Ganhar rende um jackpot de recordes a Rui Vitória

Fonte

Benfica procura primeiro sucesso na Turquia, que valerá inédita qualificação consecutiva para os "oitavos" da Champions.

 

O Benfica, comandado por Rui Vitória, apresenta-se amanhã no estádio do Besiktas com o propósito de arrumar de vez a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Porém, um triunfo perante os turcos, além de fechar as contas, poderá traduzir um jackpot de quatro feitos com marca histórica.

 

Um dos cometimentos na mira do técnico deriva do contexto que assombra o clube da Luz nas idas à Turquia: em cinco deslocações nas provas da UEFA, o Benfica nunca venceu e o melhor que fez foi dois empates. O mais remoto aconteceu a 20 de agosto de 1980, perante o Altay: o 0-0 seria corrigido na Luz com uma goleada (4-0), que valeu passar essa pré-eliminatória de acesso à Taça das Taças. Mais recentemente, em 2011/12, o segundo empate: 1-1 contra o Trabzonspor, na primeira mão da ronda de acesso aos grupos de Champions - o 2-0 na Luz validaria o apuramento. Pormenor: no banco dos turcos estava o atual treinador do Besiktas, Senol Gunes.

 

Outra face de um eventual sucesso será o apuramento para os oitavos de final e a componente financeira associada, visto que ganhar é igual a somar sete milhões de euros: 5,5 pelo apuramento para os oitavos e 1,5 como prémio de resultado.

 

Mas há mais: caso derrube o Besiktas, o Benfica ultrapassará a fase de grupos pelo segundo ano consecutivo, facto que configurará desfecho inédito no historial do clube nos atuais moldes da prova. E em ambas as épocas com Rui Vitória ao leme da equipa, o que levará o treinador, em apenas dois anos, a superar o registo do antecessor, Jorge Jesus, que só numa ocasião (2011/12), em cinco participações pelas águias, alcançou os "oitavos" - cairia nos quartos de final ante o Chelsea.

 

Em consequência do escrito no parágrafo anterior, Rui Vitória entrará no "clube" de Jesualdo Ferreira, outro técnico luso que, ao serviço de uma equipa portuguesa (FC Porto), chegou pelo menos duas vezes seguidas aos oitavos de final.

 

Na conferência de antevisão ao jogo, Rui Vitória desvalorizou a conquista de recordes. "Não estamos focados em recordes. Estamos focados é que o Benfica ganhe e passe esta fase. A questão dos recordes é secundário. Nem sequer abordamos estas questões", disse.

 

http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/rui-vitoria-desvaloriza-mas-ganhar-rende-um-jackpot-de-recordes-5512256.html