Fonte
www.record.pt
Paulo Futre pronunciou-se, ontem, acerca da contratação de António Camacho para treinador principal do Benfica. O actual director desportivo do Atlético de Madrid, apoiado nos seus muitos anos de experiência acumulada no futebol espanhol, garante que o clube encarnado está a fazer uma "aquisição fantástica".
"A confirmar-se, o Benfica está a contratar um grande treinador. Seria uma aquisição fantástica", afirmou Paulo Futre, ainda antes de saber do desfecho das negociações, mas desde logo reconhecendo grandes méritos no antigo internacional (81 vezes), defesa e capitão do Real do Madrid.
Como treinador, José António Camacho orientou o Rayo Vallecano, o Espanyol de Barcelona, o Sevilha, o Real Madrid (apenas 20 dias) e, por fim, a selecção espanhola, levando "nuestros hermanos" ao Euro-2000 e ao Mundial da Coreia e Japão, competições em que foi sempre eliminado nos quartos-de-final. "Ele é fantástico. Na minha opinião, trata-se, por certo, de um dos melhores treinadores do futebol espanhol, que fez um grande trabalho por todos os clubes onde passou e também na selecção", avançou Paulo Futre, mesmo sabendo que Camacho nunca venceu qualquer título sentado no banco de suplentes.
Quanto à personalidade do substituto de Jesualdo Ferreira, Futre realçou o seu profissionalismo e a forma recta e dura como costuma pautar a sua actuação. "Tem um carácter fantástico, fortíssimo e é muito exigente", adiantou, concluindo depois destacando a forma como se relaciona com os jogadores: "Ele foi um grande futebolista, acumulou muita experiência e, por isso, fala muito com os jogadores."
Hélder: «Muito exigente»
Hélder, português do Rayo Vallecano, não chegou a ser treinado por Camacho mas reconhece atributos ao técnico que passou em Vallecas. "É uma pessoa muito exigente, trabalhadora, que gosta de lançar-se em projectos bem definidos. Foi um grande jogador e, por isso, conhece muito bem o meio, procurando sempre entender os jogadores, tanto a nível pessoal como profissional".
João Tomás: «Rigoroso»
João Tomás, ponta-de-lança luso que joga no Bétis e que passou no Benfica, guarda boa imagem de José António Camacho. "Parece ser um treinador rigoroso, com muito carácter e que impõe disciplina. Foi um grande jogador do Real Madrid, internacional 81 vezes e, por isso, sabe como funcionam as relações num grupo."