Fonte
www.record.pt
Nuno Gomes ficou em branco nas primeiras jornadas da SuperLiga. Mas este jejum inicial do ponta-de-lança não é inédito, pois também se verificou em 1997/98, na primeira temporada ao serviço dos encarnados. Isso não o impediu de fazer 18 golos no campeonato. Uma marca que o jogador nunca baixou de águia ao peito
Nuno Gomes está a confirmar a tendência demonstrada quando da primeira passagem pelo Benfica: o avançado demora algum tempo a adaptar-se e a encontrar o caminho para as redes adversárias. Frente ao Marítimo e Beira-Mar, o internacional português foi titular mas não conseguiu marcar. Poderá estar a acontecer, contudo, algo de idêntico ao sucedido na época de 1997/98.
Quando chegou à Luz oriundo do Boavista, Nuno Gomes reencontrou o técnico Manuel José mas não lhe conseguiu dedicar qualquer golo. Isto porque o avançado ficou em branco nas cinco primeiras jornadas e, quando marcou em Braga a 4 de Outubro de 1997 no empate (1-1) registado na sexta ronda, já Mário Wilson tinha assumido o comando da equipa na "ponte" para Graeme Souness.
A partir daí, Nuno Gomes subiu de produção e os golos foram aparecendo com maior regularidade. Ao todo, o jovem fez 18 nesse campeonato.
Já adaptado, em 1998/99 Nuno Gomes subiu essa marca para os 22 golos e começou a facturar logo na 2ª jornada (bis frente ao Rio Ave). Depois, fê-lo em quatro rondas consecutivas (da 13ª à 16ª).
Em 1999/00, foi titular absoluto com Jupp Heynckes e entrou de rompante ao marcar entre a 2ª e a 5ª jornada. Ao todo, fez 18 tentos. É legítimo esperar-se que Nuno Gomes, que ainda não conhece bem o futebol de muitos dos seus companheiros, comece a marcar golos assim que recupere o atraso devido à agitação da pré-época.
Quase sinónimo de vitória
Os golos de Nuno Gomes são quase sinónimo de vitórias. O Benfica conquistou 33 triunfos nos 39 desafios em que o ponta-de-lança fez o gosto ao pé. Nos restantes, a equipa registou dois empates e apenas quatro desaires.
A primeira vez que Nuno Gomes marcou e o Benfica foi derrotado aconteceu apenas na segunda época (98/99) ao serviço dos encarnados. Foi no Bessa, quando as águias perderam por 1-2.
Veia goleadora com o V. Setúbal
Na época de estreia no Benfica, Nuno Gomes estreou-se a marcar à sexta jornada. Caso demorasse o mesmo tempo a encontrar o caminho para os golos, o ponta-de-lança iria rubricar o primeiro tento nesta SuperLiga, na Luz, frente ao V. Setúbal.
E os sadinos têm sido um adversário inspirador para Nuno Gomes, visto que, nas primeiras três temporadas em que o ponta-de-lança representou o Benfica, marcou sempre que defrontou o V. Setúbal no Estádio da Luz. Em 1997/98 marcou os dois golos do triunfo (2--0), enquanto nas outras épocas marcou um tento nas vitórias por 2-0 e 3-0.