quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um fim de semana cinzento para as nossas modalidades de pavilhão, sobretudo devido às derrotas em Voleibol e Futsal. Que se esmiúce da melhor maneira os dissabores experimentados, pois os objectivos mantêm-se intactos.

Fique com a análise possível da pretérita jornada desportiva.


Benfica firme na liderança da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, após vitória folgada por 120-76 contra o Terceira Basket, para a 14ª Jornada.

Continuamos na liderança da pauta classificativa, com dois pontos de avanço sobre a Oliveirense, que acabou por vencer, categoricamente, o FC Porto no jogo "grande" da jornada. 

Desde o apito inicial, o domínio foi avassalador por parte do conjunto benfiquista. Os açorianos não tiveram quaisquer hipóteses. As águias fizeram um verdadeiro "assalto" ao cesto contrário, conforme espelham os números finais. Ao intervalo, a vantagem já era acentuada (49-32). Na segunda parte, os açorianos ainda esboçaram uma reacção (57-47), mas prontamente o Benfica despertou, voltou a dilatar a diferença pontual e ultrapassou em larga escala a barreira dos 100 pontos. De salientar o jogo colectivo imposto pelas águias, como atestam as 42 assistências. Quando se tem paciência na procura da melhor solução para lançar, as coisas ficam mais simples...

Mas o momento maior deste desafio deu-se na recta final, por intermédio do jovem Rafael Lisboa. Deu um verdadeiro recital no lançamento exterior. Concretizando três triplos, à imagem do seu Pai, no último minuto do embate.

No capítulo individual, Jesse Sanders, autor de um duplo-duplo (11 pontos e 15 assistências), foi o MVP do jogo. Mais uma vez todos os jogadores utilizados por José Ricardo inscreveram o seu nome na lista de marcadores. Nota ainda para a ausência de Carlos Morais, por lesão.

Resultados Finais da 14ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 120-76 Terceira Basket
V. Guimarães 81-78 Galitos Barreiro
Eléctrico 63-73 Ovarense
Illiabum-CAB Madeira (10/02, às 16h)
Barreirense 115-113 (a.p.) Lusitânia
Oliveirense 81-66 FC Porto


Não correu de feição o fim de semana de jornada dupla para as hostes encarnadas, a contar para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Isto porque no Sábado averbamos a segunda derrota consecutiva, e novamente num jogo decidido na "negra" frente a um candidato ao título. Há muito para reflectir para que na fase decisiva da temporada sejamos nós a sorrir. Perante os seus adeptos, a formação comandada por José Jardim teve a vitória à sua mercê mas perdeu dois pontos frente ao Sporting, num Derby relativo à 17ª Jornada. Já não dependemos de nós para assegurar o 1º lugar na fase regular e consequentemente, o factor "casa" nos Playoffs.

Com Honoré limitado fisicamente, JJ apostou em Filip Cveticanin para se juntar a Zelão no centro da rede. O duelo começou equilibrado, com ligeiro ascendente benfiquista, e essa tendência prevaleceu durante o primeiro set. As águias foram mais consistentes nas diferentes acções e adiantaram-se no marcador, 26-24. No parcial seguinte, a toada permaneceu semelhante até ao 2º tempo técnico (16-14). Daí para a frente, o Benfica acelerou e acabou por vencer 25-19. Tudo parecia estar encaminhado para a vitória benfiquista, inclusivamente para a conquista dos três pontos...

No entanto, foram disputados ainda mais três sets e todos favoráveis ao rival da 2ª Circular. Os homens de "águia ao peito" até entraram bem no 3º set (13-8), contudo não aproveitaram a vantagem para capitalizar e permitiram ao rival, que já parecia resignado, recuperar distâncias (17-17). José Jardim não recorreu ao banco no tempo certo, algo que não é novidade e que já nos custou caro em temporadas anteriores, e os leões superiorizaram-se na fase crítica, por 24-26. Inadmissível! As águias, desastradas, não mais se encontraram na partida. Muita desconcentração e muitos erros a todos os níveis redundaram numa derrota caseira. O Sporting igualou a partida com relativa facilidade (17-25) e, mais determinados, garantiram o importante triunfo no decisivo 5º set (14-16). A árbitra principal e sportinguista assumida, Sandra Deveza, errou aqui e ali, mas o Benfica teve o jogo na mão e deixou escapar... 

