segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A quarta derrota dos rapazes do Voleibol no campeonato constituiu o único deslize num fim de semana globalmente positivo para as nossas equipas que estiveram em acção.

De um modo geral veja o que há a dissecar acerca da pretérita jornada desportiva.


Missão cumprida no duplo compromisso enfrentado pelos nossos rapazes do BasquetebolRegressamos naturalmente à rota das vitórias no campeonato e atingimos a 'Final 8' da Taça de Portugal.

O primeiro adversário vindo do Barreiro que defrontamos neste fim semana foi o Galitos, tendo vencido por 91-66, em jogo respeitante à 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Face ao desaire caseiro da Oliveirense, reforçamos a liderança isolada da tabela classificativa. Quanto ao nosso encontro de Sábado, foi um jogo em que fizemos a diferença essencialmente nos segundos 10 min (parcial de 28-15 no 2º Período). Ao intervalo a diferença no marcador estava situada praticamente na ordem das duas dezenas de pontos (47-29). Com o jogo controlado, originou-se alguma descompressão por parte dos homens de "águia ao peito", mas sem nunca colocar em causa a vantagem confortável adquirida, de tal forma que José Ricardo fez entrar Aljaz Slutej, debelada a lesão prolongada do esloveno. De assinalar as exibições assinadas por Antywane Robinson (18 pontos) e Jess Sanders (9 pontos e 9 assistências).

No Domingo, aniquilamos o Barreirense por 99-59, para os Oitavos de Final da Taça de Portugal.

Recebemos o actual último classificado do campeonato e ficou bem vincada a diferença de valor de ambos os plantéis. O resultado final não deixa margem para dúvidas. Foi um jogo de sentido único. Fomos sérios, respeitamos o vulnerável opositor e carimbamos o passaporte para a fase decisiva da "prova-rainha". Ao intervalo (60-29) já tínhamos mais pontos do que o rival obteve durante os 40 min. O timoneiro benfiquista aproveitou obviamente para rodar o plantel à sua disposição. Por exemplo, o jovem Rafael Lisboa voltou a ter uma oportunidade e singrou novamente, tendo apontado 8 pontos. Nota também para a prestação do carismático Carlos Andrade, ao totalizar 11 pontos e 8 ressaltos.

Nesta eliminatória, V. Guimarães e Oliveirense foram afastados. Portanto em teoria temos o caminho mais facilitado rumo à revalidação do título. FC Porto, Illiabum, CAB Madeira, Eléctrico, Esgueira, Terceira Basket e Galitos Barreiro são os restantes clubes apurados para a decisão do troféu, que decorrerá em Braga, de 15 a 18 de Março.

Resultados Finais da 16ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 91-66 Galitos Barreiro
V. Guimarães 83-86 Lusitânia
Illiabum 73-87 Ovarense
Oliveirense 73-77 CAB Madeira
Barreirense 96-85 Eléctrico
FC Porto 89-84 Terceira Basket

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 99-59 Barreirense


Prevaleceu a lei do mais forte no confronto entre pólos opostos da classificação, no encerramento da 1ª Volta do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Perante casa cheia, num autêntico dia de festa proporcionado pelos locais, o Glorioso foi à pista do Hóquei Clube Patinagem de Grândola vencer por 7-2.

O Benfica encontrou pela frente uma formação ultra-moralizada por nos defrontar e empolgada pela massa adepta que lotou o Complexo Desportivo Municipal José Afonso. A ousada réplica da equipa alentejana só começou a ser travada já perto do intervalo. Até lá o HCP Grândola esteve na frente do marcador, em virtude do golo apontado logo à passagem do min 3, e até podia ter ampliado a vantagem. De referir que Pedro Nunes, ao invés do jogo disputado a meio da semana transacta, não abdicou de Pedro Henriques na baliza. As águias dispuseram de várias chances para marcar, mas esbarraram num guarda-redes adversário em tarde inspirada que retardou imenso o tento benfiquista. Pelo meio, Tiago Rafael viu o cartão azul, contudo o marcador não sofreu alterações. O aguardado golo do empate ocorreu já dentro dos 4 min finais da 1ª parte, por intermédio de João Rodrigues. Ele que bisou pouco depois, consumando a reviravolta. Miguel Rocha elevou para 1-3, antes do descanso regulamentar.

