Fonte
A Bola online
Mais de um ano depois, Sokota vai voltar a sentir a alegria de fazer o que mais gosta: jogar futebol. As reservas sobre a sua condição têm vindo a ser dissipadas e o médico que o operou já deu luz verde para o regresso à competição a doer. O primeiro teste será já na próxima semana, no Benfica B-Alcochetense. O calvário está a terminar e o camisola 25 tem agora motivos para sorrir.
Pisou pela última vez os relvados a 30 de Setembro do ano passado. Um ano e um mês depois, se nenhum imprevisto surgir, Sokota vai regressar. O departamento clínico da Luz, em consonância com o médico que operou o jogador, Heinz Widmer, e o próprio Sokota, decidiu que este alinhará pelo Benfica B frente ao Alcochetense, no dia 27 deste mês, segundo apurou A BOLA junto de fonte próxima do processo.
Este fim-de-semana a formação secundária da Luz, que ocupa o 12.º lugar na série E da III Divisão, com seis pontos, desloca-se ao reduto do Calipolense, em Vila Viçosa, mas optou-se por dar mais uma semana de treinos ao camisola 25, ficando o regresso adiado para a jornada seguinte, diante do actual último classificado.
Apesar de já se treinar sem limitações há pouco mais de um mês, a situação clínica de Sokota tem sido tratada com toda a cautela por parte dos médicos encarnados e da própria equipa técnica liderada por Jesualdo Ferreira. A gravidade da lesão contraída no tendão de Aquiles do pé direito a isso obriga. Não fosse assim e o avançado até poderia ter actuado alguns minutos na mini-digressão à Suíça.
Está chegado o momento, contudo, em que as reservas e receios têm necessariamente de ser colocados de parte, partindo-se então para o último e decisivo teste de uma recuperação longa e penosa: a competição. Logo se verá o comportamento do jogador, sendo certo que as indicações que este tem deixado nos treinos deixam antever uma reacção positiva. Se tudo decorrer sem sobressaltos, o croata deverá voltar a repetir a dose pela equipa B, nas jornadas seguintes, para ganhar ritmo, até que Jesualdo Ferreira entenda que este reúne as condições necessárias para poder ser opção ao mais alto nível.
Luz verde da Suíça
Apesar de não ter jogado em terras helvéticas, Sokota aproveitou a deslocação para, mais uma vez, dar um salto a Basileia, à clínica onde foi realizada a delicada intervenção cirúrgica, em Fevereiro deste ano. Do médico Heinz Widmer recebeu luz verde para o regresso à competição e a certeza de que tudo continua a decorrer de acordo com o planeado.
O calvário parece, assim, perto do fim. Sokota tem cada vez mais motivos para sorrir e acreditar que tudo não terá passado de um terrível pesadelo. Renascido das cinzas e com natural fome de bola e de golos, o jogador quer confirmar os dotes que o levaram para a Luz e dar sequência ao belo início de temporada, o ano passado, que deixou os adeptos com água na boca. Aliás, o jogador já afirmou em diversas ocasiões que sente estar em dívida para com os adeptos e responsáveis do clube.
Pelas suas características e pelo que já mostrou, Sokota ainda poderá ser uma peça muito importante para Jesualdo Ferreira. A hora ainda é de alguma cautela, mas as dúvidas estão na iminência de ser dissipadas. E o Benfica ganha um excelente reforço