Já no Domingo, tudo voltou à normalidade, com a vitória por 3-0 no reduto do Leixões, para a 18ª Jornada.

Na tabela classificativa ascendemos à 1ª posição, uma vez que o Sporting esteve de folga nesta ronda, pelo que os leões têm um ponto de atraso e menos um jogo disputado.

O jogo não foi objecto de transmissão televisiva, mas os parciais (19-25; 11-25; 19-25) ilustram bem a supremacia benfiquista. O técnico benfiquista aproveitou evidentemente a profundidade do plantel à disposição, colocando em campo os menos utilizados. As águias encararam o jogo com a seriedade que se exigia e não facilitaram.

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 2-3 Sporting (26-24; 25-19; 24-26; 17-25; 14-16)
SC Caldas 3-2 Fonte Bastardo (18-25; 25-22; 22-25; 25-17; 15-13)
Sp. Espinho 3-1 Ac. São Mamede (25-14; 21-25; 25-19; 25-16)
Castêlo da Maia 3-1 Clube K (25-7; 25-17; 24-26; 25-20)
Esmoriz 0-3 VC Viana (18-25; 26-28; 19-25)
VGuimarães 2-3 Leixões (22-25; 19-25; 25-21; 26-24; 8-15)

Resultados Finais da 18ª Jornada

Leixões 0-3 SL BENFICA (19-25; 11-25; 19-25)
Esmoriz 3-1 V. Guimarães (25-18; 24-26; 26-24; 25-22)
Ac. Espinho 3-1 SC Caldas (19-25; 25-22; 27-25; 25-23)
VC Viana 3-2 Clube K (20-25; 25-22; 21-25; 25-22; 15-13)
Ac. São Mamede 0-3 Fonte Bastardo (23-25; 17-25; 17-25)
Sp. Espinho 3-1 Castêlo da Maia (23-25; 31-29; 25-15; 25-16)


Em Belém, a equipa de Futsal do SL Benfica afastou-se ainda mais do primeiro lugar da Fase Regular, depois de ser derrotado pelo emblema da casa por duas bolas a uma, para a 17ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Péssimo resultado, ainda por cima na antecâmara de um dos objectivos da época, a Taça da Liga. O Sporting, que venceu na recepção ao Sp. Braga, beneficiou do segundo desaire benfiquista da temporada para cimentar a liderança da classificação. Estamos a 6 pontos do "eterno rival".

A bem orientada formação da "Cruz de Cristo" causou surpresa no Sábado, diante de um Benfica desfalcado do virtuoso Robinho. Caro Joel Rocha: não podemos depender exclusivamente dos desequilíbrios do internacional russo e é bom que reflicta sobre este percalço mas também sobre alguma inconsistência exibicional noutras partidas realizadas.

Pelo que deu para apurar, dado que não houve transmissão televisiva do Derby, o Belenenses fechou bem a sua baliza, à guarda do ex-Benfica Carlos Paulo, e aproveitou o desacerto e desinspiração da equipa benfiquista fundamentalmente na tomada de decisão durante os 40 min de jogo. Foi necessário esperar pela segunda parte para se desbloquear o nulo no marcador.

Assim, num lance que André Coelho foi imprudente na abordagem, o internacional português Tunha não perdoou isolado perante Roncaglio (expulso após o final da partida). Numa boa incursão individual bem finalizada, o espanhol Raul Campos restabeleceu o empate. E em transição rápida o anfitrião chegou de novo à vantagem e fixou o resultado final que deixa as águias longe do topo da tabela classificativa.

