A UEFA anunciou, esta quarta-feira, os prémio monetários que vai distribuir pelos participantes na Liga dos Campeões e mantém os valores da temporada passada. A presença na fase de grupos vale 12,7 milhões de euros, valor que FC Porto e Benfica já podem contabilizar. O Sporting ainda terá de passar o "play-off" para garantir esse montante.
A vitória na fase de grupos rende 1,5 mihlões de euros e o empate 500 mil euros. A passagem aos oitavos-de-final vale seis milhões, a chegada aos "quartos" resulta em mais 6,5 milhões e os semi-finalistas ganham 7,5.
O prémio pela vitória na final é de 15,5 milhões de euros e o finalista vencido recebe 11 milhões de euros.
57,2 milhões é a receita máxima que um clube pode obter na Champions. Caso venha do "play-off" encaixa mais dois milhões de euros. A este montante acrescem os milhões que cada clube recebe do "market pool", o valor dos direitos televisivos. A título de exemplo, o campeão Real Madrid, na época passada, recebeu 89,5 milhões de euros (54,2 pelo desempenho desportivo e 35,3 pelos direitos televisisvo). Já a Juventus, finalista vencido, encaixou 101,1 milhões de euros: 51,1 em resultado da prestação desportiva e 50,6 milhões do "market pool".
http://rr.sapo.pt/noticia/91237/uefa_nao_mexe_nos_milhoes_da_champions