Fonte
www.record.pt
Ricardo admitiu, ontem, pela primeira vez a transferência para o Benfica a breve prazo, ou seja, já a partir de Janeiro. Por enquanto, nada está concretizado, mas as palavras do guardião dissipam qualquer tipo de dúvidas acerca dos contactos com os encarnados. O bracarense Quim está debaixo de olho, caso algum imprevisto afaste o axadrezado da Luz
"Há fortes possibilidades de representar o Benfica a partir de Janeiro." As palavras pertencem a Ricardo e indiciam uma proximidade cada vez mais evidente entre o guarda-redes do Boavista e o clube da Luz.
Se dúvidas existiam acerca dos contactos entre Ricardo e o Benfica, as mesmas ficaram ontem dissipadas com as declarações do guardião ao nosso jornal a admitir a "forte possibilidade" de representar os encarnados num futuro muito próximo. Isto não quer dizer, no entanto, que a transferência seja nesta altura um dado adquirido.
Existem ainda vários factores a ter em conta. Desde logo, o Boavista, detentor do passe do guarda-redes internacional português, tem uma palavra importante a dizer em relação a todo o processo negocial em curso. Isto porque, como é normal, tentará salvaguardar em primeiro lugar os seus interesses. Nesta perspectiva, as conversações entre as partes só deverão chegar a bom termo se os axadrezados não estiverem a lutar pelo título na altura da reabertura do mercado, em Janeiro. A avaliar pela campanha realizada até ao momento, não é crível que a formação de Jaime Pacheco consiga tão espectacular recuperação em escassas quatro jornadas.
Por outro lado, Ricardo é a principal prioridade do Benfica para Janeiro. Os encarnados estão no terceiro lugar e, apesar de alguns percalços, mantêm ainda as aspirações no que se refere ao êxito na SuperLiga. Por isso, pretendem reforçar a equipa em qualidade.
Remetendo toda e qualquer questão para os responsáveis do Boavista, Ricardo acaba por admitir que possa também aparecer uma proposta vinda do estrangeiro, mas fica subentendido que a sua preferência vai para o clube da Luz, até porque será pai no decorrer do próximo mês de Junho. "Qualquer situação tem de ser sempre muito bem pensada", sublinha, adiantando: "O estrangeiro seduz, visto haver a oportunidade de actuar em campeonatos bastante competitivos que proporcionam a realização pessoal a qualquer jogador, mas ficar em Portugal é um dos meus objectivos, porque gosto muito do meu país e, além disso, vou ser pai no Verão."
Com os contactos em curso, tudo leva a crer que a concretização da transferência de Ricardo para o Benfica se torne realidade a muito breve prazo. Se por qualquer razão ou imponderável, as partes não chegarem a entendimento, então os encarnados terão de direccionar as suas atenções para outro internacional português, no caso Quim.
O guarda-redes bracarense é a escolha dos responsáveis benfiquistas se a contratação de Ricardo não se consumar.