Resultados Finais da 17ª Jornada

Belenenses 2-1 SL BENFICA
GD Fabril 6-8 Módicus
Rio Ave 5-7 AD Fundão
Quinta dos Lombos 5-3 Burinhosa
Leões de Porto Salvo 3-6 Futsal Azeméis
Sporting 3-2 Sp. Braga
Unidos Pinheirense 3-1 Desp. Aves


No Pavilhão João Rocha, a equipa do SL Benfica empatou a três golos perante o Sporting, na 11ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Portanto, assim desperdiçamos possibilidade de atingir o topo do campeonato e o SCP segue na liderança, com mais dois pontos somados comparativamente ao SLB. No outro jogo "grande" da ronda, a UDO perdeu em casa frente ao FCP. Os azuis estão a quatro pontos do 1º classificado.

Antes de passar propriamente ao jogo, importa chamar a atenção para o comportamento inaceitável, mais um, do energúmeno do Pedro Gil. Há pessoas que passam impunes, mas este 'nazi' ultrapassa todos os limites. Toda a sua carreira está manchada por agressões, ameaças, ofensas, e afins. Já chega! O resto que se passou no final do encontro é obviamente lamentável, mas não é novidade nesta rivalidade lisboeta. Uns dirão que nós somos "anjinhos", outros dirão que somos "diferentes". Certo é que contra o nosso clube vale tudo...

Como se esperava foi um 'derby' emotivo, com ambas as equipas acutilantes na procura da baliza contrária. A meio da 1ª parte, Jordi Adroher inaugurou o marcador, após brilhante assistência de Carlos Nicolia. Volvidos 5 min, reposição da igualdade. Perda de bola de Nicolia e os homens de verde facturaram em contra-ataque. A 5 min do intervalo, reviravolta no marcador. Em ataque organizado, com Nicolia a falhar a marcação do seu opositor, os leões chegaram ao 2-1, vantagem mínima registada no recolher aos balneários. Se Pedro Henriques estava seguro na baliza, a eficácia no ataque é que esteve muito longe do pretendido. Não se pode falhar tantos golos isolados na cara do guarda-redes ou em superioridade numérica. Nos primeiros 35 min não foi assinalada sequer uma falta a favor do SL Benfica. O jogo não foi demasiado intenso nem agressivo, longe disso, mas acabar a primeira parte sem o Sporting cometer qualquer falta é obra...

O equilíbrio foi a nota dominante durante a fase inicial da segunda parte, com ambas as equipas mais racionais e menos vertiginosas no processo ofensivo. Até que perto do final da primeira metade do 2º tempo, os leões aumentaram a contagem para 3-1, numa jogada em que se verificou mais uma vez alguma passividade da nossa defesa. Exigia-se que a fibra de campeões viesse ao de cima por parte do colectivo benfiquista, no mínimo amenizar os efeitos desfavoráveis da não conquista de uma vitória, até porque o Sporting defronta os outros dois candidatos ao títulos nas próximas duas jornadas.

Foi preciso Pedro Henriques, ao defender o livre directo a penalizar a 10ª falta benfiquista, dar o mote para a recuperação das águias. E com o contributo imediato do genial Nicolia. Através de um bom remate do argentino surgiu o 3-2, estavam cumpridos 40 min. A 4 min do fim, o Benfica igualou a partida, trazendo justiça ao resultado. Nicolia tentou assistir Adroher, mas a bola sofreu um desvio em Matias Platero e dirigiu-se para o fundo das redes. Até final, não houve mais mexidas no 'placar'. É um resultado que satisfaz-nos mais, uma vez que ao invés dos leões já defrontamos nesta primeira Volta os três candidatos. Vitória caseira frente ao FC Porto, empates forasteiros em Oliveira de Azeméis e Alvalade.

Resultados Finais da 11ª Jornada

Sporting 3-3 SL BENFICA
Infante Sagres 4-6 Paço de Arcos
Sp. Tomar 4-3 HC Braga
HCP Grândola 3-4 OC Barcelos
HC Turquel 4-3 Valença HC
Juv. Viana 5-5 AD Valongo
Oliveirense 1-3 FC Porto

Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário