petit, esses jogadores não são defensivos. Penso que o Benfica terá quatro médios-ofensivos e terá um excedente de médios-defensivos porque eu só quero ter três."
O QUE PODE SUCEDER
Jesualdo diz que tem cinco médios-defensivos (Ednilson, Andrade, Peixe, Andersson e Fernando Aguiar), mas só três devem ficar. Andersson e Aguiar são os maiores candidatos a sair – Ednilson é potencial titular, Peixe foi agora contratado e Andrade renovou por três anos e tem a seu favor a polivalência. Em termos ofensivos, serão quatro os eleitos: Zahovic, Roger, e, segundo a definição do treinador, Tiago e Petit. George não tem lugar e será emprestado. O Alverca tem vindo a ser falado como provável destino.
Ataque
O QUE DIZ O TREINADOR
"Temos quatro avançados. Arranjar um jogador com o perfil do Jankauskas não é fácil. O Miki Fehér tem características diferentes mas aproxima-se. Terá coisas melhores e outras menos boas. Dentro do que é a minha filosofia estou muito contente por ter o Fehér comigo. Se vem o Nuno Gomes? Não vou falar de jogadores que não estão cá, mas apenas dos que já fazem parte do plantel."
O QUE PODE SUCEDER
Simão, Mantorras, Drulovic, Miguel, Carlitos e Fehér são mais que certos. O brasileiro Anderson ficará a constar de um lote de atacantes onde o único nome a suprimir é, para já, o do brasileiro Zé Roberto, que deverá ser emprestado. Sokota não é esquecido e, como explica Jesualdo, poderá vir a ser o 26º elemento, caso recupere da lesão. De qualquer forma, a "via" parece estar sempre aberta para um grande avançado. No momento, Nuno Gomes, com a situação em Florença indefinida, é o alvo a atingir."