Depois na etapa complementar, a maior qualidade dos encarnados veio ao de cima. O Benfica não concedeu quaisquer facilidades e controlou as operações, ainda assim longe de ser exuberante. João Rodrigues completou o "hat-trick" a meio do 2º tempo. 5 min volvidos, Tiago Rafael aumentou para 1-5. De grande penalidade, os alentejanos reduziram. Entretanto, ambas as equipas falharam na conversão de um livre directo e Diogo Rafael bisou já próximo do término da partida.

Nota final para a goleada leonina na recepção à Oliveirense. A formação treinada por Tó Neves está já a 8 pontos da dianteira da classificação e, portanto, começa a ficar algo arredada da luta pelo título.

Resultados Finais da 13ª Jornada

HCP Grândola 2-7 SL BENFICA
Infante Sagres 1-9 FC Porto
Sp. Tomar 4-1 Paço de Arcos
HC Turquel 3-3 HC Braga
Juv. Viana 3-2 OC Barcelos
Sporting 9-1 Oliveirense
Valença HC-AD Valongo (22/01, às 21h)


Frente ao "lanterna vermelha", precisamente o São Bernardo, o conjunto benfiquista não deu manifestamente hipóteses. Vitória por 18-28, na 18ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Depois do interregno competitivo causado pelos compromissos internacionais, os comandados de Carlos Resende não poderiam ter encontrado adversário mais acessível para retomar a actividade oficial. Assumimos provisoriamente o primeiro lugar, dado que FC Porto e Sporting apenas se irão defrontar em Fevereiro.

Em Aveiro, o ascendente benfiquista foi uma constante, pese embora a rotatividade imposta pelo nosso treinador. Ao cabo de 30 min, o Benfica recolheu aos balneários a vencer por quatro golos de diferença (9-13). Um parcial de 0-6 no reatamento do jogo lançou definitivamente as águias para o êxito. Realce para a estreia do brasileiro Arthur Patrianova ao serviço do Benfica, coroada com um golo. De frisar também que Belone Moreira foi o que mais contribuiu para o triunfo folgado, com seis golos anotados.

Resultados Finais da 18ª Jornada 

São Bernardo 18-28 SL BENFICA
Madeira SAD 30-21 Boa Hora FC
ABC 30-26 ISMAI
AC Fafe 22-22 Águas Santas
Xico Andebol 23-29 Arsenal Clube Devesa
Belenenses 29-29 AA Avanca
FC Porto-Sporting (7/02, às 20h30)


Acerto no calendário coincide com embaraçosa perda de pontos. Castêlo da Maia mais aguerrido e determinado recebeu e suplantou o Campeão Nacional por 3-2, num desafio referente à 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Com este desfecho, ou seja, apenas um ponto somado a Norte do país, estamos no 2º posto da pauta classificativa, a um ponto do Sporting, contudo os leões têm um jogo a menos. Os "tigres", de Espinho, prosseguem na 3ª posição, agora com três pontos de desvantagem comparativamente às águias.

Em relação ao embate disputado na Roménia, José Jardim promoveu três alterações no elenco inicial para este Domingo. Apostou em Filip Cveticanin, Milija Mrdak e Fred Winters. Zelão, Hugo Gaspar e Miroslav Gradinarov foram relegados para o banco.

O desgaste da viagem à parte oriental da Europa a meio da semana anterior, num jogo resolvido ao cabo de cinco sets, poderá ter afectado o rendimento da equipa. No entanto exigia-se bem mais a uma equipa que sabia que só interessava regressar a Lisboa com os três pontos conquistados.

