Fonte
www.abola.pt
A tradição cumpre-se. Não haverá lista única nas eleições do Benfica. Luís Filipe Vieira, que se surgirá como rosto de mudança na continuidade — terá concorrência. E forte. Sobretudo de Jaime Antunes, que ainda não se assumiu formalmente como candidato à presidência, mas que o fará muito brevemente. Uma das principais bandeiras de Luís Filipe Vieira é a construção do novo estádio. Foi um dos impulsionadores de uma obra que muitos chegaram a temer que não se realizasse — devido às dificuldades financeiras do clube. Por isso, é natural que o actual presidente da SAD utilize como uma das suas armas nucleares o orgulho de haver Benfica e haver Luz na rota do Euro-2004. De o futuro passar por ali — de a Nova Catedral poder ser pólo de atracção de investidores. Mas a candidatura de Vieira terá mais para atirar ao sentimento: que foi ele que conseguiu dar mais força a uma equipa de futebol que definhava e nem à Europa chegava, que foi através de si que José Antonio Camacho deu o novo grande empurrão...
Dizer alto o que os outros pensam
Jaime Antunes jogará com o seu estatuto de economista reputado e respeitado, na pele do gestor moderno — e mais do que isso estará na batalha como a voz da consciência benfiquista que não se calou. Nunca deixou de intervir na discussão dos relatórios e das contas e de votar contra eles quando sentiu que era assim que melhor servia os interesses do Benfica. Tal pode ter-lhe criado aqui e ali focos de impopularidade — mas ninguém lhe poderá contestar a coragem de afrontar Vale e Azevedo quando ele estava no auge do seu mandato. O ex-presidente dizia então que era o rosto de «uma oposição que só prejudicava o Benfica e apenas queria protagonismo », o que Jaime Antunes afirma agora sintetiza-se numa frase simples: «O tempo deu-me razão»... E numa tirada ainda mais emblemática, Jaime Antunes mostra o espírito que lhe criou a imagem de... contestatário, numa outra frase que diz bem qual é afinal a sua personalidade: «Digo alto o que os outros só pensam!» Sempre que o Benfica o chamou a colaborações Antunes esteve presente. Foi um dos membros da equipa que redigiu os actuais estatutos, ao lado de figuras como Bagão Feliz, actual Ministro da Segurança Social e do Trabalho. A A BOLA, Jaime Antunes revelou ontem: «Sim, ainda não me assumi como candidato, mas pondero apresentar uma lista nos próximos dias, pois a minha vida pessoal e empresarial permite-me agora uma disponibilidade de tempo que não tinha há três anos. Depois de ter sempre chamado a atenção para os problemas do clube, pode ter chegado o momento de apresentar as soluções que defendo...»
Veloso, o capitão na Terceira Via
Foi ontem anunciado. Numa altura em que pouco se fala de nomes nas três listas, Veloso, o capitão encarnado nosanos80numBenficaainda muito forte no futebol europeu, assume que apoiará a terceira via. Guerra Madaleno está longe de (a)parecer favorito à vitória, mas para já conseguiu um bom golo — com Veloso a garantir que lhe agradou bastante o projecto Madaleno, acreditando que o candidato poderá avançar com alguns milhões importantes para ajudar o Benfica a entrar novamente na senda dos grandes êxitos.