Diogo Gonçalves, 20 anos, alentejano, uma das grandes promessas da formação do Benfica, onde chegou em 2008, depois de duas épocas em Almodôvar e uma no Ferreiras, fez uma grande Campeonato do Mundo de sub-20 por Portugal, com cinco presenças na equipa titular e três golos apontados, Costa Rica, Irão e Uruguai - o 2-1 aos sul-americanos foi considerado um dos melhores golos do torneio que ainda decorre na Coreia do Sul.
Depois de 35 jogos e oito golos na última temporada na equipa B do Benfica, a intenção dos encarnados e da Gestifute de Jorge Mendes, que representa o atacante - pode jogar nas linhas ou como segundo avançado -, era emprestá-lo para jogar, mas o rendimento apresentado na Ásia está a dar que pensar na Luz.
Demasiado crescido, já, para a equipa B, jogar com regularidade para crescer é ponto de convergência entre todas as partes, mas permanecer no plantel de Rui Vitória, treinador do Benfica, não é já carta fora do baralho para um jogador que baralhou as contas.
Vender o passe, como aconteceu com Ivan Cavaleiro, André Gomes, Hélder Costa ou Bernardo Silva, a troco de uma verba interessante (a tal fasquia dos 15/16 milhões de euros) não é opção para os encarnados, que equacionam encaixe bem maior com esta pérola, que ganhou notoriedade a nível internacional. Tem mercado lá fora e cá dentro, onde várias equipas manifestam interesse em recebê-lo, se a cedência for mesmo a decisão das águias.
Depois de João Carvalho, médio de 20 anos que brilhou em Setúbal, entre janeiro e maio, ter recebido bilhete de entrada no plantel de Rui Vitória, eis que Diogo Gonçalves se candidata igualmente. São jogadores com muitos encontros em conjunto na equipa B e nos escalões de formação inferiores e até renovaram contrato com as águias ao mesmo tempo, em abril de 2015.
Nas alas, onde o Benfica tem Salvio, Carrillo, Rafa, Cervi e Zivkovic, a concorrência é enorme, mas a saída de um destes futebolistas pode motivar decisão imediata a favor da permanência do jovem no plantel encarnado. Para já, Diogo vai de férias à espera de notícias.