Fonte
www.ojogo.pt
"A notícia da vinda de Rui Costa para o Benfica é uma criação jornalística"
ANTÓNIO TAVARES-TELES
...E, no "Record", a novela-Rui Costa continua.
Começou com a manchete "Benfica quer Rui Costa", o que só quereria dizer alguma coisa se o Benfica tivesse contactado Rui Costa ou o AC Milan nesse sentido, o que não é verdade; continuou com uma velha exclamação do Rui - "É um sonho poder voltar ao Benfica" - manchete que também não quer dizer nada, porque nunca o jogador disse que poderia voltar ao Benfica este ano; e uma novela que não para, envolvendo inclusive a Adidas, muito particularmente o seu director de "marketing" - Paulo Santos - que no entanto, ontem mesmo, enquanto o "Record" insistia em falar de "Esperança na Luz" e de "Envolvimento da Adidas" no negócio, afirmava a O JOGO que "O Benfica nunca falou com a Adidas sobre nomes de jogadores a contratar"; e que só falou com o Rui "por ter lido a notícia num jornal".
Espantoso, mas verdadeiro: o "Record" forjou uma história sem pés nem cabeça - repito, nem a Adidas tem nada a ver com o assunto, nem o jogador nem o Benfica - permitindo-se contudo, mesmo assim, pôr ilustres benfiquistas a falar sobre coisa nenhuma de palpável, o que é uma espécie de logro para esses benfiquistas mas, sobretudo, para os leitores, é claro.
Por isso, uma conversa realmente esclarecedora se impunha com o já referido Paulo Santos, sistematicamente associado pelo "Record" a tão insólita história.
- Que é que se passa? Leio n´O JOGO que você afirmou que "o Benfica nunca falou com a Adidas sobre nomes de jogadores a contratar". Confirma?
- Confirmo completamente.
- E com Rui Costa, falou apenas "por ter lido a notícia num jornal", como também afirmou?
- Exactamente. Sou amigo dele há muitos anos e, perante informações que me chegaram - eu não estava em Portugal e não li as manchetes nem as notícias do "Record" a esse respeito - fui certificar-me de tudo à "internet" e, em seguida, falei de facto com o Rui. Aliás, foi ele que me falou, porque fora informado do que se dizia no "Record", para me perguntar o que é que se passava, uma vez que também ele não sabia de nada.
- E você confirmou-lhe que a Adidas não estava envolvida em nada disso...
- Com certeza, até porque a Adidas não se mete nessas coisas: tem os direitos de imagem de jogadores, e é tudo. Por outro lado, é verdade que fez uma parceria importante com o Benfica e quer que o Benfica tenha sucesso, mas nunca entrou nem entra em negócios de jogadores, como lhe disse.
- Mas o "Record" falou consigo?
- Telefonaram-me, estava eu fora do país volto a dizer, perguntando-me se eu tinha falado com o Rui Costa, e eu disse que sim, mas num contexto totalmente diferente: não o do negócio mas aquele que lhe referi. Até porque, esse negócio, desconheço-o por completo. Tudo isto é uma criação jornalística.
- O Rui Costa disse-lhe se tinha sido contactado pelo Benfica?
- Não me disse rigorosamente nada: como atrás digo, ele não está ao corrente de coisa nenhuma.
- O JOGO cita-o ainda quando você diz que, do ponto de vista da Adidas, "este processo acabou por trazer ainda mais visibilidade à marca". O que pode prefigurar uma suspeita de publicidade, ou pelo menos de promoção da marca encapotada, não acha?
- Pois pode, mas não é, e isso é muito desagradável. Ainda não tinha tido a oportunidade de pensar nisso, mas a Adidas, repito, não só solicitou nada como não está implicada em nada de tudo isto.
- Aliás, publicidade ou promoção enganosa...
- Pois é, mas não temos nenhuma responsabilidade no que se está a passar.
- A Adidas pensa fazer alguma coisa quanto a isto?
- É uma matéria que, neste momento, ainda estamos a considerar. Por isso, ainda não lhe sei dizer nada. O que posso dizer-lhe é que é um assunto muito desagradável, o qual infelizmente nem sequer está nas nossas mãos por cobro.