Um dia depois de ter assinado pelo Benfica até dezembro de 2021, Fernando Pimenta foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grande-Oficial da Ordem do Mérito pelos resultados obtidos no ano de 2017.
O canoísta foi Campeão do Mundo em K1 5000 metros e da Europa em K1 1000 metros. Foi, igualmente, vice-campeão do Mundo em K1 1000 metros.
Em declarações à BTV, Fernando Pimenta colocou o foco no trabalho e revelou uma curiosidade…
“Sempre fui Benfiquista e até estive na inauguração do Estádio da Luz com a minha família. É um momento marcante na minha carreira. Agora é trabalhar para dignificar as cores de Portugal e, agora também, do Sport Lisboa e Benfica”, partilhou.
O Clube Náutico Ponte de Lima foi o seu clube de sempre, mas o pensamento no Benfica começou quando a aposta nas modalidades ficou firme.
“A partir do momento em que o Benfica começa a apostar com mais força nas modalidades, começa a passar pela cabeça representar o Benfica. Surgiu essa oportunidade neste momento”, disse.
É atleta das águias há um dia e no dia seguinte foi condecorado no Palácio de Belém. Ainda assim, sobrou tempo para partilhar a notícia com João Ribeiro, colega de equipa na canoagem.
“Falei com o João Ribeiro [que vinha para o Benfica], mas provavelmente souberam através das redes sociais. Foi tudo muito rápido. Estou contente, tal como ele ficou. Julgo que a Teresa Portela e a Joana Vasconcelos também ficaram contentes. Trabalhamos juntos na equipa nacional. Para elas também é bom que eu cá esteja, pois é outro apoio que podem ter”, sublinhou.
Aos Benfiquistas deixou uma mensagem com um apelo: “Peço a todos os adeptos que apoiem o Sport Lisboa e Benfica, todas as modalidades e todos os atletas, porque todos querem dignificar ao máximo as cores do Clube. Acreditem no nosso trabalho.”
Antes do título da Grande-Oficial da Ordem de Mérito, Fernando Pimenta já fora feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 2015 e Comendador da Ordem do Mérito no ano seguinte.
Texto: Marco Rebelo