Foram vários os factores que explicam esta escorregadela benfiquista. Evidentemente há mérito dos anfitriões, orientados por João Coelho, ex-líbero do SL Benfica. Têm um mescla de jogadores experientes com jovens oriundos da sua proveitosa Formação. Já receberam as quatro melhores formações nacionais. Sucumbiram na "negra" contra leões e tigres, e somaram três pontos ante a Fonte Bastardo. Portanto, o cenário adivinhava-se complicado para as hostes encarnadas. Desengane-se quem achava que seriam favas contadas...

É uma equipa que quando está inspirada pode surpreender qualquer candidato ao título. Particularmente no seu reduto, com o apoio ruidoso do seu público. E, portanto, o ambiente adverso às nossas cores, como é recorrente nas nossas visitas a terras maiatas, galvanizou ainda mais os visitados.

A entrada desastrada do Benfica na partida deixou logo antever que as expectativas de alcançar os três pontos poderiam ser defraudadas. O conjunto benfiquista esteve muito irregular nas diferentes acções do jogo, enquanto os nortenhos, impetuosos, desde cedo se adiantaram no marcador (8-5; 16-14) e não vacilaram na fase crítica do set (25-19). José Jardim ainda lançou Tiago Violas, Hugo Gaspar e, posteriormente, Dusan Stojsavljevic, mas sem sucesso.

No set seguinte, o Castêlo continuou compacto e "com a corda toda" e o Benfica, que entretanto voltou ao sete inicial, permaneceu na mesma toada. Com uma recepção deficiente, uma distribuição previsível e raramente a explorar o centro da rede, um bloco inexistente tal como a sua cobertura, um serviço sem fazer mossa, entre outros aspectos, as rapazes da Luz viram os maiatos vencerem o segundo set (25-22). Pelo menos um ponto já tínhamos deixado escapar. Durante este parcial, Jardim voltou a recorrer ao banco. Dusan, Zelão, Gaspar e Violas foram chamados, numa óptica de ver se alguma aposta surtia efeito. O adversário até parecia ter a missão facilitada (16-11), contudo os encarnados recuperaram distâncias (21-21). Infelizmente uma sucessão de ataques desperdiçados em momentos cruciais permitiu aos da casa fecharem o set a seu favor.

Miroslav Gradinarov saiu lesionado do duelo europeu e ontem não foi titular. Até aqui tudo bem. O jogador provavelmente se encontrava limitado fisicamente. Pois bem, arrancamos para o 3º set com o búlgaro na quadra, juntamente com Hugo Gaspar, Tiago Violas e Zelão. E a partir daí viu-se o melhor Benfica. Portanto, só já quando era certo que tínhamos perdido um ponto é que JJ fez entrar Gradinarov...

A profundidade do nosso plantel fez-se notar, frente a um rival que se revelava cansado, até porque no Sábado tinha enfrentado e derrotado amplamente o Esmoriz. Por conseguinte, as águias venceram facilmente os dois sets seguintes (20-25 e 12-25), amenizando os estragos e levando o jogo para a "negra". No 4º set, o treinador do Castêlo descansou algumas das suas melhores unidades e Tiago Violas saiu tocado, regressando Vinhedo ao jogo.

No 5º set, erros iniciais do lado encarnado tiveram o condão de despertar o público caseiro e a equipa maiata empolgou-se. Enquanto as águias perderam o controlo emocional e foram cometendo erros atrás de erros sucessivamente. O Castêlo garantiu com o parcial de 15-11 o magro mas saboroso triunfo.

Resultados Finais da 16ª Jornada

Castêlo da Maia 3-2 SL BENFICA (25-19; 25-22; 20-25; 12-25; 11-15)
Clube K-Fonte Bastardo (6/02, às 15h30)
Ac. Espinho 3-0 Esmoriz (25-21; 25-19; 25-21)
V. Guimarães 1-3 VC Viana (26-28; 19-25; 25-21; 22-25)
Leixões 3-0 SC Caldas (25-19; 25-23; 25-22)
Ac. São Mamede 0-3 Sporting (22-25; 17-25; 19-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário