Fonte
Mais Futebol
Vida complicada para o Benfica. Os «encarnados», através do director-geral da SAD, António Simões, tentaram esta quinta-feira desbravar caminho para contratarem o internacional camaronês Thimothée Atouba, mas não foram felizes. O Basileia, que publicamente pedia cinco milhões de euros pela transferência, nunca baixou dos três milhões (cerca de 600 mil contos) nas negociações que manteve com o clube da Luz. Esse valor continua a ser incomportável para os cofres do clube português e, portanto, houve uma primeira quebra nas conversas.
Este não foi, no entanto, o único cenário que terá impossibilitado a concretização para já do negócio. Foi com Gaetano Marotta, o responsável pela organização dos estágios de Benfica e Sporting, que o clube da Luz inicialmente conversou. Foi com ele ao lado que António Simões assistiu ao jogo com o Young Boys na passada terça-feira em Berna, foi ele que inicialmente interveio nas negociações com os suíços. No entanto, quando o interesse do Benfica no lateral-esquerdo foi tornado surgiram em cena mais alguns agentes, que reivindicam a representação do futebolista.
Nicolas Geiger foi o empresário que trouxe Thimotheé Atouba para a Suíça, na altura para o Neuchatel Xamax, então treinado pelo seu irmão, Alan Geiger. Passadas umas épocas, o camaronês mudou de ares, assinou pelo Basileia. Mas o agente ainda reclama a representação de Atouba, mesmo hoje quando foi contactado pelo Maisfutebol: «Já há um pré-contrato com o Benfica». Roger Henrotay e Christophe Henrotay, que são pai e filho e trabalham juntos, garantem ter os mesmos direitos. Também contactado pelo nosso jornal, o segundo confirmou o desinteresse súbito do Basileia em vender Atouba: «A operação está terminada e Atouba vai continuar na Suíça ao serviço do Basileia porque não o quiseram vender. Bloquearam a situação e a operação. No final disseram que não era transferível e parece-me que neste momento não vai ser possível o negócio. Fizeram uma proposta de renovação de contrato ao jogador. A transferência está neste momento parada e vai ficar no Basileia.»
Jogador muito interessado, Basileia desiste de vender
Atouba manifestou esta quinta-feira a sua enorme vontade em jogar pelo clube da Luz. Mas tudo se complicou de repente, conforme explicou Joseph Zindell, porta-voz dos helvéticos: «Não queremos vendê-lo. Não há reuniões nem decisões porque simplesmente não queremos vender o jogador. Tivemos uma reunião na semana passada, mas não chegámos a acordo. Não estamos interessados em vender o jogador.»
O Benfica atacou a prioridade para reforçar o lado esquerdo na defesa falando primeiro com o jogador e depois com o clube, ao contrário do que aconteceu nos casos de Ricardo e de Júnior. Mas mesmo assim, o cenário é bastante negro. A não ser que haja um volte-face, o Benfica voltou a falhar no objectivo de arranjar um lateral para Camacho.